02/05/2010

PRAÇA SAN MARCOS DE VENEZA-ITÁLIA

Planta da Praça San Marco - fonte Wikipedia

A Praça de São Marcos ( Piazza San Marco em italiano) é a principal atração , o cartão de visita para conhecer Veneza e uma das principais praças do mundo, rodeada pela Basilica de São Marcos, o Palácio Ducal com a Ponte dos Suspiro, o Campanário , a Torre do Relógio , etc.


A Piazzeta de San Marco é marcada por duas colunas : uma com a escultura do leão alado , símbolo de Veneza que representa o patrono São Marcos, e a outra é a coluna de San Teodoro com um dragão , o patrono da cidade antes da chegada do corpo do apóstolo São Marcos. No ano de 828 , os pescadores Bom da Malamocco e Rustego da Torcello trouxeram de Alexandria o corpo do apóstolo que está guardado na Basilica de San Marco.

Palácio Ducale
Ponte dos Suspiros

O Palácio dos Doges ou Palácio Ducal fica ao lado das colunas e é o maior exemplo da Arquitetura Gótica Veneziana. Vale a pena visitar o interior, principalmente a Sala del Maggior Consiglio , com pinturas dos doges e a obra “Paraiso “ de Tintoretto, a maior pintura em tela do mundo. Os doges foram os primeiros magistrados da República de Veneza. Ao lado do Palácio fica a Ponte dos Suspiros.

 A Torre do Relógio exibe as fases da lua e os signos do zodíaco e o símbolo de Veneza, o leão alado de San Marcos. O Campanário tem a estátua do anjo Grabriel no topo e pode-se subir para apreciar a vista do alto, usando escadas ou um elevador.
                                       

Sem dúvida , a Basílica de San Marco é uma das mais bonitas que já visitei e o melhor exemplo da arquitetura bizantina , com seu interior revestido de mosaicos dourados que contam a história bíblica do antigo e novo testamento. Além de guardar uma preciosidade atrás do altar maior, a Pala D´oro, o único exemplo inteiramente preservada de arte gótica em ouro. Um retábulo bizantino de metal com pedras preciosas de 1105, medindo 3.5 m por 2.1m .


Pala D´Oro

Interior Basilica San Marco
                                         
O melhor horário para começar a  visitar Veneza é logo cedo onde as filas são menores para a entrada na Basilica , e às 7h00 da manhã é possível ver a guarda veneziana hasteando a bandeira na Praça San Marcos. Outra curiosidade é que é muito comum ver casamentos na cidade. Outra atração presente na Praça são os pombos que lotam o espaço, mas não os alimente porque é proibido por lei.


Coluna de São Teodoro na Praça São Marcos

3 comentários:

  1. Anônimo3/10/11

    na coluna de São Teodoro não há dragão nenhum, apenas ele mesmo, representado por um homem com uma lança.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita ao Blog e gosto que as pessoas participem porque aprendemos juntos. O São Teodoro está sobre o Dragão e a vista pelo ângulo da Praça ,de baixo para cima pode não ser notado comoa tal . Uma outra corrente histórica acredita ser um crocodilo sagrado do Rio Nilo mas eu preferi a versão do dragão.

    ResponderExcluir
  3. Coloquei a foto no final do post para vizualizar a coluna de São Teodoro.

    ResponderExcluir