08/12/10

Arrumando a Mala para Viajar no Inverno


Vista do alto de Camerino - Itália




Algumas pessoas que estão planejando estudar em Camerino no inverno me escrevem com algumas dúvidas e tentarei ajudar neste post. Pode servir para outras pessoas que pretendem viajar para lugares frios e não sabem o que levar.

 
Munique - Alemanha



É costume nevar em muitos lugares durante esta estação e a cidade de Camerino, na Itália  não é diferente principalmente porque é uma região de montanhas e fica em uma altitude alta. As temperaturas são baixas mas os dias podem ter sol e céu azul com frio.





Em todos os lugares fechados tem calefação e você não aguenta ficar de casacos, luvas, gorros ,etc. O ideal é levar malhas leves tipo segunda pele com manga comprida e combinações de roupa que permitam esta dinâmica de colocar e tirar. As  fotos abaixo são exemplos de combinações que atendem ao ambiente externo e interno.Uma malha de manga comprida e lenço de lã para ser usada no interior dos ambientes e um casaco comprido por cima para o exterior.

Interior Restaurante em Camerino-Itália


Exterior Camerino - Itália
Exterior Munique - Alemanha

Interior Restaurante Munique - Alemanha


Um casaco comprido ajuda a proteger as pernas do vento e frio, além de uma meia-calça de lã grossa para usar sob a calça. Um casaco de nylon forrado e com capuz é importante para os dias de neve e vento, ajudam a proteger as orelhas. Eu sempre levo  casaco de nylon curto,  7/8 de lã e um longo. Casacos de couro ou jeans não cortam o frio , ocupam muito espaço na mala e são pesados. 






Outra dica importante é otimizar as roupas, preferir malhas que não ocupam muito espaço na mala. O ideal é viajar apenas com uma mala para 32Kgs e uma bolsa de mão grande.Outra atenção é que no Brasil é permitido despachar em aéreo dois volumes de até 32 Kg cada para viagens  internacionais, mas para viagens aéreas dentro da  Europa é permitido  apenas uma mala de 20Kgs. Se você pegar voos low cost tipo easy jet as restrições são ainda maiores. Já vi pessoas jogando roupa no lixo em aeroporto para não pagar excesso de bagagem. Consulte sempre o site da companhia aérea para se informar porque os valores para excesso de bagagem são altos.



E agora você deve estar arrancando os cabelos para saber como fará com as malas. A solução é simples,a foto acima é o exemplo do que sempre utilizo quando preciso viajar em aéreo de um país para outro na Europa: uma mala pequena para despachar no aéreo até 20Kgs, opcional uma mala pequena de rodinha que pode ser levada dentro da cabine do avião, desde que esteja com as dimensões permitidas ( consulte no site da Cia aérea) e uma mochila que funciona como bolsa de mão onde levo minhas coisas pessoais, máquina fotográfica, computador, etc. 

No caso acima, a mala de até 20Kgs é de nylon com rodinhas e dobrável  porque fica dentro da mala grande de até 32 Ks que deixo no guarda-volumes do aeroporto para fazer vôs dentro da Europa. Mas em algumas cidades, como Paris não é mais permitido ter guarda-volumes em aeroportos para evitar ataques terroristas. Por este motivo é importante consultar também os sites dos aeroportos para obter estas informações antes de viajar. Programar e pesquisar é melhor do que passar alguns aborrecimentos nos aeroportos.






Outro acessório indispensável é uma luva de lã ou de couro forrada, além de gorros, boinas ou chapéus de lã para cobrir a cabeça. Prefira sapatos fechados e botas de cano alto sem salto com sola de borracha para aguentar a umidade e meias de lã.




Em todos os lugares você encontrará casacos para comprar que são infinitamente melhores do que os que você encontra no Brasil porque são  preparados para o inverno. Procure lojas que não fiquem perto de pontos turísticos .Em Civitanova, uma cidade perto de Camerino, as feiras são aos sábados e com ótimos preços para roupas.