26/01/2011

Catedral da Sé – Marco Zero de São Paulo



Ontem foi aniversário da cidade de São Paulo e resolvi mostrar no blog um dos seus símbolos principais, a Catedral Metropolitana ou mais conhecida como Catedral da Sé. Muitos dizem que é em estilo neogótico, mas é engraçado falar isto quando a cúpula é totalmente renascentista inspirada no Duomo de Firenze e analisar os vários estilos arquitetônicos que ela já teve.

 
A primeira igreja foi construída em 1589-1591, no estilo colonial com a técnica de taipa de pilão (parede de barro e paha com estrutura de toras de madeira), em terreno escolhido pelo cacique Tibiriça que está enterrado na cripta da atual catedral e considerado o primeiro habitante da Vila São Paulo de Piratininga. Em 1745 construiram outra em estilo barroco e foi elevada à categoria de Catedral, mas foi demolida para ser construída a atual, inspirada nas catedrais medievalis da Europa. Foi inaugurada no dia 25 de janeiro de 1954 para a celebração do quarto centenário de São Paulo.




O marco zero de São Paulo fica na Praça da Sé , um monumento em mármore em forma hexagonal que mostra em cada um dos seus lados um emblema representativo de cada região vizinha. Paraná com a araúcária ( árvore típica desta região); Mato Grosso com a vestimenta dos Bandeirantes; Santos com um navio; Rio de Janeiro com o Pão de Açucar e as bananeiras; Minas Gerais com materiais de mineração e Góias por uma bateia, material de mineração. No topo uma placa mostra as estradas que partem de São Paulo.



Mas aviso aos turista que o local fica no centro de São Paulo e é preciso tomar cuidado com a segurança e evitar circular à noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário