12/08/2011

A Basilica Santa Maria dei Fiori- Firenze - Itália


A Basilica Santa Maria dei Fiori, ou mais conhecida como o Duomo de Firenze , pela obra do arquiteto renascentista Brunelleschi , também compreende o Campanário de Giotto  e o Batistério San Giovanni ( São João Batista, patrono da cidade). É a quarta maior Igreja da Europa e o revestimento externo de mármore branco, vermelho rosado e verde representam as cores da bandeira italiana.






O Batistério é uma construção octogonal com portas em bronze projetadas por Andrea Pisano . As portas ao Sul contam com 28 painéis retangulares representando cenas da vida de São João Batista , as Portas Norte também com 28 painéis, representando O Novo Testamento e as Portas Leste com cenas do Velho Testamento com a nova técnica de Perspectiva. Os relevos acima da porta Sul foram adicionados por Lorenzo Ghiberti e da porta Norte por Francesco Rustici e Leonardo da Vinci. As portas no local são cópias porque as originais estão no Museu da Opera que fica atrás do Duomo e guarda uma Pietá inacabada de Michelangelo , além de  objetos usados na construção da igreja.


O interior do Batistério lembra um pouco o Panteão de Roma com luz natural no topo, mas a beleza está no teto em mosaico dourado representando o Julgamento Final. Dante Alighieri e muitos membros da família Medici foram batizados no local.





Nenhum comentário:

Postar um comentário