15/01/2011

Cucoo Clocks da Floresta Negra na Alemanha


Um objeto muito típico na Alemanha e principalmente na região conhecida como Floresta Negra é o Cuckoo Clock, um relógio cuco famoso em todo o mundo como o melhor em qualidade e desenho.


São vários tipos de relógios e o mais tradicional é o que representa uma casa dos alpes  conhecidos como chalets, mas outros podem conter elementos da vida cotidiana, cenas de natureza ou caça como cervos, corujas, águias  e o próprio cuco fazendo movimentos e som para apresentar as horas. Funciona com um sistema de pesos para dar corda com pêndulo, e até os nossos dias são  esculpidos artesanalmente em madeira  com mecanismo em bronze para não enferrujar



Nas lojas de souvenirs das cidades na Alemanha é possível encontrar o relógio cuco em várias versões como bottons,  imãs de geladeira,etc,  com preços bem baratinhos, mas o verdadeiro e tradicional da floresta negra é  mais caro e alguns são objetos de desejo de colecionadores.





Na cidade Furtwangen, no coração da Floresta Negra, fica o Museu do  Relógio com uma coleção que retrata a história e tradição dos cucoo clocks.

2 comentários:

  1. TEREZA31/12/14

    OI,
    QUAL É A ESTIMATIVA DE PREÇO DE UM RELÓGIO DESSES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço depende do tamanho e trabalho do relógio e não sei ao certo, mas recentemente estive na Suíça e os relógios parecidos estavam desde 20 euros até mais de 500.

      Excluir