26/10/2011

São Luiz do Maranhão - Brasil

Praia Ponta da Areia e Calhau com a Lagoa Jensen

Muitas cidades que escrevo no blog já conhecia e acabo voltando a passeio ou a trabalho, mas acreditam que não conhecia São Luiz? Na verdade quando fui pela primeira vez com meu pai passamos de carro na estrada , mas acabamos não entrando porque já sabiamos que não havia vagas nos hóteis. Isto nos obrigou a rodar 1500Km de carro em um dia até Belém.




A cidade foi fundada por franceses e o nome é uma homenagem ao Rei da França Luis IX. O centro histórico é conhecido pela arquitetura colonial e os azulejos portugueses nas fachadas. Mas não me impressionou porque estava muito abandonado e mal cuidado, uma pena para uma arquitetura tão singular.


Catedral de São Luiz

Rua no centro histórico

Fachada de Azulejos portugueses

São Luiz era uma das capitais que queria muito conhecer pela arquitetura do centro histórico , mas confesso que a primeira impressão foi horrível. Cheguei à noite e o aeroporto está interditado com  instalações provisórias muito precárias.Peguei um taxi contratado no aeroporto, mas desconfiei que o motorista estava indo pelo caminho mais longo e entrando em cada rua dar medo. Enviei uma mensagem no celular para meu marido me ligar e fiquei falando com ele no telefone até chegar no hotel. Pauraaaaaaa. Isto porque a entrada de São Luiz é muito deserta , com construções típicas de periferia e ruas escuras, além de distante.



No dia que fui embora o taxi que me levou foi por outro caminho e confirmei a minha desconfiança de que o taxista da chegada me levou pelo caminho mais longo e deserto. Adoro viajar, mas pegar taxi em cidade que não conheço dá sempre um receio . Sempre pesquiso antes o destino e vejo no google maps a rota do aeroporto para o hotel ou ponto que irei tentando memorizar as principais avenidas ou pontos pelo caminho, e durante o trajeto troco uma palavrinha ou outra com o motorista deixando a entender que conheço onde estou, mas à noite sou o próprio Mister Magoo..não enxergo nada.



Fiquei hospedada na Praia de Ponta da Areia, vizinha da Praia de Carrau Calhau, os melhores locais se você estiver procurando onde ficar. O bairro é novo com excelente infra-estrutura de restaurantes, lojas, farmácias e a praia que dispensa comentários. A  vista do meu quarto nas fotos acima quando amanheceu o dia valeu toda a viagem, além de ter conhecido pessoas muito simpáticas do meu trabalho


3 comentários:

  1. Anônimo8/6/12

    O nome da praia vizinha a ponta da areia é calhau e não carrau.
    Ahh lembrando que São Luis só está assim por decorrência de uma oligarquia que dura mais de 40 anos chamada familia Sarney.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela informação e realmente é uma pena esta cidade tão bonita estar nestas condições por interesses politicos.Mas mesmo assim a sua beleza natural compensa a viagem.

    ResponderExcluir
  3. muito boa tua reortagem ! ja estouseguindo seu blog.... abraços straderos, Mario / retratos do brasil !

    ResponderExcluir