24/02/2011

Montevideu - Uruguai



Na última sexta-feira viajamos a trabalho para Montevideu e decidimos esticar o final de semana para conhecer Punta Del Leste. Apesar de uma viagem rápida o tempo foi suficiente para aproveitar a cidade , e  se tivessemos mais  um ou dois dias , teriamos visitado uma das muitas vinicolas e também a cidade de Colônia do Sacramento mas fica para uma próxima vez.


O ponto de partida foi a Praça Independência da Cidade Velha, o bairro histórico com a arquitetura do periodo colonial e um dos portões da antiga muralha que cercava a cidade, chamada de Porta da Cidadela. No centro da Praça fica o Mausoleu do fundador de Montevideu, Gervasio Artigas.

 

 


No lado Oeste da Praça e esquina com a Av. 18 de Julho, fica o Palácio Sálvio no mesmo local da antiga Confeitaria La Giralda, onde Geraldo Matos Rodriguez apresentou o famoso tango uruguaio e símbolo deste estilo musical “ La Cumparsita “.



No lado oposto fica o Edificio da Presidência e o Teatro Solis. Como Montevideu é um grande reduto italiano na América do Sul, o teatro  tem semelhanças na arquitetura da fachada do Teatro Carlo Felice, em Gênova, a forma eliptica, como o Teatro Scala de Milão e também alguns aspectos parecidos do Teatro Metastasio de Prato, perto de Florença.



Atravessando a Porta da Cidadela começa a Via Sarandi para pedestres com a Praça da Constituição (ou mais conhecida como Praça Matriz), a mais antiga da cidade e onde fica o Cabildo, testemunho da colonização espanhola  e hoje Museu Histórico e a Catedral Metropolitana. Encerramos o circuito no Mercado do Porto que comento em outro post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário