06/02/2011

Bollenhut – O Símbolo da Floresta Negra - Alemanha


Como meus pais viajavam muito quando eu era criança, traziam para nós bonecas típicas de cada país. Durante um tempo ainda guardei a minha coleção, mas foram estragando com o tempo porque os tecidos eram delicados.


Comento isto neste post porque sempre me chamou a atenção o vestuário de cada região que observava nas minhas pequenas bonecas e especificamente o Bollenut , um chapéu do traje feminino que tornou-se símbolo emblemático da Floresta Negra na Alemanha (Schwarzwald em alemão ).É muito comum ver propagandas, folders e sites sobre o local com a imagem do Bollenut. As mulheres solteiras usam o chapéu com pompom vermelho e as casadas na cor preta, e atualmente  somente em certos feriados e manifestações folclóricas.


O chapéu é feito de palha , pintados de branco por dentro e por fora com pompons na forma de cruz na parte de cima e um véu e capa de seda na parte de baixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário