20/02/2010

VENEZA - Itália


Gondoleiros de Veneza

No ano passado realizei um grande sonho de passar o Carnaval em Veneza e já escrevi sobre isto em outro post. Acredito que todos já assistiram algum filme com cenário nesta cidade ( Uma Saída de Mestre, O Mercador de Veneza,Todos dizem eu te amo,Escândalos no hotel, Um Pequeno Romance, etc). Mas o personagem mais retratado  foi  Casanova, que nasceu em Veneza em 1725 , e foi um dos maiores amantes do século 18.



O Festival de Cinema de Veneza ,no final de agosto é um dos mais importantes, assim como  a Bienal de Veneza, em junho dos anos ímpares, a Regata Histórica, no primeiro domingo de setembro, entre tantos outros eventos.



Veneza também é conhecida pelos seus canais no lugar de ruas e gôndolas substituindo os automóveis, além das inúmeras pontes. Esta característica já seria o bastante para ser um ícone a ser visitado, mas ela tem muito mais: foi uma potência comercial no século X com a maior frota de barcos da Europa, comandada pelos Doges, líderes da cidade que residiam no Palácio Ducal. Tem como patrono São Marcos, enterrado na Basílica de São Marcos, terra natal de vários Papas da Igreja católica ( Gregório XII,Eugenio IV, Paulo II,Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X),dos artistas Tintoretto e Canaletto, do compositor Vivaldi, entre tantos outros nomes importantes. É Patrimônio da Humanidade pela Unesco e cidade dos famosos muranos, arte com vidro típico de Veneza.


                                                                    Grande Canal

Tudo isto faz de Veneza um local de muitos turistas e com preços caros para tudo, mas mesmo assim vale a pena. Evite conhecer a cidade no alto verão porque é muito quente e o cheiro dos canais pode ser desagradável. No alto do inverno o nível de água aumenta e você terá que andar sobre pequenas plataformas de madeira na Praça São Marcos.







2 comentários:

  1. Che bello!
    Hai preso un bel tempo a Venezia e le foto sono fantastiche! Principalmente quest'ultima, che è un classico!
    :)

    E sui film, hai già visto "Anonimo Veneziano"? E' un film degli 70 con Florinda Bolkan! E nell'ultima mostra del cinema di Venezia, c'era anche un altro film girato a Venezia che mi è piaciuto tantissimo: Dieci Inverni!

    Beh... per me è la città più bella che io abbia visto e non è per caso che girano tanti film nella Serenissima
    :)
    E' davvero bella!
    Baci

    ResponderExcluir
  2. Non ho visto questo film , vorrei vedere perchè Veneza è una bella città.

    ResponderExcluir