16/10/2011

Manaus na Amazônia Brasileira

Vitória Régia

As férias para os Estados Unidos foi pura diversão,  e assim que voltei comecei um novo trabalho que já comentei neste post aqui. E uma das primeiras viagens que fiz a trabalho foi Manaus, onde estive pela primeira vez com meus pais. Saimos de São Paulo de carro por todo litoral brasileiro até Belém , pegamos um avião para ir e voltar de Manaus e retornamos pela Belém-Brasília. Também retornei mais duas outras vezes,  e uma delas fiquei  no Hotel Tropical no meio da floresta.



Um dos melhores momentos de viajar para Manaus é a chegada de avião sobrevoando a Floresta Amazônica  durante o dia. Desta vez retornei a trabalho e o meu tempo na cidade não permitiu nenhum passeio extra, mas já havia feito os circuitos básicos nas outras viagens como andar de canoa pelos igarapés , visitar aldeia índigena, ver ao vivo as vitórias-régias e o encontro das águas escuras do Rio Negro com a água de cor barrenta do Rio Solimões que não se misturam por kilometros. Por este motivo, fotografar a vista aérea da floresta foi a minha diversão.


Teatro Amazonas


O ícone da arquitetura é o Teatro Amazonas , que representa a prosperidade de Manaus  do século 19  graças ao Ciclo da Borracha, onde a cidade ganhou construções em estilo art nouveau e que estão preservados abrigando espaços culturais. Foi inaugurado em  1896 com lustres venezianos , fachada neoclássica e cúpula feita com cerâmicas nas cores da bandeira brasileira. Apesar do meu hotel ficar a uma quadra do Teatro só consegui tirar uma foto e ver a parte externa às 5h00 das manhã a caminho aeroporto. Mas é linda a sua arquitetura e senti muito não ter um tempinho a mais para conhecer por dentro.







O pessoal de Manaus que fui encontrar me levou para almoçar no  Shopping Manauara  com decoração de grafismo e artesanato local nos materiais para homenagear a Fauna, Flora e Cultura do Amazonas. Na cobertura a representação do encontro das águas , a maior atração de Manaus. Fica na Av. Mario Ypiranga 1300 ,no bairro de Adrianópolis. Este é um bairro muito bom para ficar hospedado na cidade.
Tacacá

Pato no Tucupi

O peixe é o principal prato na culinária regional com o tucunaré, pirarucu e tambaqui como estrelas. Mas é o tempero que faz muita diferença com ingredientes como gengibre, açaí, tucupi e cupuaçu.

O Tacacá é um prato típico da região amazônica e de origem indígena servido em cuias e vendidos por senhoras na rua chamadas de tacacazeiras. É um caldo fino temperado com sal, cebola, alho, coentro , cebolinha , pimenta e tucupi, um tempero amarelo extraído da mandioca. O caldo fervente é derramado sobre uma goma feita de farinha de tapioca e por cima folhas de jambu e camarão seco. Outro prato muito apreciado é o Pato no Tucupi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário