14/06/2011

Chegando em Camerino - Itália

Camerino  Itália

Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:



Prometi escrever aqui no blog sobre a melhor maneira de chegar na cidade de Camerino aos muitos e-mails de futuros estudantes . Já escrevi em outros posts sobre a opção de chegar de trem que é muito fácil consultando o site www.trenitalia.itMas não existem trens diretos partindo das principais cidades onde provavelmente todos chegam de avião ou até mesmo com outros trens . É preciso fazer baldeações em estações pequenas sem elevador para passar de uma plataforma para outra. O incoveniente é subir e descer escadas com mala. Mas trem na Itália é uma excelente opção, fácil, confortável e barato se você não estiver levando o seu guarda-roupa nas costas.

Escadas nas Estações de Trem

Nesta última viagem experimentei pegar o ônibus partindo de Roma para mostrar aqui como é o processo porque já que conhecia o meio com o trem e o transfer da Escola que te pega no aeoporto Fiumicino. A partida de Roma é feita na Estação Tiburtina que você pode chegar com o metro, bastando  atravessar a rua até a Estação Rodoviária.


Estação Rodoviária Tiburtina - Roma

O ônibus é da Contram e sai de Roma às 11h40 de 2a a sábado chegando em Camerino às 16h00, e de sexta e domingo um novo horário às 19h40 chegando a Camerino às 22h50,  mas é sempre melhor consultar no site deles: http://www.contram.it/. Não é necessário comprar passagem com antecedência, basta chegar alguns minutos antes e comprar direto com o motorista. O preço do bilhete de trem e ônibus são parecidos, média de 17 euros por pessoa e a duração a mesma de 4 horas. Não chegue atrasado porque o ônibus parte pontualmente no horário.







A opção ônibus para chegar em Camerino é melhor porque você desce diretamente na cidade . Com trem você chega apenas em Castelraimondo, uma cidade antes e próxima aproximadamente 10 kilometros. Da estação é preciso pegar o ônibus para Camerino que fica no alto de uma montanha e não é acessível ao trem.

Estação Ferroviária Castelraiomondo - Itália

Para retornar de Camerino a Roma o processo é o mesmo e o ônibus parte do estacionamento às 6h00 da manhã chegando às 10h20 na Estação Tiburtina. Um novo horário de sexta e domingo saindo de Camerino às 15h15 e chegando a Roma às 18h40. Na Piazza Cavour, o coração da cidade fica uma agência de turismo onde você pode comprar todos os bilhetes de trem ou ônibus para vários destinos. Carros circulam apenas fora dos muros e até a Piazza Cavour, tudo é feito a pé, mas garanto que é uma delícia viver esta experiência e andar de um lado para outro desta cidade encantadora.

Estacionamento de Camerino fora dos muros da cidade medieval

Escada Rolante de acesso do estacionamento à  Praça Cavour


 


Praça Cavour

56 comentários:

  1. Anônimo23/6/12

    se eu for de onibus para Camerino,onde desço para ficar o + proximo possivel da scuola danti alighieri?voce sabe me responder?pois entrei no site do onibus e ele abre algumas janelas...de estações...aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  2. Camerino é uma cidade medieval no alto de uma colina. A Escola fica dentro dos muros e muito próxima à Praça Cavour ( veja fotos acima). O ônibus deixa você no estacionamento e de lá tem um elevador público e uma escada rolante que sai na Praça Cavour, o coração da cidade.
    Chegando na Praça tem a Rua principal ao lado do Bar Centrale, basta seguir e chegará na Piazza Garibaldi onde fica a escola.Veja os outros posts de Camerino que tem um mapa e mais fotos da cidade.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/7/12

    voce poderia me sugerir algum hotel baratinho para ficar em camerino,ma que seja central estilo hostel?pois irei fazer um curso onde terei alojamento,mas chegarei 2 dias antes para me adaptar um pouco + a região...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/7/12

    minha linda irei em onibus e gostaria de lhe perguntar se é permitido levar mala (quantas ou peso?)ou se paga por isso,e também lhe perguntar se as temperaturas no mes de setembro são quentes.voce poderia me dizer onde desço para ficar o mais prox.possivel da via varino favorino?pois ficarei hospedada ali perto até o curso começçar...aguardo retorno!suas informações estão me ajudando muito!valeuuuuu...

    ResponderExcluir
  5. O Hotel Roma é o mais central, ao lado do cinema e da escola. Eles podem te ajudar na reserva com a proprietária. Outro hotel é o Il Duchi .http://www.hoteliduchi.com/ e também fica no centro de Camerino.

    ResponderExcluir
  6. Para viagens de avião é melhor consultar a Cia Aérea, mas se fizer uma viagem ida e volta Brasil, geralmente o permitido são duas malas de 32Kg. Mas se viajar de avião dentro da Europa o permitido é menor, portanto a opção é deixar a mala em guarda-volumes nos aeroportos ou estações de trem e viajar com uma mala menor.De ônibus ou trem não se paga extra por bagagem, mas o incomôdo são as escadas das estações que geralmente não tem elevadores.Veja em "Dicas de Viagens". O ônibus para Camerino para no estacionamento e de lá você pega o elevador e escada rolante que sai no coração da cidade, a Praça Cavour. Da praça até o seu endereço terá que ser andando mas o trajeto é curto porque a cidade é bem pequena e tudo muito próximo.
    O clima em setembro é bom mas aconselho sempre a levar um casaco porque Camerino é uma região alta de montanhas e sempre mais frio.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo16/7/12

    muito obg,suas dicas me ajudam demaissssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12/8/12

    Quanto custa uma viagem de taxi de Fiumicino a Camerino?

    ResponderExcluir
  9. Você pode chegar em Camerino com o trem ou ônibus que são opções bem melhores do que Taxi. Já usei os dois e posso garantir que o serviço é muito bom. Para ter uma idéia, na última vez deixei a minha máquina fotográfica no banco do ônibus e liguei para o escritório central assim que desembarquei em Camerino. O ônibus tinha acabado de chegar na garagem em uma cidade próxima e a máquina estava na mesa do supervisor. Fomos buscar em seguida com um ônibus no ponto de Camerino que estava indo para a garagem e nos levaram sem cobrar nada.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo19/6/13

    O transfer da Escola pega no aeroporto de Roma? E ao término do curso caso tenha interesse que me levem ao aeroporto de Roma, pagando alguma taxa, eles oferecem esse serviço?

    ResponderExcluir
  11. O Transfer da Escola pega no aeroporto de Roma apenas no dia informado, anterior a data de início do curso e quando contratado. No final do curso pode-se ser combinado com a Escola o transfer, mas é preciso ter mais pessoas para dividir o custo ou arcar com o valor. Muitos alunos preferem voltar de ônibus porque já estão familiarizados e é mais barato.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo22/12/13

    Olá,

    Gostaria de saber se o ponto de ônibus com destino à Camerino fica próximo ao Aeroporto de Ancona??

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Nunca cheguei a Camerino por Ancona, mas entre no site da Contram que é a empresa responsável pelo trajeto de ônibus a Camerino. http://www.contram.it/.

    ResponderExcluir
  14. Maria Teresa8/1/14

    Nidia, feliz 2014!
    Já te escrevi pedindo algumas opiniões anteriormente. Farei o curso de 4 semanas em Camerino no próximo mês de maio. Após o curso pretendo ir até Venezia assistir umas operas no Teatro La Fenice, estou em duvida como fazer, se vou até Ancona de ônibus e pego um trem para Venezia, ou vou para Firenze e de lá para Venezia. Nunca fiz este percurso, será que pode me dar uma opinião? tenho que fazer meu roteiro, pois ficarei mais 8 dias quando pretendo conhecer algumas cidades do norte da Itália.
    Desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  15. Maria Teresa. Também estarei em Camerino em maio com a minha sobrinha e será um prazer te encontrar. O melhor percurso depende do trem que escolher e você poderá verificar no site www.trenitalia.it. Dei uma olhada para você e segue uma média para você analisar. O valor depende do tipo de trem, os Freccias são mais rápidos e novos, Depois os Intercity e por último os Regionais, mas todos bons para viajar.
    Camerino-Castelraimondo até Ancona - 2 horas - 7 euros
    Ancona - Veneza direto - 4 horas e com conexão em Bologna 4h30 - de 30 a 50 euros
    Camerino-Castelraimondo a Firenze S. Maria Novella - 5 a 6 horas - 2 a 50 euros
    Firenze-Veneza - 2 horas - 30 a 45 euros.
    Na minha opinião eu faria via Ancona porque já fiz este trajeto e é mais bonito com vista do mar em alguns trechos.
    Hoje entrou um post sobre Veneza. Já deu uma olhada?
    Também estou definindo o roteiro pós curso e um passeio que já está certo é pegar o trem Milão-Domodossola e de lá o Trem panorâmico Maggiore Espress que combina um trecho com trem até a cidade de Stressa e um barco por todo o Lago Maggiore até a cidade de Locarno. De lá iremos até Lugano e Como. O site é este: http://www.lagomaggioreexpress.com/

    ResponderExcluir
  16. corrigindo onde está escrito 2 a 50 euros : 20 a 50 euros.

    ResponderExcluir
  17. Olá Nidia
    Estou com vôo previsto para chegar em Roma às 18:40h. Diante deste horário, qual é a melhor opção para chegar à escola Dante Alighieri? Você sabe se indo de trem ou ônibus chegaria a tempo de me comunicar com alguém da escola para entrar no alojamento? Você sabe se há transfer da escola para este horário?

    ResponderExcluir
  18. Olá Nídia. Estou com vôo com chegada prevista para às 18:40h em Roma. Diante deste horário, qual seria a melhor opção para ir para Camerino? Indo de trem ou ônibus, seria possível encontrar alguém para poder ir para o alojamento da escola Dante Alighieri? Você sabe informar se o transfer da escola pode ser requisitado para este horário em Roma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neide, você chegará no domingo antes do curso às 18h40? Neste horário é melhor combinar o transfer da escola diretamente no aeroporto. Para trem você precisará sair do aeroporto com o Leonardo Express até a Estação Termini ( 30 minutos depois de retirar suas malas do desembarque e passar pelo controle de imigração) e de lá pegar o próximo trem para Castelraimondo ( média de 3 a 4 horas ) onde a escola pode te pegar para levar a Camerino que fica distante 20 Km, mas calculando o tempo que precisará você chegará depois da meia noite e fará baldeação em estação de trem pequena à noite que não é aconselhável. O ônibus sai de Roma em horário mais cedo e não atende o seu horário. Quando você irá a Camerino?

      Excluir
    2. Neide, confirmei com a escola e o transfer sai do aeroporto fiumicino às 18h00. O melhor é você chegar em Roma em voo mais cedo ou um dia antes.

      Excluir
  19. Anônimo11/2/14

    Olá, Nidia! Seu blog é incrível! Eu tenho visitado deste que decidi fazer o curso de 4 semanas na Escola Dante Alighieri em Camerino. Eu irei com uma amiga em abril. Meu voo sai de Guarulhos no dia 29/03 as 15h20 e chega no Aeroporto Fiumicino as 7h20 do dia 30/03 (domingo).
    Eu andei pesquisando sobre o que fazer durante o dia até a chegada do transfer para Camerino ( eu já fiz a reserva) as 18h. Você sabe se há algum serviço de "fast sleep" no Aeroporto? O que você me sugere?
    Obrigada.
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, você poderá aproveitar este dia com algum passeio deixando as malas no guarda-volumes do aeroporto que fica no final do corredor do Desembarque Internacional do Terminal 3. Basta apresentar o passaporte e pagar no retorno 6 euros por mala a cada 24 horas.Depois pegue o trem Leonardo Express no próprio terminal 3 com partidas a cada 30 minutos com custo de 14 euros se for para a Estação Termini e 8 euros para a Estação Tiburtina. Os dois você terá acesso ao metro para ir a qualquer lugar de Roma, mas o que vai para a Termini é mais rápido 32 minutos e não faz paradas pelo percurso.
      Será pouco tempo para um passeio mais demorado porque precisará retornar pelo mesmo caminho e eu sugiro pegar o trem até a Termini e já comprar o bilhete de volta de mais 14 euros para o horário das 16h50 , chegando no aeroporto às 17h22 ou um antes para dar tempo de pegar as malas e ir até o meeting point da escola que fica também no desembarque do terminal 3.
      Uma sugestão é pegar o metro na Termini, linha A vermelha e descer na Estação Spagna para aproveitar a área da Piazza di Spagna. Ou pegar a linha B- Azul e descer na estação Colosseu e sair de frente ao Coliseu e Forum Romano. Na Estação Termini tem lojas e restaurantes com mais opções para passar o tempo do que o aeroporto.Mas se achar que será muito trabalho e custo poderá ficar no aeroporto,mas não tem sleep fast, apenas lojas e restaurantes.

      Excluir
    2. Anônimo13/2/14

      Muito obrigada pela resposta! Achei interessante a ideia de ocupar o tempo visitando Roma, afinal será quase um dia inteiro.
      Obrigada mais uma vez.
      Juliana

      Excluir
  20. Anônimo11/2/14

    Nidia, já que vc está ajudando ao inexperientes e sou uma delas. Gostaria de saber como voltar de Camerino a Roma. Eu não consigo colocar o itinerário naquele site de ônibus e trem só consegui de Fabriano para Roma, mas não sei como chegar em Fabriano. Pode ser por trem também? Ou por ônibus? Quando coloco Camerino ele diz que não existe essa estação. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  21. O ônibus da Contram parte todos os dias de Camerino às 6h00 e chega na Estação Tiburtina às 10h20, e de lá você pode pegar um metro para qualquer lugar de roma ou o trem Leonardo Express ao aeroporto.O trem sai da Estação de Castelraimondo que fica a 10 km de Camerino.Veja o último post que escrevi no blog sobre esta estação com passo a passo como comprar o bilhete e como chegar até ela de Camerino com todos os horários. http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2014/02/castelraimondo-com-estacao-de-trem-mais.html

    O ônibus é a melhor opção para sair de Camerino porque leva quase o mesmo tempo do trem e o mesmo custo. As estações de troca de trem geralmente não tem escadas e se estiver com malas é um tormento. Veja este outro post que mostro com fotos
    http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2011/06/chegando-em-camerino-italia.html
    Quando você vai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13/2/14

      Eu vou para o curso do mês de abril. Vc tem alguma informação ou dica para esse período? Gostei muito das suas dicas, são muito úteis! Obrigada!

      Excluir
    2. Em abril tem o Cortejo histórico de San Marino, mas não faltará opções de atividades. A cidade de Camerino é piccola con molto da fare. Estarei chegando para o curso de maio e no sábado já estarei em Roma batendo perna pela cidade e almoçando na Piazza Campo del Fiori perto da Piazza Navona......se estiver por lá não deixe de conhecer esta praça.

      Excluir
    3. Anônimo15/2/14

      O pessoal da escola recomendou que os alunos levassem guarda chuva, adaptadores de tomada e remédios, eles dizem que são coisas mais difíceis de serem encontradas. Vc sabe qual é o tipo de tomada de lá para encaixar as nossas tomadas aqui? Lá chove muito? E só para eu ter uma noção, qual é o gasto com a alimentação? A comida é feita por nós no alojamento e há mercados próximos? Como pretendo levar pouca coisa para facilitar, há outros locais de compra para produtos de higiene? Tem ferro de passar além da secadora? Me desculpe pelas perguntas, mas como vc já esteve lá pode me dar umas dicas dessa parte prática e se houver mais alguma coisa que possa facilitar por favor me envie. Obrigada!

      Excluir
    4. Anônimo15/2/14

      Eu me esqueci de te perguntar se vc levou seu computador, eles disseram que Wi-fi só na pátio da escola. Há alguma sala de informática para uso dos alunos?

      Excluir
    5. corrigindo...as estações pequenas de baldeação de trem normalmente tem escadas e sem elevadores.

      Excluir
  22. Anônimo15/2/14

    tb vou fazer o curso em camerino em abril e minha terceira vez so que dessa vez chego em genova e penso em pegar o trem no domingo para castelraimondo e dela para camerino de onibus so tenho duvida se os trens funcionam normalmente no domingo sera que voce tem informaçao obrigada beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, os trens funcionam normalmente mas o seu trajeto é bem longo e uma viagem de 7 a 10 horas dependendo do tipo de trem que pegar, os mais rápidos também são mais caros. Veja no site www.trenitalia.it.
      Se colocar de genova a castelraimondo aparece apenas a opção com conexão em Roma, depois fabriano e depois castelraimondo. Tente colocar a opção Genova-Milano, depois MIlano Ancona e de lá para Castelraimondo. Ou também a opção Genova-MIlano, depois MIlano-Roma e de lá para Castelraimondo. Com estas opções poderá controlar melhor o seu custo e horários de conexão.

      Se chegar no domingo anterior ao curso a escola te pega na estação de Castelraimondo sem custo, basta avisar com antecedência o horário de chegada.

      Excluir
  23. As nossas tomadas no Brasil não se encaixam em nenhum local do planeta ( absurdo) o melhor é comprar um adaptador universal que vende em lojas tipo Multicoisas que já vem com alguns adaptadores.Um kit farmácia com remédios básicos para dor de cabeça, dor de estômago, dor muscular , febre, além dos seus de uso diário se tiver é sempre bom levar. Veja este post sobre check-list de viagem para te ajudar:http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2014/01/check-list-para-arrumar-mala.html

    Você pode até levar um guarda-chuva pequeno, mas na Itália tem tantos bonitos e não sai muito caro comprar se precisar. Eu nunca peguei chuva por lá, mas em relação a São Pesro nunca se sabe.

    A comida pode ser feita no seu apartamento que tem cozinha equipada e a escola leva os alunos ao supermercado grande que fica fora dos muros na primeira semana de aula. Próximo da escola e do apartamento tem mercado e lojas de alimentação, restaurantes, farmácias, cafeterias,etc Veja este post que detalho bem o assunto alimentação em Camerino .
    http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2010/05/alimentacao-em-camerino-continuacao.html
    Normalmente eles estimam um gasto de 80 euros por semana com alimentação. No meu apartamento cada um fazia a sua comida e assim você ficava livre de decidir comer em outro lugar e no horário que fosse melhor da sua rotina sem se preocupar com gastos e horários coletivos. Conheci apartamentos que dividiam supermercado e faziam uma comida para todos, mas nem sempre isto dá certo.

    No apartamento que fiquei tinha tábua de passar roupa e ferro fornecido pela escola e cada quarto um varal de chão para secar as roupas.Nunca usei secadora, mas a lava-roupa usei sem problemas.

    Outra coisa que levei foram toalhas mais velhinhas e na volta ao Brasil deixei por lá para não carregar peso na mala. E para facilitar a vida dentro apartamento levei uma necessarie ( que pode ser uma sacolinha ou bolsa) grande com tudo o que eu precisava usar dentro do banheiro ( papel higiênico, produtos para banho, higiene bucal, desodorante, escova de cabelo,etc, e muitos destes produtos comprei por ) desta maneira quando levantava e ia dormir já pegava o kit pronto sem ter que ficar juntando tudo na hora e levava ao banho. Também deixava separado na bolsa que usava todo dia um kit de escova de dente e pasta para usar nos passeios. Para esta bolsa de passeio prefira modelos grandes e leves com alça tipo carteiro que podem ser cruzadas no ombro.....facilitam quando se anda muito nos lugares e se fizer alguma compra pode colocar dentro para não andar carregada de sacolas.

    ResponderExcluir
  24. Na escola tem computador mas nem sempre consegui usar porque eram muitos alunos. Na Universidade você poderá usar os computadores deles mediante um cadastro simples que a escola orienta.Na biblioteca da Universidade tem wi-fi e você poderá utilizar o seu computador . Como levei computador usava sempre a biblioteca e nunca tive problemas.Também usei o computador no wi-fi da Piazza Cavour. Minha colega de quarto levou um tablet e também usava a biblioteca e praça.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo17/2/14

    Obrigada Nidia! É muito bom ter uma pessoa como vc para nos orientar.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3/3/14

    OLÁ NIDIA! Tenho lido seus conselhos e estou achando o máximo, pois farei o curso de 4 semanas, na Dante, em agosto e muitas dúvidas, já estou tirando, lendo suas respostas a outras pessoas. Parabéns!!! Pretendo ficar no mês de setembro viajando pela Europa. Você sabe me dizer se na França, Suíça, Holanda e Áustria já faz frio em setembro? Ah! Também, penso alugar lugares para ficar (dividindo com minha irmã e sobrinha) ao invés de ficar em hotéis, para baratear o custo da viagem, será que tenho razão? Desde já, muito obrigada pela resposta. Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agosto é o alto verão europeu e férias deles. Setembro ainda é quente mas um pouco menos do que agosto.Fique de olho por aqui porque estarei viajando de Camerino para Suiça e França em maio e junho, colocarei todas as dicas no blog.Veja também este post sobre as malas: http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2014/02/dicas-para-sua-bagagem-em-viagem-aerea.html
      Nunca fiquei em lugares alugados mas se estão em 3 pessoas deve ser uma boa opção porque os quartos europeus não são preparados para aptos triplos como nos Estados Unidos, por exemplo.

      Excluir
    2. CIDINHA LIMA SP BRASIL4/3/14

      Nidia: Obrigada pela resposta. Anotei as dicas p/ as malas. Com certeza, ficarei de olho, aqui, para ler as dicas de sua viagem.

      Excluir
  27. Anônimo18/3/14

    Oi Nídia,

    Já te fiz várias perguntas antes mas cada vez tenho mais dúvidas. Você disse que vai para Roma antes, eu gostaria de saber se vc tem algum hotel que poderia recomendar ou então a melhor localização para ficar em um hotel em Roma. Eu pretendo ficar um dia em Roma quando for pegar o avião para voltar. Vc faz reserva pela internet?
    E também gostaria de saber quanto aos banhos em Camerino, existe limite de banhos por dia? A limpeza no apartamento é feita ou também é por conta dos estudantes?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe limite de banhos por dia em Camerino e a limpeza é feita pelos estudantes, mas no apto que fiquei cada um cuidava do seu quarto e não suja tanto porque é ar de montanha. Quem cozinhava alguma coisa depois deixava em ordem e não tive problemas com o grupo que fiquei. Tínhamos dois banheiros e cada uma deixava em ordem depois de usar no banho. No penúltimo dia de aula o pessoal da escola passa no apartamento para verificar se tudo está em ordem apenas para controle de manutenção e eles chamam de Controle da Limpeza, mas não precisa fazer faxina.

      Quanto aos hotéis em Roma eu reservo no site www.booking.com e gosto de ficar no Mercure Piazza Bolognha porque fica perto da estação de metro e longe do burburinho turístico. Outro que já fiquei é o Presidente perto do Coliseu e também de estação de metro Manzoni. Hóteis próximos das estações Manzoni, Colosseu e S. Giovani são bairros bons e tranquilos. Próximo ao Vaticano tem muitas opções de casas religiosas baratas que alugam quartos, albergues , bed & braskfast e hotéis. As avenidas próximas da Estação Ottaviano e Estação Lepanto são cheias de lojas sem aqueles preços turísticos do centro e local de compras dos romanos e com alguns hotéis por ali.
      Os bairros que não gosto de ficar são o centro histórico que apesar de estar perto de tudo são muito caros e no entorno da Termini e Via Cavour.

      Excluir
    2. Anônimo19/3/14

      Talvez nos encontremos por lá.
      Obrigada!
      Márcia.

      Excluir
    3. Márcia, será um prazer. Estarei em Camerino em maio.

      Excluir
    4. Anônimo8/5/14

      Oi Nídia, infelizmente não nos encontramos. Já estou de volta ao Brasil, mas adorei a viagem. Como está Camerino?

      Excluir
    5. Márcia, estou em Camerino e depois nos escreva sobre o que achou da experiência. Desta vez não estou muito bem, fiquei doente e hoje um dottore veio me visitar, mas espero estar melhor para aproveitar o resto da viagem.

      Excluir
    6. Anônimo8/5/14

      Espero que vc se recupere logo. E o jantar no Castelo? Foi uma experiência muito boa! O pessoal da escola além de ter uma ótima didática para ensinar o italiano principalmente para inexperientes como eu, se dedica em proporcionar aos alunos dias agradáveis com atividades culturais e turísticas. Os professores não só ensinam a língua, mas são cantores e guias turísticos. As viagens aos diversos locais históricos são acompanhadas por eles, além das aulas de música, culinária, jantares, etc. Com todos os alunos com quem converso que estiveram aí dizem estar com saudades. Aproveite e depois conte mais da sua nova experiência aí. Melhoras!

      Excluir
    7. Que bom que gostou. Estou aqui em Camerino com minha sobrinha, uma amiga e encontrei mais 4 pessoas do blog. Depois escreverei " Do virtual para o Real " porque estou adorando conhecer os leitores do blog. Não consegui ir à festa por conta da virose que peguei e estava de cama....snif...snif.....acho que terei que retornar a Camerino.rsrsrrss

      Excluir
  28. Anônimo14/6/14

    Olá Nidia!
    Seu blog é sempre incrível, com as melhores dicas!

    Eu irei para Camerino fazer o curso do mês de agosto, mas não poderei chegar no domingo. Vou chegar no aeroporto de Roma (FCO) as 7h20 da segunda-feira de início do curso. Eu já falei com a escola sobre isso e me sugeriram justamente este ônibus que você sugere no post para ir de Roma a Camerino. Seu post foi muito esclarecedor, mas eu fiquei com algumas preocupações, já que nunca estive na Itália.
    Você sabe me dizer quanto tempo demora do aeroporto Fiumicino até a estação rodoviária Tiburtina? Daria tempo, com chegada no aeroporto de Roma prevista para as 7h20 chegar até a estação rodoviária a tempo de pegar o ônibus que sai as 11h40? E é fácil, para alguém que entende pouco o idioma (apenas de ouvir o nonno e a nonna falarem), encontrar o metrô no aeroporto?

    Obrigada.
    Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, O terminal de trem do aeroporto é ligado ao Terminal 3 que recebe voos internacionais, portanto deverá ser este que você chegará em Roma, mas se chegar em outro terminal não se preocupe porque fica perto e pode andar de um à outro à pé e bem sinalizado.
      Da Estação Roma Fiumicino do aeroporto só partem dois trens: um que vai para a Estação Termini ( Leonardo Express - 14 euros ) e o que vai para a Estação Tiburtina ( Leonardo - 8 euros ) e é este último que você precisa comprar o bilhete na bilheteria. Pode levar escrito para mostrar na bilheteria se ficar com receio de falar italiano assim que chegar. O trem demora 48 minutos e peguei no site da trenitalia os horários mais próximos para você:
      8h57 chegando às 9h45 ou 9h27 chegando às 10h15 ou 9h57 chegando às 10h45.Veja que será tranquilo o tempo de deslocamento porque o ônibus parte da Tiburtina às 11h40. Todos os horários são pontuais.

      Quando chegar na Estação de Trem Tiburtina você precisa atravessar a rua para chegar na Estação Rodoviária. Se quiser me enviar por e-mail o seu contato eu poderei te enviar um mapa para ajudar, ou pelo facebook basta me adicionar.
      O ônibus sai às 11h40 e chega em Camerino às 16h00. Combine com a escola e alguém poderá te receber no ponto de ônibus.
      Abraços para Anna, Carlo e Luciana da escola. Acabei de chegar de lá onde estudei com o Prof. Marco um segundo módulo do curso e já estou com saudades.

      Excluir
    2. Anônimo26/6/14

      Muito obrigada pela resposta, Nídia! Eu fiquei muito mais tranquila! Vou te enviar um email!

      Excluir
    3. Enviei no seu e-mail o mapa da Estação Tiburtina e Rodoviária para pegar o ônibus. Acredito que o Jamil pegará você no terminal de ônibus, mas confirme com a escola. Depois nos conte da sua experiência.

      Excluir
  29. Anônimo17/8/14

    Viajo em outubro para Itália. Meu bilhete é São Paulo a Veneza, com 1ª parada em Roma e depois conexão a Veneza.
    Pretendo perder a conexão a Veneza, pois quero ficar uns 2 ou 3 dias em Roma, pois um casal de amigos irão me hospedar, quanto as malas, eu as retiro no desembarque em Roma ou só em Veneza?
    Perdendo a conexão de ida a Veneza, me acarretaria algum problema de embarque de volta, pois o retorno parte de Veneza-Roma-São Paulo?
    E nesta volta, chego em Roma as 11:15 e somente as 22:05 parto para São Paulo, posso sair do aeroporto, ficando na casa desses amigos e somente a noite voltar ao aeroporto para pegar voo a São Paulo? Posso alterar a passagem de ida a Veneza, ficando esses dias e depois pego outro voo com certa data de ida e o retorno normal ao Brasil?
    O voo é da Alitalia. Fico muito grato pelas informações e parabéns pelo seu blog de muito bom gosto e útil para aqueles que pretende ir a Itália.
    Aguardo resposta. Carlos

    ResponderExcluir
  30. Carlos. Obrigada pela visita e seja sempre benvenuto.O melhor é ligar para a Cia aérea e deixar acertado esta quebra de passagem em Roma . Eles cobram uma taxa, mas será bem melhor e mais barato do que perder a conexão e tentar acertar isto por lá. E quando embarcar em São Paulo as suas malas seguem para o destino final que é Veneza.
    No voo de volta poderá sair do aeroporto sem problemas, veja o post Chegando em Roma no link do blog à esquerda.
    Boa Viagem.

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigado pela informação. Farei conforme seu conselho.
    Depois da viagem, farei depoimento no blog, compartilhando esta experiência. Arriverdeci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando vocês participam e pode escrever um post sobre sua experiência que publico por aqui. Boa Viagem.

      Excluir
  32. Anônimo7/12/14

    Nidia estarei fazendo o curso que inicia em 30 de março/2015.Vai ter ônibus da rodoviária no domingo para que eu possa chegar em Camerino.Vou estar em Roma, como faço para chegar na estação Castelraimondo. grata Lucia

    ResponderExcluir
  33. Lucia, não entendi sua pergunta. O transfer de Roma a Camerino contratado com a Escola sai do aeroporto ou da Estação Termini Se for por sua conta de trem chegará na estação Castelraimondo, e combinando o horário de chegada terá alguém da escola para te pegar. O ônibus da Comtram que comento neste post não opera aos domingos.

    ResponderExcluir