13/09/2010

Centro Histórico de Perugia - Itália

Piazza IV Novembro com Catedral de São Lorenzo e Fontana Maggiori

 
O centro histórico de Perugia fica no alto de uma monte com terreno acidentado, que gerou uma variedade de situações urbanísticas interessantes. Foi a cidade mais importante da Etrúria e preserva as Portas e Muro etrusco deste período, formada com tufo calcáreo.


Porta Estrusca


Arco e Muro Etrusco



O centro concentra-se na Piazza IV Novembro com a Fontana Maggiore, uma fonte medieval do século XIII ,do arquiteto Bevignate Fra e esculturas de Nicola e Giovanni Pisano. No entorno da praça ficam o Palácio dei Priori com a Galeria Nacional da Umbria e a Catedral de São Lorenzo. A Sala dei Notari com teto em abóbada românica e afresco fica no interior do Pálácio .


 Palácio dei Priori e Fontana Maggiori


Fontana Maggiori



Detalhes da Fontana Maggiori


Galeria Nacional da Umbria





Sala dei Notari


Abaixo do centro histórico de Perugia ficam os restos da Rocca Paolina, uma fortaleza que pode ser visitada com acesso de escadas rolantes próximo à Piazza Itália. É um símbolo do poder papal sobre a cidade e construído por Antonio da Sangallo.


Maquete da Roca Paolina abaixo do Palácio della Provincia


Na minha opinião, o melhor percurso para conhecer o centro histórico de Perugia é pegar o Miminetro  que eu já comentei em outro post,  até a estação Pinceto na Piazza Matteotti. Seguir à esquerda pela Via Baglioni até a Piazza Itália com o Palácio della Provinvia e escadas rolantes que permitem o acesso à Roca Paolina.

Na Piazza Itália, começar o percurso pelo Corso Vanucci até a Praça IV de Novembro com a Fontana Maggiore , o Palácio dei Priori com a Galeria Nacional da Umbria e a Catedral São Lorenzo. Caminhando pelas ruas medievais atrás da Catedral chegamos até o Arco Etrusco e o Palácio Gallenga, sede da Universidade para Estrangeiros da Perugia.


Piazza Itália






Universidade para Estrangeiros de Perugia - Palazzo Gallenga









Nenhum comentário:

Postar um comentário