04/06/2010

INSTITUTO RICARDO BRENNAND EM RECIFE - Brasil





Quem me conhece sabe que eu acho um tédio uma viagem de navio ou resort porque adoro conhecer cidades, suas praças, museus , apreciar arte e cultura. Já visitei muitos museus importantes e fiquei perplexa esta semana quando conheci o Instituto Ricardo Brennand, em Recife. Estou orgulhosa que nosso país tenha um espaço como este.


Criado pelo empresário e colecionador pernambucano Ricardo Brennand, com peças de arte de várias épocas reunindo pinturas, gravuras, mapas, mobiliário , esculturas com destaque para as italianas, tapeçarias francesas Gobelim e Flandes, além de peças decorativas e livros raros.

Pinacoteca

Pinacoteca

Fuga de Pompéia de Giovani Maria Benzoni-Roma séc XIX

A entrada é marcada por Palmeiras e peças de arte ao ar livre, como  uma cópia autorizada da escultura famosa de Rodin, “ O Pensador “ e uma escultura do colombiano Fernando Botero, conhecido por suas figuras gordinhas, além de esculturas góticos e renascentistas.

Entrada

Pórtico na entrada

Cópia autorizada de Rodin

Escultura de Fernando Botero

O que me chamou a atenção para visitar o Instituto foi a maior coleção particular de Obras do pintor holandês Franz Post ( 1608-1669) , que acompanhou seu irmão arquiteto Pieter Post na missão do governador do Brasil Holandês, Mauricio de Nassau. Mas encontrei muito mais do que esperava, como dois quadros do pintor Canaletto e a exposição “ O Julgamento de Nicolas Fouquet “ considerado a primeira vítima do estado absolutista francês de Luis XIV e conhecido como o “ Homem da Máscara de Ferro”. Existem muitas versões de quem era o misterioso prisioneiro da máscara e Fouquet foi um deles.

Franz Post

Canaletto

No mesmo complexo fica o Castelo São João com mais de 3000 peças de armaria, considerado uma das maiores coleções do mundo.



Vitrais e Altar da Igreja York na Inglaterra


O Florim foi a primeira moeda brasileira introduzida na invasão holandesa e algumas estão expostas no Instituto Ricardo Brennand.

Florim

http://www.institutoricardobrennand.org.br

18 comentários:

  1. Olá, fiquei muito feliz com o carinho que recebi, e pela homenagem, nossa, não esperava, muitíssimo obrigada. Amei!!!!
    Agora, que lindo esse Museu, morria e não sabia que existia um lugar desses aqui no Brasil, eu e muita gente. Fico contente por vc dividir isso com a gente. Bjinhos Bárbara.

    ResponderExcluir
  2. Josias Silva, Ribeirão PE12/7/10

    Visitei o Instituto Ricardo Brennand, e constatar a preservação do que resta da Mata Atlântica, a variedade de peças de épocas diferentes e de diversas nacionalidade em exposição,abrigado em tão belos Castelos, que considero aquele local como uma paraíso da arte universal; vale apenas conhecer.
    Parabéns empresário Ricardo Brennand, por tão grande amor a arte.

    ResponderExcluir
  3. Barbara e Josias. O Museu é mesmo fantástico e fiquei feliz em partilhar isto no blog. Vamos divulgar porque muitas pessoas não conhecem esta riqueza que temos.

    ResponderExcluir
  4. lais da silva,

    visitei o istituto ricardo brennand, e aparti do momento q o conheci vi q os museu ñ é tão brega como imaginava e sim muito interaesante para quem gosta de escutar histórias antigas princinpalmente a historia dos portugueses.

    ResponderExcluir
  5. Lais, fico feliz que tenha gostado. Visitar um bom museu é um passeio inesquecível e leva a nossa imaginação para longe.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo31/10/10

    gostei muito,nao so porque foi minha primeira vez adorei,que o senhor me ajude a voltar de novo.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18/11/10

    sou de saire pe visitei o castelo fiquei encantada e faco divulgacao e maravilhoso paranbensbeijos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18/11/10

    recebi amigos m minha casa de goias e falei do belo castelo nao deixe de conhecer meu none e doraci morro en caixa dagua smpre que posso visito ja foi 3 vezes

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela visita ao blog e este post é o mais visitado pela estatística com acessos de vários lugares do mundo. Em breve escreverei sobre o Instituto Brennand de cerâmica do irmão de Ricardo.

    ResponderExcluir
  10. Gislayne_PE22/11/10

    Olhe, você fez comentários e usou fotos magníficas para expressar um pouco da maravilha que é o estado de Pernambuco. Mas tenho que concordar com Aromadoce, há pessoas que ainda não conhecem o Instituto Ricardo Brenand.

    Já havia mostrado fotos do museus, mas a pessoa não acreditou que se tratava de Brasil-Pernambuco. Temos mesmo que divulgar todo essa riqueza. E você está fazendo isso muito bem. PARABÉNS PELO BLOG.

    ResponderExcluir
  11. Gislayne, obrigada pela visita e vamos divulgar para mais pessoas conhecerem.Apenas sinto não ter colocado mais fotos aqui porque não é permitido o uso de máquinas fotográficas dentro do museu e minha visita foi no final da tarde onde o exterior já estava com pouca luz. As fotos que consegui foram sem flash e muitas não ficaram boas. Se alguém quiser publicar mais fotos o espaço está aberto neste blog com os devidos créditos pessoais do autor.Basta enviar no e-mail : passioneperviaggio@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Gislayne_PE10/12/10

    Muito bom, mais uma ideia sua excelente. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  13. Suzy Oliveira12/3/11

    Conheci o museu há poucos dias e confesso que a visita foi surpreendente. Todos os espaços são suntuosos e com uma sutileza sem igual, vou remeter as fotos que fizemos!!!

    ResponderExcluir
  14. Suzy, suas fotos serão bemvindas e publicarei no blog com seus créditos. O Museu é fantástico e um orgulho para nós.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo10/5/11

    meu nome e Zé carlos eu e minha esposa adoramos tudo q foi visto chegamos a achar q estavamos em outra era

    ResponderExcluir
  16. Zé Carlos e esposa. Obrigada pela visita ao blog e realmente inacreditável a organização deste museu e a quantidade de peças em exposição muito bem conservadas.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo3/12/11

    Parabéns pelo blog.
    Sou Pernambucano, mas há 1 ano resido em Fortaleza.
    Estou cursando Arquitetura e Urbanismo e cada vez mais fico apaixonado pela história da arquitetura.
    Nunca dei atenção para estes monumentos de Recife, Olinda, porém quando entrei no curso tudo mudou, vemos o mundo de outra forma.
    Assim que voltar para PE visitarei todos estes pontos turísticos, para admirar esta bela arquitetura.
    Obg, matei a saudade de minha terra pelo seu blog.
    rsrss
    Nelson Filipe

    ResponderExcluir
  18. Nelson, obrigada pela visita e sua terra é linda. Este post é o que tem mais acessos no blog e recebo visitas de vários países pela estatística que acompanho. É Recife para o mundo.

    ResponderExcluir