05/02/2010

PERUGIA E O FAMOSO CHOCOLATE BACI- Itália


Falar de Perugia vem logo à cabeça “Bacio da Perugia” , o bombom mais delicioso do mundo , e que lembra a minha infância porque meus avós sempre traziam da Itália , mesmo antes de ter no Brasil. O mais interessante deste chocolate é que em cada bombom vem um papel com uma frase .Bacio significa beijo e “ baci “ beijos ,em italiano . É lógico que quando conheci a cidade de Perugia , queria encontrar uma loja Perugina para conhecer toda a linha de chocolates. E achei uma na principal rua do centro histórico, a "Corso Vannucci," perto da "Piazza della Repubblica".

O mais engraçado é que não sou do tipo chocólatra e não gosto de coisas muito doces, mas este chocolate tem algo mágico, me faz voltar ao passado, me faz sentir o cheiro da casa dos meus avós italianos e o carinho do meu pai. Tornou-se ainda mais especial porque conheci a cidade após dois meses ter perdido meu pai. Foi como senti-lo perto e um aconchego.


A idéia do tema do chocolate , foi do diretor artístico da Perugina nos anos 20, Federico Seneca e inspirado pelo quadro “Baci” de Hayez , que está na Pinacoteca Brena, em Milão. A Embalagem clássica azul mostra um casal sob um céu estrelado,  como esta imagem do quadro acima. 

A Perugina mantém um museu e uma escola do chocolate. Informações no site www.perugina.it .E todos os anos acontece a Eurochocolate Perugia.




Com i tuoi baci, ho disegnato Il mio cielo stellato “
Com seus beijos, desenhei meu céu estrelado

Meu pai foi meu chão e meu céu estrelado, seu carinho sempre me fez enxergar o brilho da vida .

Muitos baci sempre.

11 comentários:

  1. Anônimo13/2/10

    Me deu fome hahahahhahahahahhaha
    parece ser mt bom *---*

    ResponderExcluir
  2. Que lindo !! Adorei o post e suas palavras sobre seu querido e eterno Pai. Visitei o site que mencionou, nossa !! Se eu morasse lá, com certeza faria o curso de chocolate e viraria fã desse chocolate.Como sabe amo chocolate, como não tenho um delicioso Baci, fico com meu brasileirinho basico, Sonho de Valsa do chocolate Garoto mesmo!! quem não tem cão caça com gato, né? Bjinhos adoro vir aqui. Bjinhos Bárbara

    ResponderExcluir
  3. O Baci hoje é vendido aqui no Brasil, mas a maioria é feita na Argentina, um pouco mais durinho do que o italiano. Experimente quando encontrar. Também adoro sonho de valsa e Ouro Branco. Mas vale a idéia das mensagens em cada bombom, não é lindo?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nídia, adorei saber que posso encontrar aqui no Brasil, como não poderia ser diferente a idéia das mensagens, super romântico !! lindo lindo !! Bjinhos Bárbara

    ResponderExcluir
  5. Onde encontra no Brasil, alguem pode me informar?

    ResponderExcluir
  6. Onde encontra no Brasil, alguem pode me informar?

    ResponderExcluir
  7. Rosana. Em lojas que vendem produtos importados é fácil de encontrar, além de lojas do DutyFree de aeroportos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo31/3/12

    Você externou exatamente os meus sentimentos! Vou para a italia em julho e pensamos de visitar Assis, como é perto de Perugia imediatamente pensei no que? Bacci de Perugia? Porque? Meus avós traziam de suas viagens à italia e com eles se criavam momentos mágicos. Entrei no site oficial da cidade e não encontrei nenhuma indicação dessa marca (que marketing ruim)! Aí pensei: vou dar uma googlada pela marca e achei teu blog, pela coincidência resolvi te contar e também agradecer pela dica, agora vou para o site da fábrica, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei seu comentário. Quem teve avós italianos sabe muito bem o que significa este chocolate.Me conte quando voltar da viagem e aparecça sempre a bordo do blog.

    ResponderExcluir
  10. Fernanda Albuquerque3/8/12

    Adorei esse post! Irei passar por Perugia e comprarei alguns. Tem algum sabor em especial que você indica?

    ResponderExcluir
  11. Fernanda....compre todos.rsrsrrsrs
    O Bacci é o meu preferido.

    ResponderExcluir