04/01/2010

VINHO VERNACCIA DI SERRAPETRONA - Itália



No blog sobre a cidade italiana de Camerino, escrevi que meu pai me ensinou a apreciar um bom vinho e comentei sobre o Vernaccia di Serrapetrona. Algumas pessoas me perguntaram sobre este vinho porque conheciam apenas o Vernaccia de San Gimiliano , da região da Toscana , e outros mais famosos da região de Marche como : o Verdicchio dei Castelli di Jesi, Verdicchio di Matelica ( brancos e ligeiramente frisantes), Rosso Piceno ( tinto ) e outros com DOC, que significa denominação de origem controlada. O Vernaccia de Serrapetrona tem denominação DOCG , denominação de origem controlada e garantida. Não sou especialistas em vinhos mas este está na minha lista dos melhores que provei.

Serrapetrona na Região de Marche-Itália

Serrapetrona é uma região da província de Macerata e produz o Vinho Vernaccia, um espumante tinto de cor rubi intenso e com uma graduação alcoólica mínima de 11,5. A melhor maneira de chegar na região é com aéreo até o Aeroporto Internacional de Ancona , seguir com trem até a estação de Tolentino , e depois um taxi até Serrapetrona. Partindo de Camerino com taxi, o custo para ida e retorno é em média 10 euros. Mas é importante agendar as visitas para conhecer as vinícolas.

Distâncias de Serrapetrona:
Ancona 60 Km
Tolentino 14 Km
Camerino 30 Km

Uva Vernaccia

Existem muitas vinícolas na região , mas o vinho que experimentei é da Quacquarini , que produz apenas o Vernaccia com uma produção limitada, além de Doces como os biscoitos Cantuccini, torrones e chocolates.



2 comentários: