17/06/2010

CASA DA CULTURA EM RECIFE - Brasil



A Casa da Cultura de Recife ocupa a antiga casa de detenção e foi remodelada para a nova função pela arquiteta Lino Bo Bardi. As antigas celas transformaram-se em lojas de artesanato que ocupam 3 pavimentos na Rua Floriano Peixoto, centro de Recife. A cela número 106 da ala leste está preservada em seu estado original.


Loja em uma das celas

Cela 106 - ala leste preservada

O artesanato nordestino é muito rico e este é o local ideal para encontrar de tudo. No alto da Sé , em Olinda também tem lojas e artesãos que trabalham na rua. Dentre tantas variedades, a renda renascença é a mais procurada e a mais cara de todas as rendas nordestinas. É tipica de Veneza, mas foi introduzida no Brasil por freiras européias.
                                         

Além dos bordados, o artesanato com cabaças é muito procurado porque virou arte na mão de artistas. Ela é um fruto que quando seco pode ser utilizado como vasilhas, moringas, cuias de chimarrão no Sul e até como amplificador acústico de berimbaus na Bahia.Em Recife as bailarinas com cabaças viraram objeto de desejo pela infinidade de tipos e modelos.

                                                           

O Mercado de São José é outro local para se comprar produtos típicos da região e artesanato. É o primeiro e mais antigo edifício com estrutura em ferro do Brasil. Fica localizado próximo à casa da Cultura.

4 comentários:

  1. amo o artesanato de lah!!!

    ResponderExcluir
  2. Mi, eu não consigo voltar de lá sem trazer alguma coisa. Como você disse no seu post, lembrançinhas de viagens em casa não tem preço.Bjs

    ResponderExcluir
  3. QUE LINDO !!! TAMBÉM ADORO ARTESANATO. BJINHOS BÁRBARA

    ResponderExcluir
  4. Amei essa boneca! Perfeita... tbem faço algumas...

    ResponderExcluir