27/04/2011

Seguro Viagem e o Tratado de Schengen na Europa


Eu sei que a última coisa que todo mundo pensa quando viaja é ficar doente, mas nunca é demais tomar algumas medidas preventivas como levar uma mini farmácia com remédios para enjôo, dor de cabeça, dor de barriga, febre, etc, além de seus remédios rotineiros e em alguns casos até a Receita Médica caso precise comprar no exterior.

Mas pelo Acordo de Schengen , que permite a livre circulação de pessoas entre alguns países da União Européia sem apresentação de passaportes e vistos entre fronteiras, porém com a obrigatoriedade de um documento de identidade , é necessário  também a cobertura de um Plano de Seguro Saúde para estrangeiros no valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência em caso de saúde ou acidente.


Existem muitas empresas que oferecem este serviço e as agências de turismos estão acostumadas a preparar esta documentação, mas fiquem atentos e leiam todas as cláusulas do contrato e as coberturas. Leve sempre os documentos de seguro com você e espere nunca usá-los durante a viagem. Também verifique os países que não fazem parte do acordo onde passaportes e vistos são necessários para a entrada. Os sites de embaixadas de cada país fornecem estas informações. Os brasileiros tem livre acesso entre as fronteiras dos países da União Européia sem apresentação de passaporte e visto, porém é necessário a apresentação do passaporte na entrada do primeiro país de entrada na Europa e na saída de volta ao Brasil.



Apenas como curiosidade muito recente,  a Itália e França  estão solicitando uma revisão do acordo Schengen para diminuir a entrada de pessoas ilegais nos países da União Européia e a volta do controle entre as fronteiras. E na cidade de Schengen fica o monumento ao tratado.


Monumento em Schengen - Fonte da foto : Wikipedia

2 comentários:

  1. Olá!

    Muito bem explicado!

    Quem precisar (e quem não precisa?) pode consultar e comprar online o seguro de viagem no nosso site:

    http://www.VouSossegado.com.br

    Se tiverem alguma dúvida, tenho o maior prazer em explicar sobre as exigências dos países e as coberturas dos planos.

    ResponderExcluir
  2. Charles , obrigada pela dica. Nidia

    ResponderExcluir