22/12/2010

Schneeballen Doce Típico de Rothemburg-Alemanha





Andando pelas ruas de Rothenburg, na Alemanha conheci o doce típico da cidade, o Schneeballen que significa Bolas de Neve. São  tiras de  massa colocadas em uma bola de metal,  fritas na manteiga e depois polvilhadas com açúcar, canela ou chocolate. Estas coberturas são as tradicionais  mas existem outras versões com amêndoas, pistaches,calda de morango,calda de limão, etc.


Achei várias receitas na internet e coloquei abaixo uma mais fácil de encontrar os ingredientes. As fotos das etapas são do site www.kitchenproject.com

Ingredientes da massa:

3 ovos

1 colher de chá de sal

2 colheres de fermento em pó

½ xícara de açúcar

1 colher de chá de cravo moído

4 xícaras de farinha de trigo

rum a gosto


 

Modo de Preparo:

Misture os ovos com o açúcar e depois os outros ingredientes adicionando a farinha por último até obter uma massa homogênea. Se precisar de mais farinha complemente, mas com cuidado para a massa não ficar muito dura depois de pronta. Abra a massa e corte em tiras. Faça uma bola com a mão e frite em manteiga ou óleo quente. Coloque sobre um papel e polvilhe com açúcar e canela.



Na Alemanha eles usam este instrumento para fazer as bolas e fritar



Como visitei Rothenburg na época de Natal, achei que os schneeballen eram para pendurar nas árvores como enfeites de bolas, mas é um doce típico encontrado o ano inteiro. Serve como sugestão para as criativas seguidoras deste blog que adoram novas receitas.


FELIZ NATAL PARA TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário