14/02/2011

Mosteiro de São Bento - Brasil



O Mosteiro de São Bento era um daqueles lugares na cidade de São Paulo que eu queria muito conhecer e nunca tinha oportunidade porque gostaria também de assistir uma missa com canto gregoriano. Neste final de semana finalmente conseguimos e todo paulistano ou turista em São Paulo precisa conhecer este símbolo com mais de 400 anos de história. É muito fácil chegar de metrô porque fica ao lado da estação São Bento, e quem prefere ir de carro tem estacionamento ao lado. A missa com canto gregoriano aos domingos começa às 10h00 ,mas é  preciso chegar um pouco antes para garantir um local sentado porque o local fica lotado de pessoas.




O edifício foi construído no local onde era a taba do cacique Tibiriça, considerado o primeiro habitante da cidade, e foi doado aos monges beneditinos em 1600 ,pela Câmara de São Paulo.



Uma regra escrita  por São Bento aos monges é que todo mosteiro deveria ter padaria, horta, pomar, etc para atender as necessidades da comunidade. O lema deles é Ora et labora, que significa oração e trabalho, pois a ociosidade é inimiga da alma. O Mosteiro não foge à regra e oferece ao público na sua padaria, bolos, pães, geleias, biscoitos, chocolates com receitas seculares guardadas na abadia. A padaria abre logo após à missa de domingo mas fica aberta durante a semana. Além de venderem medalhas e terços com o símbolo do Mosteiro e de São Bento.



Na visita ao Mosteiro soubemos que no último domingo de cada mês acontece um Brunch das 12 às 15hs,  com as iguarias preparadas pelos monges e o Restaurante Jockei Club de São Paulo. O evento é concorrido e é preciso reservar com muita antecedência. Em janeiro só havia vagas para maio com preço de R$130.00 por pessoa.






Já ouviram falar sobreo livro " Comer, Rezar e Amar ",  best seller americano da autora Elisabeth Gilbertt que transformou-se em filme com Julia Roberts no papel principal ? Visitar o Mosteiro já garante o Comer e Rezar.

Mais informações no site :

Nenhum comentário:

Postar um comentário