30/08/2011

Oltrarno em Firenze- Itália


Oltrarno em Firenze


Ponte Vecchio e as inúmeras lojas de jóias


Muitos turistas que visitam Firenze percorrem o Centro Histórico viistando o Duomo, Piazza Signoria, Ponte Vecchio, etc, mas não exploram o bairro do outro lado da Ponte, o Oltrarno ( que significa do outro lado do rio Arno).  O bairro passou por muitas transformações ao longo dos tempos, sendo habitado por judeus, operários, artesões e depois que a família Medici transferiu sua residência para o Palazzo Pitti, o entorno foi sendo ocupado pelos nobres com grandes palacetes. Hoje com grande concentração de artesões com o melhor do artesanato fiorentino, além de muitos restaurantes que tornam o bairro animado.

Palazzo Pitti - fachada


O Palazzo Pitti é o maior palácio com 250 metros de fachada ,foi construído por volta de 1400  por Brunelleschi para a família do banqueiro Luca Pitti , mas a construção ficou interrompida por 80 anos porque ele não tinha condições financeiras de terminar a obra. Cosimo I de Medici e  sua esposa Eleonora de Medici adquiriram o Palácio para residência da família ampliando ainda mais a edificação. Hoje várias Museus estão dentro do Palácio como a Galeria Palatina com pinturas do Renascimento e Maneirismo Fiorentino e europeu; Galeria de Arte Moderna, etc. O jardin de Boboli é parte do Palácio e o nome deriva da família Borgoli que possuía o terreno onde foi construído.





Jardins de Boboli
  

A Igreja Santo Spirito foi projetada por Brunelleschi, ornamentada por Leonardo da Vinci e Michelangelo. Aos sábados na Praça acontece uma feira com arte, antiguidade, roupas, etc. Ao lado da praça, na Via Santo Agostinho fica uma Panetteria que costumava frequentar quando estudava na cidade, o Fornaio com pães e bolos deliciosos, o meu preferido era bolo de baunilha com amêndoas.  


Igreja Santo Spirito

Interior Igreja Santo Spirito


A Porta Romana fazia parte do muro que cercava a cidade medieval e seu nome deriva por ser o inicio da estrada que ligava Firenze a Roma. Hotéis em Firenze não são muito baratos porque o turismo é intenso .Sempre ficamos hospedada no Convito dela Calza, ao lado da Porta Romana, é um convento hotel muito simples , mas limpo e com bom preço comparado à outros no centro histórico. Em frente tem um ponto de ônibus que vai até o centro histórico ou pode descer na Estação Santa Maria Novella, mas também é possível ir á pé porque não é muito longe.


Porta Romana

Porta Romana


Nenhum comentário:

Postar um comentário