05/01/2011

Programando Vôos para a Europa


Estava devendo escrever sobre este assunto, mas depois que uma leitora do blog me contou sua aventura quando chegou na Europa ontem, resolvi escrever logo. Isto porque a neve e o mal tempo fez com que ela perdesse um voo de conexão que criou uma série de situações não programadas.


O primeiro passo para programar a viagem é um pouco de tempo e paciência para pesquisar os sites das principais companhias aéreas. Faça simulações de reserva para ver os preços e marque a opção “ flexível nas datas” para analisar as melhores tarifas. Isto porque normalmente as viagens com embarque de sexta e sábado são mais caras. Outra dica é estar atento nos sites aos destinos com promoção e ao período de baixa e alta temporada.Comprar com antecedência também é bem mais barato do que deixar para última hora.



Sempre digo que o planejamento e orçamento é a alma de tudo, e em viagens é fundamental para você não cair em roubadas. Se você quer conhecer muitos lugares em poucos dias e com pouca grana, não adianta sonhar conhecer ao mesmo tempo, por exemplo a Grécia, o Marrocos, e a Inglaterra que são destinos distantes um do outro.



Os vôos de saída do Brasil são mais baratos quando você compra ida e volta de ponto a ponto, por exemplo :  São Paulo, Lisboa, São Paulo. Normalmente as entradas na Europa por Portugal (Lisboa) e Espanha(Madri)  costumam ser mais baratas, mas não é uma regra e dependendo da cia isto pode mudar. Outra observação importante é que mesmo comprando uma passagem para Paris, por exemplo com a Tap que é uma cia de Portugal, a primeira parada obrigatoriamente é no país de origem, neste caso Lisboa-Portugal , e depois faz a conexão para o destino final. Isto pode render a possibilidade de conhecer mais um destino fazendo uma “quebra” na passagem. Outro exemplo: comprar uma passagem para Paris com a cia espanhola Iberia, a conexão será em Madri e depois Paris. Mas não pense que por estar em conexão com a mesma cia eles te esperam porque isto não ocorre e você perde o voo, portanto preste atenção no intervalo dos voos entre as conexões e deixe no minimo uma hora.



É neste momento que a atenção na marcação dos voos é importante porque você precisa calcular o tempo de chegada da aeronave e contar com algum atraso, considerar o tempo para sair de dentro da aeronave porque sempre tem alguém com milhões de pacotes para pegar no compartimento acima dos bancos e travam a passagem do corredor, o tempo da imigração na entrada em outro país que pode ter filas longas e o tempo para passar na esteira de RX de bagagem de mão.



Na Europa é muito comum ter esteiras com Raio X entre as conexões e se você estiver com bota longa eles podem pedir para você tirar, se tiver com casacos também precisa tirar, se estiver com mala de computador eles também pedem para retirar o equipamento da mala, relógios, pulseiras e todo metal que estiver carregando. Enfim, estas coisas demoram e dependendo do aeroporto como o Charles de Gaule em Paris, você precisará pegar um trem interno para passar do terminal de desembarque para o terminal de embarque do seu vôo. Uma hora é o minimo para fazer conexão na Europa, principalmente de chegada do Brasil. Mas não se preocupe porque nas horas para conexão você poderá se perder no free-shop que são verdadeiros shoppings centers, também deixe um tempo para isto porque os preços valem a pena.



É preciso estar preparado nas viagens para a Europa em temporada de neve porque é comum o atraso e cancelamento de voos. E pesquise também as opções de fazer voos internos na Europa com cias locais, low coast ou com trens que podem ser infinitamente mais em conta do que comprar voos no Brasil. Mas atenção com as restrições de bagagem de cada cia porque as regras são diferentes do Brasil. Consulte o site da cia aérea que fornece todas as informações.



Uma última dica quando comprar as passagens é reservar o assento porque é a garantia do seu voo , e quando a viagem é longa prefira ficar nos assentos do corredor para não ter que acordar a pessoa ao lado quando precisar levantar.

 
 
Fotos do Free Shop e Embarque do Aeroporto de Zurique na Suiça

2 comentários:

  1. Gostei.. informaçoes muito uteis.. e bem praticas.
    Um beijao

    ResponderExcluir
  2. Nelson, obrigada pela visita.E este Morro do careca em Natal atrás de você nesta foto? Adorooooo.

    ResponderExcluir