31/08/2010

A cerâmica de Gubbio - Itália


Percorrendo as ruas de Gubbio , encontramos uma arte em cerâmica muito característica da cidade. Esta arte desenvolveu-se no final do séc XV e XVII, trazida de Deruta, uma cidade italiana próxima de Perugia e conhecida pela sua cerâmica maiolica.


Quem já viajou para Itália, provavelmente já encontrou este tipo de pintura colorida e vitrificada na cerâmica, mas nas cidades de Deruta, Urbino e Gubbio estão as melhores produções.



A fama desta arte típica de Gubbio é devido ao maestro Giorgio di Pietro Andreoli (1465- 1553), italiano nascido perto do Lago Maggiore que se estabeleceu na cidade com seus irmãos, em 1498 .Ele desenvolveu uma técnica de brilho especial na cerâmica maiolica e tornou-se referência com obras em vários museus de arte decorativa da Europa.

                           

A loja do artesão Mastro Grilli fica na Via dei Consoli, perto da Praça do Palácio com uma excelente coleção de cerâmica. Este artesanato é tão importante na cidade de Gubbio que é utilizada na principal festa da cidade,a Corsa dei Ceri que comentarei em outro post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário