14/01/2012

Frankfurt - Alemanha


Situada às margens do rio Main, Frankfurt é o centro financeiro da Alemanha e sede do Banco Central Europeu - o Eurotower, responsável pela moeda única do Euro. A cidade foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída com grandes edificações modernas.


Eurotower


Muitas agências de turismos param em Frankfurt apenas para dormir, depois passam rapidamente no centro histórico e seguem para outra cidade. Isto acontece porque foi totalmente destruída na Segunda Guerra e são poucas as características típicas da arquitetura alemã. Hoje é uma cidade com grandes edifícios, arquitetura contemporânea e considerada uma cidade global, apesar de ser um importante centro cultural.

 




Eu sou suspeita para falar porque não gosto de viajar com excursão e as péssimas experiências que tive dariam um enorme post no blog. Minha dica para analisar o roteiro oferecido pela agência, caso viaje com excursão é confirmar se o tempo na cidade inclui um city tour básico dentro do ônibus que dificulta boas fotografias ou se terá alguma parada com tempo para conhecer o centro histórico. E na pior hipótese apenas a parada em algum hotel distante do centro apenas para dormir. Comento sobre isto porque em uma excursão que realizei pela Alemanha foi o que aconteceu e o ônibus não  deu nenhuma voltinha dentro da cidade.





Um roteiro básico pode começar no Centro Histórico  Romerberg,  com arquitetura alemã, casas de madeira reconstruídas após a Segunda Guerra Mundial e a Câmara Municipal Romer  que funciona até os dias de hoje e possui  a Sala Imperial com pinturas dos 52 Imperadores alemães que governaram a Alemanha de 768 a 1806. Bem próximo fica a Catedral Dam, onde eram coroados os Imperadores no Sagrado Império Romano Germânico,  assim como a Igreja de São Paulo “Paulskirche”, a Praça Paulsplatz ( Praça Paulo). A Igreja atualmente é usada apenas para eventos , mas na Praça acontece Festivais de Verão e Mercados de Natal no final de ano. Quando estivemos na cidade o frio estava intenso e não experimentei o famoso vinho feito de maçã, o Ebbelwai, e também não provei dos bombons com amêndoas e marzipan , mas paramos em um dos muitos restaurantes e cafés da Praça Paulsplatz para tomar um chocolate quente e esquentar do frio que fazia para continuar andando pela cidade.





A Rua Zeil é o principal ponto comercial com lojas, restaurantes e shopping. Seguindo em direção à GoethePlatz, chega-se no Eurotower, o banco Central Europeu com uma enorme escultura do símbolo euro nos jardins da fachada e a Antiga Opera, que fica ao lado. A  Goethestrasse , travessa da Praça goetheplatz é a rua dos designers. O passeio pode ser encerrado com uma caminhada ao longo do rio ou um passeio de barco com duração de 50 minutos. Frankfurt tem muitos museus e outras atrações que merecem a visita se ficar mais tempo na cidade.

Muitas pessoas conhecem Frankfurt pelos eventos no espaço onde acontecem importantes feiras , como a de Iluminação Lighting-Building, considerada a maior do setor, assim como a do Livro entre outras.





Sugestão de Roteiro Básico no Centro Histórico de Frankfurt

2 comentários:

  1. Nidia. Estou em Frankfurt e fiz parte do que descreveu. Amanhã completarei usando seu relato aqui. Perfeito. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber disto e aproveite a viagem. Nos conte coisas novas se achar.

      Excluir