09/06/2011

A Corrida pela Espada e Palio de Camerino - Itália


A corrida pela Espada e Palio na cidade de Camerino é a evocação histórica da festa do padroeiro e baseada em fatos históricos medievais mantidos na biblioteca local. A cidade é dividida em 3 "Terzieros" : Sossanta, Di Mezzo e Muralto que disputam a espada em uma corrida de 10 atletas de cada terziero.



Tudo começa com o cortejo na Igreja de San Venâncio e onde os atletas recebem as bençãos, depois o cortejo segue para a Praça Cavour para receber os senhores Duques de Camerino.







Os atletas usam roupas com cores de cada terzieiro e a região da cidade que pertencem enfeitam as janelas com bandeiras nas cores: Sossanta ( vermelho e branbco ), Di Mezzo ( verde e preto ) e Muralto ( branco e azul).







O terzieiro de Sossanta fica na área da cidade que abrange a Igreja de San Venâncio e o brasão de armas é um pombo branco sobre um fundo vermelho  para simbolizar a santidade da igreja.


O terzieiro Di mezzo fica no centro histórico e local do Palácio Ducal e as principais edificações da cidade. O brasão é um tronco amarrado no meio com uma faixa verde e preta.


O terzieiro Muralto fica na área  onde os Borgia construiram uma fortaleza para proteger a cidade e o brasão é um ramo de espigas de trigo sobre o fundo azul e branco.



Este ano o terzieiro Di Mezzo ganhou a espada depois de vinte anos sem ganhar e como estavamos participando para eles acho que demos sorte. A cerimônia continua com a premiação e grande festa na Praça. 




Cada terzieiro monta durante os dias da festa uma taverna com comidas típicas, shows e músicas medievais. Precisa fazer reserva com antecedência porque a procura é grande devido a comida ser deliciosa. E depois de ficar em pé no cortejo mais de cinco horas, um prato quentinho regado a vinho com amigos depois de um banho foi o fechamento do dia......mas não acabou. O encerramento da festa aconteceu na praça com show de música , água e fogos. Eu sempre falo que Camerino é "una piccola città con molto da fare", isto é uma pequena cidade com muito a fazer. Passamos apenas um final de semana na cidade e tinhamos atividade a todo instante.




 








Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:

7 comentários:

  1. Helenice De azevedo Lopes5/2/12

    Galera
    Adorei esta reportagem.
    Estou indo para a Itália agora em Abril, com retorno previsto para Maio.
    Quero ficar para esta festa.

    ResponderExcluir
  2. Helenice, Veja os outros posts da série sobre esta Festa em Camerino e as dicas de como chegar partindo de Roma. A festa acontece durante o mês todo, mas o cortejo final e a corrida apenas no último final de semana de maio.

    ResponderExcluir
  3. Vou estudar em Camerino em maio e adorei a festa! Como faz para se vestir com roupas medievais? São alugadas?
    Parabéns pelo blog! É muito informativo!

    ResponderExcluir
  4. Vou estudar em Camerino em maio e adorei a festa! Como faz para se vestir com roupas medievais? São alugadas?
    Parabéns pelo blog! É muito informativo!

    ResponderExcluir
  5. Carol, as roupas pertencem à Associação que organiza a festa e na escola Dante Alighieri ficam várias para você escolher.Não é preciso pagar nada. Procure Luciana e Julia e diga que conheceu através do blog e elas darão toda a assistência que precisar. Nos conte depois e se quiser pode enviar fotos que publico no blog.Boa Viagem. Auguri

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27/6/12

    Oi, parabens pelo blog! Estamos indo pra camerino, estudar dante alighieri, (chagaremos exatamente no dia 6)! e o blog tem nos ajudado muito em nossas duvidas. Gostariamos de saber se a festa ocorre sempre no mesmo dia, ou se muda dependendo do ano?? Pois queriamos muito participas usando as fantasias e comendo o famoso torrone!

    ResponderExcluir
  7. A festa ocorre durante o mês de maio e termina no último final de semana do mês com a corrida e o cortejo histórico. Durante o mês outros eventos acontecem como o jantar na Praça, as tavernas com comidas típicas medievais, etc. A festa do torrone acontece em janeiro.

    ResponderExcluir