07/09/2010

Arquitetura de Gubbio - Itália

Teatro Romano

Gubbio é uma pequena cidade italiana com muitos testemunhos de vários períodos da história. No museu do Palácio dei Consoli está um dos mais importantes documentos do povo antigo, chamado italici: as tábuas de Gubbio, ou Tavole Eugubine. ( o povo de Gubio é chamado de Eugubine). São sete tábuas em bronze  com um texto na língua Umbra encontradas na cidade , no século XV . A escrita era usada e falada pelos povos antigos da região italiana da Úmbria .Na parte baixa da cidade é possível visitar o Teatro Romano, construído no século I AC e testemunho do Império Romano em Gubbio.


Tábuas de Gubbio

Logge dei Tiratori
O Logge dei Tiratori é um edifício que testemunha a Guilda da lã, em Gubbio , e é o maior e mais preservado na Itália. As Guildas eram associações de artesãos de um mesmo ofício que garantiam os interesses da classe e foram importantes na Idade Média.

Igreja de São Francisco de Assis

Também encontramos muitas igrejas em diferentes estilos arquitetônicos como o gótico italiano, o barroco, etc. A Igreja de São Francisco de Assis , foi construída no mesmo local onde ele foi recebido depois de deixar sua família na cidade de Assis, em 1207. Parte da casa de seus amigos Spadalonga está preservada no interior da Igreja e pode ser vista pela sacristia.


Ao lado da Igreja fica um escultura de São Francisco de Assis com o lobo. Contam que quando ele morava na cidade , um lobo estava atacando um homem e ele fez o sinal da cruz sobre o animal que, em seguida fechou a boca e deitou-se tranquilamente. A história é conhecida como lenda do lobo de Gubbio


Um monumento para lembrar os combatentes mortos na Guerra foi construído na Piazza 40 Martiri  e inaugurado com a presença do rei da Itália Vittorio Emanuele III, em 1924.



O novo e o antigo se misturam em Gubbio nesta praça com um Projeto recente. E é isto o que eu mais admiro em um Projeto Urbano: o respeito à trajetória do lugar durante a história, ao entorno e a integração dos elementos.


5 comentários:

  1. Oi, Nídia, passei para ver as novidades, lindas postagens, adoro ver suas fotos, são fascinantes mesmo. Bjinhos Bárbara do Aroma Doce e boa viagem sempre!!

    ResponderExcluir
  2. Que curioso... quando eu estive em Gubbio o calor estava insuportàvel!!!!! ;)
    Voce subiu de funivia até a igreja de San Ubaldo? Ou o frio nao permitiu?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Estava muito frio e era final de março. Também achei estranho o frio neste período e por este motivo a funivia não estava funcionando.

    ResponderExcluir
  4. Como foi bom ver suas fotos aqui. Me levou a uma viagem na memória. Morei em Gubbio por 4 anos, conheço cada pedaço deste lugar e me dá muita saudade.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia ter morado em Gúbbio. Adorei conhecer esta cidade e também tenho saudades. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir