14/03/2011

Saboreando o Uruguai



Para quem peguntar no Uruguai qual é o prato típico da região, a resposta será "Parrilha", uma espécie de churrasco feito em uma grelha inclinada e paredes refratárias. Mas descobri outras especialidades como o "Chivito", (pronuncia-se chibito), um prato presente em todos os cardápios e com direito a elaborações mais sofisticadas dependendo do restaurante. A base é uma carne grelhada ou defumada, batata frita, ovos fritos, bacon, salada e maionese russa.



Chivito do Restaurante Costa Azul no Shopping Montevideu

A bebida "media e media" é feita com metade vinho branco e metade espumante, deliciosamente gelada e bem fraquinha. Outra bebida típica é o " clericot", uma espécie de sangria  feita com vinho branco, frutas e licor.


Clericot

Media e Media


Uma curiosidade entre as bebidas é que é comum ver muitas, muitas e muitas pessoas com uma garrafa térmica abraçada de um lado e a cuia de mate na outra mão. É um hábito presente também no Sul do Brasil. Mas é nos vinhos que o Uruguai tem um bom repertório e a variedade de uva típica desta região é a Tannat, originária do Sul da França , rica em oxidantes naturais que combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças. Todos sabem que aprecio um bom vinho e agora que soube dos poderes  do Tannat, já adicionei na nossa adega porque é mais barato que médico e plástica.hahahahah.



O vinho mais fácil de encontrar nos cardápios e acessível para todos os bolsos é o Don Pascual.  Um passeio pelas adegas ou mais conhecidas no Uruguai como " Bodegas ", pode ser reservado pela internet . Coloquei alguns links e vinhos  que me recomendaram :


Eles oferecem pacotes variados de visitas com ou sem degustação e não ficam localizados muito distantes de Montevideu.No site tem todas as informações.
O vinho Tannat e o Monte Vide Eau são considerados os melhores desta bodega, segundo as críticas e podem ser comprados também no free shop do aeroporto.






Bodega Carrau - www.bodegascarrau.com
O vinho Amat é 100% de uva Tannat e também pode ser comprado no free shop do aeroporto de Montevideu.


Bodega H. Stagnari - http://www.stagnari.com/
Vinho Tannat Viejo








Também é comum encontrar vinhos que misturam a uva Tannat com outras variedades como a Sauvignon, Merlot, etc. 

Bodega De Lucca - http://www.deluccawines.com/
Vinho Rio Colorado ( Tannat, Cabernet Sauvignon e Merlot)

Bodega Carlos Pizzorno - http://www.pizzornowines.com/


É lógico que deve ter tantas outras bodegas no Uruguai que merecem ter seus vinhos degustados, mas como não sou especialista , deixo esta tarefa para os blogs que tratam deste assunto.


Para os amantes de doces, os alfajores e doce de leite dominan as prateleiras, e também me indicaram a marca LaPataia que fica próxima de Punta del Leste e pode ser visitada. http://www.lapataia.com/. Esta marca é importada no Brasil pelo supermercado Zaffari.

Mas existem muitas outras marcas de alfajores como "Las Sierras de Minas", "Portezuelo", "  Alfajor Negro de Punta Ballena", etc.






Veja Também:

Montevideu-Uruguai

Mercado do Porto em Montevideu-Uruguai

Aeroporto de Montevideu-Uruguai

O David de Michelangelo e Fonte dos Cadeados em Montevideu-Uruguai

Dicas de Viagem para Montevideu-Uruguai

Punta del Leste-Uruguai

Punta Ballena-Uruguai

PiriapólisUruguai

2 comentários:

  1. E sobre o free shop de montevideo, é bom? Os preços são bons??
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana, O Free Shop de Montevideo é muito bom e tem boas opções de compras. O aeroporto é novissimo e muito bonito. O free shop de saída de Montevideo é maior e você pode entrar no site e reservar os produtos sem compromisso de compra.Os preços valem a pena em qualquer free shop, principalmente para perfumes e cremes.

    ResponderExcluir