08/12/10

Arrumando a Mala para Viajar no Inverno


Vista do alto de Camerino - Itália




Algumas pessoas que estão planejando estudar em Camerino no inverno me escrevem com algumas dúvidas e tentarei ajudar neste post. Pode servir para outras pessoas que pretendem viajar para lugares frios e não sabem o que levar.

 
Munique - Alemanha



É costume nevar em muitos lugares durante esta estação e a cidade de Camerino, na Itália  não é diferente principalmente porque é uma região de montanhas e fica em uma altitude alta. As temperaturas são baixas mas os dias podem ter sol e céu azul com frio.





Em todos os lugares fechados tem calefação e você não aguenta ficar de casacos, luvas, gorros ,etc. O ideal é levar malhas leves tipo segunda pele com manga comprida e combinações de roupa que permitam esta dinâmica de colocar e tirar. As  fotos abaixo são exemplos de combinações que atendem ao ambiente externo e interno.Uma malha de manga comprida e lenço de lã para ser usada no interior dos ambientes e um casaco comprido por cima para o exterior.

Interior Restaurante em Camerino-Itália


Exterior Camerino - Itália
Exterior Munique - Alemanha

Interior Restaurante Munique - Alemanha


Um casaco comprido ajuda a proteger as pernas do vento e frio, além de uma meia-calça de lã grossa para usar sob a calça. Um casaco de nylon forrado e com capuz é importante para os dias de neve e vento, ajudam a proteger as orelhas. Eu sempre levo  casaco de nylon curto,  7/8 de lã e um longo. Casacos de couro ou jeans não cortam o frio , ocupam muito espaço na mala e são pesados. 






Outra dica importante é otimizar as roupas, preferir malhas que não ocupam muito espaço na mala. O ideal é viajar apenas com uma mala para 32Kgs e uma bolsa de mão grande.Outra atenção é que no Brasil é permitido despachar em aéreo dois volumes de até 32 Kg cada para viagens  internacionais, mas para viagens aéreas dentro da  Europa é permitido  apenas uma mala de 20Kgs. Se você pegar voos low cost tipo easy jet as restrições são ainda maiores. Já vi pessoas jogando roupa no lixo em aeroporto para não pagar excesso de bagagem. Consulte sempre o site da companhia aérea para se informar porque os valores para excesso de bagagem são altos.



E agora você deve estar arrancando os cabelos para saber como fará com as malas. A solução é simples,a foto acima é o exemplo do que sempre utilizo quando preciso viajar em aéreo de um país para outro na Europa: uma mala pequena para despachar no aéreo até 20Kgs, opcional uma mala pequena de rodinha que pode ser levada dentro da cabine do avião, desde que esteja com as dimensões permitidas ( consulte no site da Cia aérea) e uma mochila que funciona como bolsa de mão onde levo minhas coisas pessoais, máquina fotográfica, computador, etc. 

No caso acima, a mala de até 20Kgs é de nylon com rodinhas e dobrável  porque fica dentro da mala grande de até 32 Ks que deixo no guarda-volumes do aeroporto para fazer vôs dentro da Europa. Mas em algumas cidades, como Paris não é mais permitido ter guarda-volumes em aeroportos para evitar ataques terroristas. Por este motivo é importante consultar também os sites dos aeroportos para obter estas informações antes de viajar. Programar e pesquisar é melhor do que passar alguns aborrecimentos nos aeroportos.






Outro acessório indispensável é uma luva de lã ou de couro forrada, além de gorros, boinas ou chapéus de lã para cobrir a cabeça. Prefira sapatos fechados e botas de cano alto sem salto com sola de borracha para aguentar a umidade e meias de lã.




Em todos os lugares você encontrará casacos para comprar que são infinitamente melhores do que os que você encontra no Brasil porque são  preparados para o inverno. Procure lojas que não fiquem perto de pontos turísticos .Em Civitanova, uma cidade perto de Camerino, as feiras são aos sábados e com ótimos preços para roupas.



18 comentários:

  1. Anônimo11/12/10

    Querida Nídia,

    Vc é tão atenciosa com as dicas, facilita MUITO a vida dos viajantes!!!
    Muito obrigado.

    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13/12/10

    Adoreii as dicas!!

    ResponderExcluir
  3. As dicas são as essenciais e cada um tem um estilo de vestuário que complementa posteriormente.Boa viagem.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo27/3/11

    Oi Nidia ,adorei suas dicas mais gostarias de saber mais o que levar para uma criança de 2 anos vou para Treviso em dezembro vou ficar 15 dias o que devo levar.Desde já muito obrigado

    abraço Silvana

    ResponderExcluir
  5. Silvana
    Em dezembro na Europa as temperaturas são muito baixas. Treviso fica ao Norte da Itália e perto dos Alpes onde deve ser mais frio do que no Sul da Itália. Não sou expert em roupas de crianças em viagens mas quando mantemos cabeça, mão e pés quentinhos não sentimos tanto frio, portanto gorro, cachecol, luvas e meias de lã são essenciais.Você estará muito perto de Milão, Lago de Garda, Verona, Pádua e Veneza onde com certeza, principalmente em Verona encontrará bons casacos melhores do que no Brasil porque são próprios para aguentar o frio de lá. Mas o frio europeu é mais seco do que o nosso e já peguei até menos 10 graus e não sofri, mas já fiquei com mais frio no Brasil com temperatura de 6 graus acima de zero.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de comentar também que os sapatos ou botas de cano alto e com sola de borracha são melhores porque isolam o pé do contato com o chão frio.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19/11/11

    Olá, Nídia. Vou para a itália em 4 de janeiro. Roma, veneza, Assis, verona, florença, milão. Que roupas devo levar?

    ResponderExcluir
  8. Janeiro na Europa é sempre muito frio, mas em todos os locais é comum ter calefação. Procure tecidos mais quentes, uma bota com sola de borracha, luvas e algo para cobrir a cabeça, além do casaco que ajude a suportar o vento frio. Em Roma você pode pegar o metro e descer na Piazza Bologna que é um bairro mais residencial e menos turistico, portanto tem lojas de roupas e casacos com preços melhores.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo23/1/12

    Excelente dicas!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo26/7/12

    Ola estou indo para Camerino e pretendo ficar de Agosto a Dezmbro.Qual a temperatura nestes meses?

    Obrigada

    Roseli

    ResponderExcluir
  11. Roseli, agosto é verão e férias na Europa, portanto prepare-se para pegar filas em museus, preços um pouco mais altos pela alta temprada, etc. Em outubro começa a esfriar um pouco e dezembro é comum ter neve já em alguns lugares. Camerino é uma cidade mais alta e região de montanhas,portanto geralmente mais fria.Você encontrará boas opções de casacos e acessórios bem melhores do que no Brasil porque os tecidos são próprios para o clima deles. Boa viagem e nos conte depois a sua experiência.

    ResponderExcluir
  12. Como já viajei algumas vezes pela Europa no inverno e sou a pessoa mais friorenta do mundo, vou dar uma dica adicional para os que sentem muito frio como eu: o ítem mais útil que você pode comprar é uma bota de couro com lã por dentro (além da sola de borracha que a Nídia já falou)! Digo isso porque antigamente ficávamos eu e minha mãe com os pés congelando por causa da neve no chão, além do próprio frio, e depois que compramos essas botas, esse é o único sapato que nós usamos toda a viagem e nunca mais ficamos com os pés congelando! A gente até leva outras botas, mas elas nunca saem da mala...
    Outra coisa em relação às malas e às restrições de peso das companhias low cost: pra evitar esses transtornos, a gente sempre compra um passe de trem e viaja de trem pela Europa toda. É a melhor coisa e, apesar de a passagem às vezes ser um pouco mais cara, as viagens mais longas nós fazemos em trens noturnos, aí não precisamos pagar hotel nesse dia. Vamos deitadinhos nas nossas camas no trem e acordamos no destino final na estação de trem central e nem precisamos pagar um taxi caro pra chegar ao centro da cidade! Acho bem mais cômodo e economiza tempo e dinheiro!

    ResponderExcluir
  13. Marina, obrigada pelas dicas e viajar de trem é uma excelente opção na Europa porque não tem restrição de peso nas bagagens. O único incômodo é que se forem grandes ficam na entrada e longe da sua cadeira onde o espaço para as malas é pequeno.Nos visite sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  14. Olá N. Boreli,

    Muito útil seu Blog, principalmente para mim que vou na minha primeira viagem para a Europa, em plena Novembro e para a Alemanha. Se tiver alguma dica doque fazerlá e onde comprar roupas mais barato eu agradeceria.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Juci, a Alemanha tem os melhores casacos de frio e não faltará lugares para encontrar, principalmente no inverno. Veja os posts das cidades da Alemanha porque não sei qual cidade visitará. Se for para Frankfurt encontrará boas opções de casacos na Rua Zeil ( veja no mapa do post, basta clicar para ampliar.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo16/4/14

    Olá Nidia!
    Vou com uma amiga fazer o curso em Camerino no mês de maio. Sei que as temperaturas estarão mais amenas, mas gostaria de saber se vc tem dicas para essa época do ano. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Também estarei em maio em Camerino com minha sobrinha e uma amiga. Qual seu nome? Acabei de responder esta mesma pergunta em outro post e escreverei novamente :
      Já fui a Camerino em maio e fez sol com aquele ventinho gelado principalmente pela manhã e à noite.. Camerino fica bem alto e portanto é sempre mais frio do que outras cidades.Não precisei de casacos mais grossos mas levei um casaco e malhas leves e foi suficiente, mas como o tempo está maluco nunca se sabe o que vamos encontrar. Levarei um casaco leve 7/8 e um curto tipo jaqueta, malhas de linha leve e cachecol de tecido mais leve também.Acredito que nos passeios em outras cidades não pegaremos muito frio.

      Excluir
    2. Acabei de fazer um post do que vestir em Camerino em maio. Dê uma olhada porque coloquei muitas fotos.

      Excluir