29/06/2010

RECIFE, A VENEZA OU AMSTERDAM BRASILEIRA? - Brasil


Recife é considerada a Veneza Brasileira porque os rios Capibaribe e Beberibe cortam a cidade que possui 149 pontes. Isto se deve ao período que Recife foi governado por Mauricio de Nassau (1630-1654) à serviço da coroa holandesa. Ele trouxe para o Brasil o arquiteto Pieter Post , irmão do pintor Frans Post , e outros profissionais que mudaram a configuração urbana da cidade construindo pontes, diques, canais, etc. Os bairros São José e Santo Antonio nasceram deste trabalho e a cidade chamou-se Mauritsstad ( Cidade de Mauricio) neste período.




A principal ponte chama-se Mauricio de Nassau e foi considerada a primeira ponte brasileira. A atual em concreto substitui a original de madeira e uma outra feita posteriormente em ferro. Algumas empresas de turismo fazem passeios de barco com o tema “ Rio Capibaribe e suas pontes “, com um trajeto de aproximadamente uma hora e saídas no Cais das cinco pontas ou no Marco Zero.


É pelas 149 pontes que ligam as ilhas que Recife é comparada à Veneza, mas podemos dizer que está mais para Amsterdam porque não temos nenhum exemplo de Arquitetura Veneziana na cidade. Basta uma caminhada pelo centro histórico à beira dos rios para observar as inúmeras casas de fachada pequena que lembram a arquitetura de Amsterdam.

9 comentários:

  1. Anônimo23/12/10

    Linda cidade.. sou apaixonada por Recife...

    ResponderExcluir
  2. Ela

    é capital do meu pernambuco capitania que deu mais linda

    ResponderExcluir
  3. Ela

    é capital do meu pernambuco capitania que deu mais linda

    ResponderExcluir
  4. João, concordo e meu coração também é pernambucano já que meu marido é de Recife.rsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20/2/15

    Minha linda Recife, Amsterdã brasileira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Recife é linda mesma. Parabéns

      Excluir
  6. Respostas
    1. É mesmo encantadora esta cidade. Obrigada pela visita

      Excluir
  7. Eu sempre achei que Recife esta mais para Amsterdam que para Veneza. Depois que conheci a cidade holandesa, tive certeza. Parabens pelo artigo.

    ResponderExcluir