28/01/2011

Brusquetta Italiana



Brusquetta com presunto italiano, muzzarela de búfala, tomate seco e rúcula


Quem me conhece sabe que não sou uma expert na cozinha, quer dizer sou mais expert em projetar cozinha do que propriamente usá-la, mas quando preparo alguma coisa tem que ter muito sabor, de preferência com temperos caseiros e uma boa apresentação. Outra coisa que adoro é preparar pratos típicos de determinados lugares, com preferência para os italianos. Aprendi a fazer massa, pizza, polenta com meu pai e minha mãe, qualquer dia mostro aqui no blog.

Aproveitei o feriado desta semana e preparei várias " Brusquettas italianas " que aprendi quando estudei na Itália. A base é feita com pão italiano mas estas das fotos foram com pão francês. Mudei a receita e a nacionalidade do pão mas ficaram boas, os italianos e franceses ficaram bem.hahaha.

Brusquetta com beringela e pimentão em conserva

A receita original nasceu com trabalhadores rurais  italianos para aproveitar as sobras de pão e a palavra " brusquetta" deriva de "bruscato", que significa torrado ou tostado. Existem muitas variações dependendo da região da Itália, mas basicamente é feita com pão italiano em fatias, grelhado após ser esfregado um alho e regado com azeite.

Na minha receita não esfrego o alho, coloco as fatias de pão em uma frigideira com um pouco de azeite, salpico o tempero caseiro do meu pai (comentei aqui) que já tem alho na mistura de ervas e um pouco mais de azeite por cima. O segredo é acertar a quantidade de azeite para deixar o pão fritar sem deixa-lo engordurado. O resultado deve ser um pão amarelado e levemente bruscato como o da foto.

Depois de tostado pode-se colocar o que quiser por cima e o preparo tradicional são tomates italianos picados , temperados com sal e manjericão. Mas eu inventei estas das fotos e ficaram deliciosas.

Brusquetta com abacaxi, presunto italiano, rúcula e azeitona

Nenhum comentário:

Postar um comentário