05/12/2010

Firenze e Dante Alighieri-Itália


Não pretendo escrever sobre a vida e obra de Dante Alighieri porque seria muito extenso e complexo, além de não ser a minha especialidade, apesar de ter estudado nas aulas de cultura italiana com uma mestra no assunto. Mas quem visita a cidade de Florença, na Itália precisa conhecer um pouquinho sobre este personagem para aproveitar alguns pontos turísticos.


Dante Alighieri por Boticelli

Dante Alighieri (1265-1321) nasceu em Florença e morreu em Ravena, na Itália. Neste período as cidades italianas tinham governos independentes como pequenos Estados e competiam entre si, formados por famílias que se agrupavam em partidos politicos. A cidade de Florença,chamada pelos romanos de  Fiorentia-cidade das flores , era dividida entre partidos políticos rivais: os guelfos, constituídos pela baixa nobreza e o clero; e os guibelinos, formados pela alta nobreza. Na verdade esta divisão era até bem mais complexa com subdivisões, mas em resumo, Dante pertencia aos guelfos e ficou exilado em Ravena quando o governo da cidade passou para os guibelinos.

Túmulo de Dante na cidade italiana de Ravena

Em 2008, a  Prefeitura de Firenze anulou o exílio de Dante com a esperança de trazer seus restos mortais para a cidade, mas o único herdeiro vivo, seu vigésimo bisneto Pieralvise di Serego Alighieri não aceitou receber a mais alta honraria : o florim de ouro ( Il fiorino d´oro ),  e o túmulo oficial continua na cidade de Ravena.  

Túmulo simbólico de Dante Alighieri em Florença

Na Igreja Santa Croce ( Santa Cruz ), foi construído um túmulo simbólico para Dante, em 1829 e muitas pessoas que visitam o local pensam ser o seu túmulo verdadeiro. Em 1865, para as comemorações do sexto centenário do nascimento do poeta, uma estátua foi colocada no centro da Praça Santa Croce com a presença do rei Vittorio Emanuelle II, mas foi removida para o lado esquerda da Igreja para permitir as comemorações do cálcio histórico que comentarei em outro post.  Uma outra escultura de Dante pode ser admirada também na Galeria degli Ufizzi, em Florença.

Piazza e Igreja Santa Croce em Florença

Escultura de Dante na Piazza Santa Croce

Escultura de Dante na Galeria Degli Uffizi em Florença

Como poeta Dante escreveu   “ A Divina Comédia “, sua obra prima que narra a trajetória da sua alma  pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Neste período, apenas os escritos em latim eram valorizados e ele escreveu em dialeto local, o toscano que se tornou a base da língua italiana como é conhecida hoje. Nesta obra em especial e em outras , aparece a figura de sua musa Beatriz Portinari ( Beatrice) que era seu amor de infância , mas ambos casaram com os pretendentes das alianças políticas entre famílias, um costume da época.



Via Margherita




Na Via Margherita ficam o Museu Casa de Dante e a Igreja Santa Margherita,conhecido como Igreja de Dante. No interior da Igreja encontramos um quadro do encontro de Dante com a amada Beatrice e tumbas da sua família. Existem também o túmulo de Beatrice mas dizem não ser verdadeiro. Acredita-se que os restos mortais estejam no túmulo da família do seu marido Simo Bardi, no interior da Igreja Santa Croce. 











Mais informações e mapa de localização do Museu Dante Alighieri no site

 
http://www.museocasadidante.it/





Um comentário: