14/02/2012

Ópera de Viena- Aústria

Iluminação em excesso não valoriza os detalhes da arquitetura


Pela primeira vez no blog comentarei sobre um Projeto de Iluminação que está relacionado ao tema : Viagens e Arquitetura. Isto porque estamos comentando sobre Viena, que tem um importante edifício histórico iluminado pelo Grupo italiano Targetti que trabalho : a ópera de Viena.




O projeto não é apenas uma Iluminação Arquitetônica, mas uma ampla intervenção de requalificação do edifício no espaço urbano. Um edifício histórico que foi deixado literalmente no escuro e sem nenhuma identidade no espaço noturno da cidade. Isto acontece com muitos edifícios , e dizemos que a luz artificial é a Arquitetura da Noite, onde o edifício ganha uma nova dimensão e representação arquitetônica marcada pelo jogo de claro e escuro revelando detalhes que durante o dia podem até passar despercebidos.




Os responsáveis pelo projeto foram Iris e Michael Podgorschek do escritório austríaco PodPod Design . Os principais equipamentos usados foram os Projetores Pyros e os embutidos de solo Led.Y com Leds , que possuem pequena dimensão e são potentes o suficientes para ressaltar o edifício. fachada. A luz deve estar em sintonia com a arquitetura e jamais sobressair com enormes equipamentos visíveis , inclusive e principalmente durante o dia.




A luz trouxe uma nova vida a um dos símbolos de Viena. E fico ainda mais feliz porque podemos encontrar os produtos da italiana Targetti no Brasil. Hoje especifiquei estes dois produtos em um projeto , me lembrei da Ópera de Viena e pensei “ Porque não comentar no blog?” Muitas pessoas quando viajam não percebem a beleza de um espaço iluminado e o quanto a luz muda tudo.

 








Nenhum comentário:

Postar um comentário