02/05/2010

GASTRONOMIA VENEZIANA - Itália






Comer em Veneza pode ser um pouco caro, principalmente na área da Praça San Marco, mas pode-se comer de tudo, desde um pedaço de pizza , um sanduiche de panino ou comidas típicas como o “ Risi e Bisi “, arroz com ervilhas, “ Riso Nero”, risoto com tinta de lula e o “ Fegato Alla Veneziana “, fígado com polenta, entre outros. Em Mestre as opções de restaurantes são mais baratas.


Mas os biscoitos do vêneto também são famosos e deliciosos. O “ Buranelli é um deles, típicos da ilha de Burano, vizinha de Veneza. O formato lembra uma barca e feito com farinha, açúcar, margarina, ovos e recheada com chocolate ou amêndoas. Mas a criatividade dos venezianos é grande e batizaram vários doces com os nomes dos principais personagens como : Doce de Casanova ( um pão recheado de frutas secas) Doce da Colombina ( recheado de amêndoas), do Arlechin, etc.

Buranelli

Doce Casanova

Doce Colombina

Outros biscoitos são famosos como os “ Baicoli” e os “ Zaetti. No Carnaval é comum encontrar em toda a Itália, os biscoitos típicos para esta festa e que podem mudar de nome dependendo da região. Principalmente no Carnaval de Veneza , encontramos os biscoitos fritos " Galani "




Um comentário:

  1. Peccato che ho fatto un viaggio economico perché amo i dolci!!!!
    Mi ricordo di aver visto una pasticceria a Venezia che c'erano due dolci curiosi: Il "Moretti" e la "Patata Giuliana". Beh, curioso per me, ovvio! :)
    Abbiamo comprato nel primo giorno il Moretti con la speranza di comprare la Giuliana nel giorno dopo. Ma... la pasticceria si era sparita :D
    hahahahaha
    Mah... non l'abbiamo trovata nel giorno seguente!
    :)
    Baci

    ResponderExcluir