13/06/2010

CARNAVAL DE OLINDA- Brasil

Fonte : Prefeitura de Olinda

O Carnaval de Olinda é famoso pelas manifestações de rua e os sons típicos encontrados apenas em Pernambuco. O frevo é o ritmo mais conhecido e mistura marcha, maxixe e capoeira, mas existem outros como o Maracatu, o Xaxado e a Ciranda.

O Maracatu é um ritmo forte que teve origem nas congadas que eram cerimônias de coroação de reis e rainhas da Nação Negra.O cortejo de Maracatu é muito rico em fantasias representando uma corte real.


                                               
Fonte : Prefeitura de Olinda

O Xaxado é outro ritmo, e nasceu pela dança praticada pelos cangaceiros de Lampião no interior do sertão pernambucano.


Já diz o frevo: “

“Olinda

Quero cantar

A ti esta canção

Os coquerais, o teu sol, o teu mar, encantar o coração de amor a sonhar

E Olinda sem igual

Salve o teu carnaval”

Bloco Bacalhau do Batata
Fonte : Prefeitura de Olinda

O bloco “ As Virgens de Olinda” abrem o Carnaval uma semana antes da data oficial e são homens travestidos de mulheres que desfilam na principal avenida do Bairro Novo de Olinda. Mas são muitos blocos que fazem a alegria do Carnaval como o “ Bacalhau do Batata que “ sai às ruas na quarta-feira de cinzas para mostrar que o Carnaval não termina na terça-feira. Foi criado por um garçom que trabalhava os quatro dias de Carnaval e encontrou esta maneira de se divertir. Um boneco gigante com a imagem do garçom faz parte do bloco.

Fonte : Prefeitura de Olinda


Os bonecos gigantes são a marca do Carnaval de Olinda e retratam personagens ilustres da história pernambucana, e até mesmo a Prefeitura de Olinda foi enfeitada com bonecos no carnaval de 2010. O cantor Alceu Valença tem uma casa em Olinda usada para participar desta grande festa brasileira com shows de abertura, etc.

Casa de Alceu Valença em Olinda

Um cruzamento de quatro ruas , fazem desta parte de Olinda o ponto de encontro dos blocos de Carnaval  e pedaço mais animado da cidade. O mais curioso é que os estabelecimentos comerciais deste cruzamento são chamados de " Quatro cantos de Olinda".

Quatro Cantos de Olinda- Cruzamento de encontro dos blocos de Carnaval

Café Quatro Cantos

Pousada Quatro Cantos

Um comentário:

  1. Hummmm, queria estar aí nesse fuzuê, adoro essa farra toda !! Bjinhos Bárbara

    ResponderExcluir