08/05/2011

Visitando o Museu do Louvre em Paris-França


Comentei em outro post sobre o Museu do Louvre em Paris e respondi alguns e-mails de pessoas perguntando a minha opinião sobre o que visitar. Tentarei responder neste post para dar uma noção básica porque cada um tem gostos e preferências diferentes. O site oficial pode ajudar a definir um plano mais adequado para a visita e escolher entre as 35.000 obras expostas. http://www.louvre.fr/



Se você tem apenas um ou dois dias em Paris não vai querer perder o dia inteiro andando dentro do museu , neste caso aconselho olhar a lista abaixo com as obras mais interessantes e escolher as alas que pretende visitar.Ressalto apenas que é uma lista segundo a minha opinião destacando uma pequena amostra para quem tem pouco tempo.

O ponto de partida é o saguão principal para conhecer a pirâmide de vidro por baixo que é bem mais interessante. Existe uma entrada pela pirâmide bem ao centro do pátio interno do museu, mas se tiver muita fila procure a entrada da Rue di Rivoli. Ao lado da praça de alimentação fica a outra pirâmide invertida que aparece no final do filme “ O Código da Vinci”.





Pegue um folheto no balcão de informações  com o mapa do Louvre disponível em várias línguas para facilitar a sua rota e o plano de suas preferências para visitar o museu. São 3 alas principais : Sully, Denon e Richelieu e cada uma tem um acesso partindo do saguão abaixo da pirâmide.

O Louvre Medieval



No sudoeste da ala Sully : [é possível visitar parte da muralha original do museu e uma maquete do Palácio do Louvre original, bem diferente do atual que já passou por várias remodelações.




Antiguidade Mesopotâmia



Sala 4 - Piso Térreo da Ala Richelieu : Parte das ruínas do Palácio do rei Sargão em Khorsabab, uma cidade da Assíria de 706 AC, e que acredita-se ser a cidade biblíca de Nínive.



 

Código de Hamurabi – o mais antigo conjunto de leis da antiga mesopotâmia


Antiguidade Egito



Primeiro andar e Térreo da Ala Sully com destaque entre tantas obras importantes, a escultura do escriba sentado.




Antiguidade Etrusca, Grega e Romana



Primeiro andar da Ala Sully e Piso Térreo da Ala Denon



Primeiro andar da Ala Denon - no alto da escadaria Vitoria de Samotracia, a minha escultura grega preferida



Térreo da Ala Suly : as Galerias dedicadas à Vênus de Milo
Esculturas



Térreo da Ala Richelieu – Francesas



Térreo da Ala Denon – Michelangelo




Psique do Canovas abaixo também é uma das minhas favoritas – escultura italiana

Artes Decorativas



Primeiro Piso da Ala Sully e Richeliu com destaque para os apartamentos de Napoleão , a coroa de Luis XV e o cetro de Carlos V,  além do teto da sala todo pintado.



 
Pinturas



Segundo andar da Ala Sully – Francesas com destaque para o quadro de Delacroix “ Liberdade guiando o povo”




Segundo Piso da Richelieu – Norte da Europa e Alemanha com destaque para Rembrandt , Durer, Van Dick, etc.
Primeiro Andar da Ala Denon – Italianas com destaque para  Leonardo da Vinci, Raffaelo, Fra Angelico, Veronese, Tintoretto, Canaletto, Cimabue, Boticelli, etc. E também os espanhóis El Greco, Goya, etc. A obra mais procurada é a Monalisa, La Gioconda de Leonardo da Vinci.
A Madona de Cimabue

Les Noces de Cana de Veronese

Esta é uma pequena seleção para uma programação rápida de visita ao Louvre, mas você pode ficar horas andando pelos corredores das alas.Se quiser visitar todo o museu, os especialistas estimam seis meses para conhecer todas as obras.

6 comentários:

  1. Anônimo27/5/11

    Muito interessante
    adorei as fotos e a sua opinião _*
    e como que foi *_*
    Brenda ....

    ResponderExcluir
  2. Brenda, obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. suzana de Miranda Henriques Ribeiro Gonçalves18/12/11

    Morei em Paris há 30 anos.Mas vejo que felizmente as mudanças são raras, pois Paris é de uma beleza que se alterar estraga.Aliás todas as cidades da Europa.Seu blog é sensacional Borelli. Nele relembrei minha estada em Paris.Pretendo dentro em breve voltar para matar as saudades. Suzana

    ResponderExcluir
  4. Suzana,Obrigada pela visita. Paris é a minha cidade dos sonhos .Deve ter sido sensacional morar nesta cidade.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/2/13

    Fui a Paris 2 vezes e ainda não pude desbravar tudo o que eu gostaria dessa linda cidade... pra mim, ela é a mais bela entre todas as demais do mundo e ler suas descrições enche meu coração de lembraças saudosas...
    Parabéns pelas postagens!!

    ResponderExcluir
  6. Paris é uma cidade para muitas visitas. Estive algumas vezes também e a última foi recentemente a um mês que postarei aqui no blog. Lamento apenas que a situação economica da Europa esteja mudando um pouco o panorama das cidades que estão cada dia mais cheias de estrangeiros e mendingos nas ruas, coisa que alguns anos atrás não se via em Paris.

    ResponderExcluir