25/08/2010

Gubbio - Itália



Uma pequena cidade da Umbria, na Itália e conhecida como a “ Cidade de Pedra” sobre o Monte Ingino . A arquitetura medieval é uma característica das construções com ruas paralelas em diversos níveis , que se unem através dos edifícios e espaços públicos. É muito comum este tipo de traçado urbano medieval em cidades sobre colinas.



Uma característica na cidade é que todas as casas de origem medieval possuem a “ porta do morto “, uma entrada acima do nível da rua usada para saída dos mortos. Uma passagem aberta apenas quando necessário, e depois fechada com cimento e pedra. Em muitas cidades medievais italianas encontramos esta porta, mas em Gubbio a maioria pertencia aos ricos comerciantes que moravam no coração da cidade. 


O ponto alto da visita é o Palazzo dei Consoli e a Praça Grande, construídos em 1332. Atualmente abriga o Museu com a coleção arqueológica e as famosas Tábuas de Gubbio , além de moedas medievais e o Museu de arte. A vista vale a pena a caminhada até o topo da Praça para depois sentar-se nas inúmeras mesas do entorno e apreciar a vida urbana desta cidade, de preferência com um bom cálice de vinho italiano.





A cidade fica distante  39Km de Perugia.
Outras informações da cidade no site : http://www.comune.gubbio.pg.it/ 




Nenhum comentário:

Postar um comentário