11/02/2011

Festa do Vinho e Uva de Vinhedo - Brasil



Neste final de semana visitamos a Festa da Uva e do Vinho  em Vinhedo, um local que conheci pela primeira vez com meu pai quando era criança . Coloquei a foto que resgatei deste dia e reparem que  minha irmã e eu andávamos de par de vaso, isto é com roupas iguais.


A festa acontece todos os anos no Parque Municipal Jayme Ferragut, em Vinhedo com entrada franca A primeira festa aconteceu em 1948 quando agricultores se reuniram na Praça Sant´anna, para comemorar a colheita. Mas  preciso comentar que faltou estrutura de acessibilidade porque levei minha mãe que já tem uma certa idade e não consegui visitar a parte dos vinhos ( ai que pena!!) .Ela estava com cadeira de rodas e o acesso era por escada ou uma ladeira super íngreme. Os organizadores de eventos precisam pensar na acessibilidade e nos idosos.



Conhecer Vinhedo é um passeio distante  aproximadamente 70 Km da capital de São Paulo pela Rodovia Bandeirantes ou Anhangueram , 18 Km de Campinas e 20Km de Jundiaí. Na Festa você pode comprar diretamente dos produtores de vinho : Amatto, Azzolin , Baccetti, Benvegnú, Campovilla, Della Bruna, Ferragut Ferron, Gomes, Infanger, Oliveira e von Zubin. São Paulo tem a tradição dos vinhos de mesa, elaborados com uvas mais simples como as niagaras branca e rosada, mas alguns produtores já começaram a plantar uvas de variedade para vinhos mais finos como a Syrah, Cabernet Sauvignon, etc.



A cidade de Vinhedo surgiu durante o ciclo do ouro e ficava na rota dos Bandeirantes, a população formada por imigrantes europeus, principalmente italianos, transformou a agricultura como base da economia. Na década de 20 as indústrias começam a ocupar o espaço mas sem perder a característica rural. Faz parte do roteiro das Frutas, ou seja, para quem gosta de desfrutar os prazeres do interior paulista.


Acima a Igreja Matriz de Sant´Anna, padroeira da cidade com uma pintura na fachada das uvas niagara branca e rosada, típicas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário