04/09/2010

A Corsa dei Ceri em Gubbio - Itália


A “ Corsa dei Ceri”, a mais antiga manifestação folclórica italiana, acontece todos os anos na cidade de Gubbio, no dia 15 de maio. Existem algumas versões da origem desta tradição. Uma delas é que começou com uma procissão de velas para o Santo Ubaldo, padroeiro da cidade que antes de ser canonizado, era um cardeal da Igreja católica nascido em Gubbio. Os devotos faziam velas cada vez maiores para devoção e isto virou uma competição entre eles. Outra versão conta que a origem é etrusca como uma festa pela fertilidade da terra.



Estátua de S. Ubaldo na Via Garibaldi

A competição é uma corrida de 3 equipes uniformizadas carregando uma estátua do Santo Ubaldo, Santo Antonio e São Jorge ( San Giorgio) em uma estrutura de madeira muito pesada. Eles fazem um percurso o mais rápido que podem para ver quem chega primeiro na Igreja de Santo Ubaldo , mas a regra principal é que a estátua do padroeiro da cidade entre primeiro.





A festa é um pouco difícil de entender e somente os moradores sabem o significado e os rituais que passam de pai para filho. Parece coisa de doido, mas está é outra fama de Gubbio, considerada a “ cidade dos loucos . Achei que era brincadeira quando me contaram, mas é verdade e você pode até comprar um atestado de louco ou visitar a Fonte dos loucos.Eu escolhi a segunda opção, mas cada louco com sua mania. A fonte fica próxima ao Palazzo dei Consoli.



As fotos da festa e mais informações nos sites:

2 comentários:

  1. La Fontana dei Matti. Aqueles que derem 3 voltas em torno da fonte, são considerados Loucos Honorários de Gubbio. Dei as três voltas e peguei meu atestado de louca honorária!

    ResponderExcluir
  2. Andrea, Parabéns pelo atestado...eu já me acho muito louca e não dei as 3 voltinhas.rsrsrsrsrs.Mas é muito interessante as peculiaridades de cada lugar.

    ResponderExcluir