04/09/2011

Compras em Firenze-Itália

Praça da Republica em Firenze-Itália


Sei que o post é sobre compras, mas preciso comentar que o melhor local para isto fica no entorno de uma das áreas de Firenze que mais gosto : A Praça da República. Com formato retangular e uma incrível arquitetura do seu arco é o melhor local de Firenze para sentar em uma mesa e apreciar o movimento, com um delicioso sorvete fiorentino ou café . O Café Gilli é o meu preferido e o mais tradicional da cidade. No período de Natal os enfeites de chocolate são a grande atração, mas em qualquer dia não deixe de provar qualquer coisa neste café porque tudo é delicioso.







A praça da República é o espaço onde ocupava o fórum, o centro da cidade romana e o mercado no período medieval. No centro a Coluna da Abundância,  feita por Giova Battista Foggini , em substituição da original de Donatello e o tradicional Carrosel.

Praça da Republica e Coluna da Abundância

No entorno da Praça muitos restaurantes e na Via Calimata , a Loggia do Mercato Novo, apenas com telhado que abriga várias barracas com produtos fiorentinos : artigos em couro , tapeçarias , souvenirs, etc. A fonte “ Porcellino “ é a grande atração do mercado , uma estátua de porco em bronze. A tradição manda tocar o nariz do porco e colocar uma moeda em sua boca , onde escorre a água da fonte, e se a moeda passar pela grelha vai trazer boa sorte.


Loggia del Mercato Novo

Fontana  Porcellino


Muitas lojas de grife também ficam no entorno e próximas à praça .Atravessando o Arco na Via Strozzi você encontrará muito mais na Via dei Tornabuoni como Dior, Rolex, Ferrari, Victor Hugo , Gucci , Tiffany, Prada, etc. Também poderá conhecer no caminho o Palazzo Strozzi e a Basílica Santa Trinitá.






Igreja San Michele e Gaetano na Via Tornabuoni
Coluna Santa Trinitá

Palazzo Strozzi

Mas o que mais você encontrará em Firenze são Pinóquios dos mais váriados tipos: em camisetas, aventais, chaveiros, etc. Isto porque , o escritor Carlo Collodi que escreveu  " Storia di un burattino "- História de um boneco , o primeiro título das Aventuras de Pinóquio , nasceu em Firenze. Este livro inspirou Wal Disney na criação da estória do velho Gepeto e seu boneco de madeira que todos conhecem.




Os torrones estão em todas as vitines de docerias nos sabores variados de pistache, morango, chocolate, etc. Poucos turistas conhecem os Outlets de marcas famosas que ficam próximos à Firenze e algumas agências de turismo fazem tours específicos de 4 a 6 horas.  http://www.ciaoflorence.it/




Um dos produtos tipicamente Fiorentinos são os artigos em couro e especialmente as bolsas que eu adoro, além das paschiminas coloridas que você compra por preços muito em conta. Estas duas abaixo foram as minhas aquisições na última viagem.





O Mosaico Bizantino é encontrado em várias lojas e barracas e trata-se de peças feitas com pequenos pedaços de vidro formando um desenho. É uma arte inspirada no Império Romano Bizantino.




O artesanato de confecção de papéis artesanais marmorizados e encadernações com papel e couro também são objetos típicos de Firenze e encontrados em muitas lojas, principalmente em Oltrarno e no entorno da Ponte Vecchio. Além de peças em madeira com detalhe de baixo e alto relevo, douração e pintura em esmalte.








Firenze é uma fonte inesgotável de coisas para contar porque é arte espalhada por todo lado, palácios, praças, igrejas, mas como estou um pouco atrasada nos meus posts e com outras viagens para contar , deixarei para escrever mais depois. Isto porque tenho feito muitas viagens a trabalho e retornei para lugares que já conhecia como Manaus, Belém, Fortaleza, Porto Alegre, etc, mas não tinha fotos porque fui quando não havia câmeras digitais e agora tirei muitas  para os novos posts. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário