06/01/2010

O QUE FAZER EM CAMERINO - Itália

Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:




Camerino não é uma cidade que está dentro dos roteiros turísticos porque é um centro universitário , mas fica muito próximo de várias cidades interessantes como Perugia, Assis, San Marino, entre outras. Está inserida na região de Marche, no centro da Itália e com muitas montanhas e colinas, além do Mar Adriático e praias belíssimas para o banho de mar .

Civitanova e o Mar Adriático

Para chegar ou sair de Camerino é muito fácil e com várias alternativas de trem ou ônibus. Consulte o site www.trenitalia.it. Na Piazza Cavour fica a agência de turismo que vende passes de trem ou ônibus para várias localidades. Um passeio fácil e barato saindo de Camerino é até Ancona, a capital da região ou Civitanova que tem um mercado central de roupas , couro e artigos da região aos sábados. Na maioria das cidades italianas estes mercados de rua são comuns e é possível encontrar antiguidades e produtos feitos artesanalmente como azeites, vinhos, queijos, etc. Foi em um destes mercados que conheci uma flor típica italiana: a Mimosa . No dia Internacional da Mulher os homens italianos entregam esta flor para as mulheres que prendem na roupa com um alfinete. A Flor Mimosa foi escolhida como símbolo deste dia por ser delicada porém forte como as mulheres.

Flor Mimosa

Outros monumentos merecem a vista como o Monastério de Santa Clara, A Rocca Borgia, a Igreja de San Domenico, Basilica de San Venancio, a Igreja Santa Maria in Via Custodia ,a Rocca Varano e o Monastério de Camerino.

                                       
Basilica de San Venancio

Convento de Camerino

                                     

                                     
Camerino ao fundo vista do Convento

O Teatro Marchetti fica no mesmo complexo da Prefeitura da cidade e por ser uma cidade universitária a programação é sempre atualizada .A visita para conhecer já vale a pena pela arquitetura do lugar. No subsolo do teatro foram encontrados vestígios dos romanos.

                                               
Teatro Marchetti



Prefeitura de Camerino


VEJA MAIS SOBRE CAMERINO NOS MARCADORES AO LADO

161 comentários:

  1. Nidia,
    Sou brasileira, estava na Internet procurando conhecer um pouco sobre Camerino e acabei entrando no seu Blog,estou adorando suas postagens e através dele me inteirando sobre a Itália, inclusive me coloquei como sua seguidora, sou artista plástica e professora de arte, em outubro estarei fazendo um curso de Italiano na Universidade Dante Alighieri.
    Abraços,
    Carmen Bridi

    ResponderExcluir
  2. Nidia , A lojas em Camerino ? Lojas de Eletronicos ?

    ResponderExcluir
  3. Ivan, Camerino é uma cidade pequena mas possui uma estrutura para atender os moradores e estudantes. Na Via principal tem várias lojas, bares e restaurantes. Você poderá encontrar eletrônicos em uma loja enorme no Shopping próximo à cidade de Perugia, que fica perto de Camerino.

    ResponderExcluir
  4. Maravilha,nunca tinha ouvido falar de Camerino,mas me parece uma cidade linda w romântica.....

    ResponderExcluir
  5. E a Universidade,gostaria de conhecer.....

    ResponderExcluir
  6. Alberto. Enorme prazer saber que é o mais novo seguidor do blog. Camerino é realmente uma cidade especial. Veja os outros posts sobre ela e Bem-vindo à bordo.

    ResponderExcluir
  7. andreatmrs20/3/12

    Se me permites, vou passar minha experiência em Camerino.
    Fiz o curso de italiano na Scuola Dante Alighieri, de Camerino, por 4 semanas em Ago/11. A cidade é medieval e muito lindinha, ruas estreitas e tortuosas, com excelente infraestrutura, mas, sendo uma cidade universitária, tem limitação para atender os turistas. Dá para andar por quase toda a Itália de trem, e a cidadezinha é bem servida em linhas de ônibus intermunicipais. Quem for fazer o curso na escola, nem se preocupe muito com passeios, eles têm uma vasta programação de excursões, eventos artísticos e prestam assistência aos alunos que queiram outras atividades ou viagens. A Júlia é uma gaúcha que estuda na Universidade de Camerino e trabalha na escola. A Universidade é uma das mais antigas do mundo, fundada no ano de 1236 (www.unicam.it). Oferece cursos nas áreas de direito, veterinária, biotecnologia, arquitetura e farmácia. Ir à Camerino foi uma experiência fascinante e que pretendo repetir dentro de alguns anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que falou andreatmrs. Estamos em camerino fazendo esse mesmo curso e estamos adorando. Hoje a tarde (1º dia) iremos conhecer a cidade e a universidade de Camerino. Quem não conhece, vale a pena conhecer. Aprovadissimo e recomendadissimo.

      Excluir
  8. Andrea, obrigada pela participação e é sempre bom ter outra pessoa falando de Camerino. Eu já fui duas vezez e ainda pretendo voltar este ano.A experiência de outra pessoa que foi ajuda quem está procurando informações. A Julia é minha amiga, assim como a Luciana e outros na cidade e fazem de tudo para tornar sua estadia a melhor possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Update: A Julia não mora mais em Camerino.

      Excluir
  9. Gabriela B. Lanzarin10/4/12

    Olá a todos! Estou querendo participar em Janeiro de 2013 desta excursão à Camerino, onde há o curso de italiano de 4 semanas. Gostaria de saber mais dicas sobre o que fazer ao redor (O site de horário dos trem foi o que você passou acima? http://www.trenitalia.it?). Também gostaria de saber se é possível sair na sexta e ficar até domingo em outro país, pois gostaria de visitar Londres, Dublin, Portugal. É possível? As passagens de avião são muito caras? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero ir em janeiro! Já mandei minha ficha de incrição. Só estou esperando eles confirmarem se tem vaga. Você vai mesmo em janeiro, Gabriela?

      Excluir
    2. Marina e Gabriela, provavelmente vamos nos encontrar! Também fiz minha inscrição e estou super ansiosa!

      Excluir
    3. Marina e Gabriela, provavelmente vamos nos encontrar! Fiz minha inscrição hoje para o curso e estou muito ansiosa!

      Excluir
    4. vocês que foram em janeiro pode me dizer como foi? estou pensando em ir em Janeiro de 2016

      Excluir
    5. Olá Bruna!
      Retornei de Camerino há duas semanas. Fiz o curso de italiano 15 dias e gastronomia 15 dias... 1 mês ao todo.
      Estou me organizando pra retornar...super recomendo! Camerino é fascinante!!!! Boa viagem e aproveita tudo por lá! Bj

      Excluir
  10. Anônimo19/4/12

    ola, pretendo fazer curso de 2 semanas em Camerino, além disso gostaria de encamjinhar minha cidadania italiana por lá, sabem se é possivel fazer isso em Camerino? sabem de alguem que possa me orientar? maida

    ResponderExcluir
  11. O curso de 2 semanas é quase o mesmo preço do curso de 4 semanas.A Escola não faz o processo de cidadania, mas conheço uma amiga que mora em Camerino e conhece bem o processo. Me escreva pelo e-mail e envio o contato dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo15/1/13

      Gostaria de entrar em contato com esta sua amiga, também para processo de cidadani meu e-mail jorgeniceia@gmail.com

      Excluir
    2. UPDATE: a minha amiga não trabalha mais com cidadania e já retornou ao Brasil após concluir seu curso na Universidade de Camerino.

      Excluir
  12. Angélica18/6/12

    Olá, gostei muito deste blog e também gostaria de relatar minha experiência durante o curso em Janeiro/2012. Talvez possa te ajudar Gabriela, pois, eu fui com mais 5 amigas e nós também queríamos passar por outros países inclusive Portugal. Optamos por ficar mais uma semana na Europa após o curso e ainda no Brasil compramos passagens para Paris, Barcelona e Portugal e de lá retornamos ao Brasil. Nossa viagem foi incrível, porém tivemos alguns problemas que não estavam em nossos planos. No final de Janeiro costuma nevar em Camerino e faz mais frio ainda e a neve no nosso caso foi terrível, pois a saída da cidade foi muito complicada. O ônibus da escola nos levou até Roma, porém, noós perdemos o vôo e tivemos que comprar outra passagem para Paris. Os vôos entre estes países nos permitiam apenas 20kg de bagagem. Como o inverno nessa época é intenso, tínhamos muita bagagem e isso significou pagar excesso. Escolhemos passar por 3 países em uma semana, muitos lugares para pouco tempo. Concluindo, sair de Camerino durante o Curso para conhecer outro país acredito meio impossível, pois, vc gastará de 4 a 5 horas até chegar a Roma, para seguir seu destino. Outro detalhe, é que nos finais de semana a escola planeja vários passeios muito legais! Aproveite, é uma vigem inesquecível!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá a todos, e parabéns Nidia pelo blog é de muita ajuda... mas preciso de maiores informações já que pretendo ir fazer um curso de 4 semanas na Scuola Dante Alighieri em jan/13, e queria saber o que você acha da escola, em qual aeroporto devo descer, essas coisas básicas... seria de muita ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica22/6/12

      Olá Joyce, fiz o Curso em Janeiro/2012 e gostei muito. A escola disponibiliza um ônibus para levar os alunos até Camerino, com pessoas responsáveis a mostrar os apartamentos. Fica um representante da escola no aeroporto em Roma (Fiumicino), normalmente até às 17h do domingo que antecede o curso. Detalhe, são 3 horas de Roma a Camerino.

      Excluir
    2. Angélica deu para fazer os passeios??? Neva muio não é, isso não atrapalha???

      Excluir
  14. Ah se puder me envie as informações por e-mail... tenho muitas dúvidas: joyceporto1985@gmail.com; joyceporto199@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gabriela, em janeiro o frio e neve são bem intensos, mas nada que um bom casaco não resolva.
    Nos finais de semana a escola programa alguns passeios e não sobra muito tempo para viagens longas.O que a maioria faz quando a Escola programa um passeio para alguma cidade é ir antes e voltar com a escola ou ficar na cidade e depois voltar sózinhos. Exemplo: Na visita de Firenze você pode ficar e visitar Siena, San Gimiliano com ônibus que sai no terminal em frente à estação de trem Santa Maria Novella. Ou pegar o trem e conhecer pisa e Cinqueterre. Em Roma ou outra cidade a mesma coisa, sempre programando ficar por conta, e a escola te ajuda a reservar hotel, etc.
    Para conhecer Londres, Dublin e Portugal no final de semana ficará bem apertado o tempo e você gastará muito. Sugiro comprar sua passagem pela TAP e quebrar na volta em Portugal.Para Londres e Dublin você pode pegar um voo low cost saindo de Portugal.

    ResponderExcluir
  16. Joyce, enviei um e-mail para você com meu telefone caso queira conversar sobre Camerino. Veja também os posts de Itália, Roma e outros de Camerino neste blog.
    O melhor aeroporto é o de Roma e de lá você pode pegar o translado da escola.

    ResponderExcluir
  17. Gabriel Borelli25/6/12

    Olá! Estudo italiano com a Joyce. Estou querendo ir até a Itália estudar esse ano (provavelmente em outubro) e ela me mostrou o site da Dante Alighieri. Me interessei bastante pelo curso e, pelo que li aqui, o pessoal gostou da escola. Gostaria de saber mais ou menos quanto devo levar para passar 4 semanas considerando alimentação, os translados e passeios organizados pela escola. Quem puder me mandar mais informações pelo e-mail gborelli_89@hotmail.com eu agradeceria muito!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Beatriz5/7/12

    Ola!!! Estou indo para Camerino para começar o curso no dia 30 de Julho e estou com uma duvida: devo chegar ao aeroporto internacional de Roma por volta de 15:00, até que horas o pessoal da escola espera para nos levar ate Camerino?
    Obrigada pela ajuda...adorei o blog

    ResponderExcluir
  19. Gabriel,você não gastará muito com alimentação considerando que poderá cozinhar no apartamento. Tem um post dentro da série Camerino que falo sobre alimentação e quanto custa em média.Também existem cantinas, lanchonetes onde poderá comer pizza, risotos, massas e lanches.Tudo depende do que gosta e quanto precisa se alimentar.Eu uso uma técnica de viagem que sempre me ajuda muito: faço uma previsão de gasto de exsemplo: 50 euros por dia e deixo isto reservado colocando na carteira diariamente o dinheiro. Isto me ajuda porque as vezes posso gastar mais ou menos, mas sei que tenho esta quantia para toda a viagem. Fora isto sempre deixo o cartão de crédito apenas para emergência e pago tudo com dinheiro que levo uma parte e outra deixo no cartão rendimento que posso sacar nos caixas eletrônicos. Já comentei aqui sobre isto em Dicas de Viagens ( Visa Travel Money). Os passeios da escola estão inclusos e os que eles oferem como extras não são caros, creio que não chegam a 100 euros.

    ResponderExcluir
  20. Beatriz, basta informar ao pessoal da escola o seu horário de chegada. Normalmente eles passam para pegar os alunos no final da tarde onde a maioria dos voos chegaram. Eu me encontrei com o motorista no meeting point logo na saída do meu terminal de desembarque.

    ResponderExcluir
  21. Olá Nidia
    Estarei indo a Camerino muito em breve, porém faço um Curso aqui no Brasil em que preciso estar conectada a internet pelo menos por duas ou três por dia e aos sábados tenho que estar online direto para a aula que ocorre presencialmente (aqui no Brasil, das 8 as 17h = horário do BR), pois já comuniquei a escola e eles me autorizaram assistir a aula pelo skype ou algo similar. MInha pergunta é: tem internet nos apartamentos que a escola Dante disponibiliza? Se não, temos como estar comprando o serviço de internet 3G para PC?
    Como ainda não fiz minha inscrição e não sei se posso escrever para a escola em língua portuguesa, estou aqui "abusando" de seus conhecimentos. Adorei seu blog, eles está sendo um guia excelente para mim. Estava em duvida de onde estudar e pelos seus relatos foi que decide por Camerino. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  22. Eliane
    Nas duas vezes que fui não tinha ainda o serviço de internet nos apartamentos, apenas na Escola usando os computadores deles ou W-Fi, na Universidade com os computadores deles ou na Biblioteca com o seu computador. Eu usava a biblioteca com meu computador e falava no Skype sem problemas com minha família.Solicitamos a internet nos apartamentos porque sem dúvida ajuda muito por conta do fuso horário, mas não sei se já colocaram.
    Você pode enviar um e-mail para a Escola em português para a Julia, uma brasileira que mora em Camerino e ajuda o pessoal do Dante com os brasileiros.Se não conseguir resposta pode me escrever que eu entro em contato com eles, aliás perguntarei no facebook hije para a Julia.Se tiver facebook, pode me adicionar e procurar nos meus amigos a Julia e falar direto com ela também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada, Nídia!
      Tenho facebook sim e vou te adicionar!
      Preciso ter essa garantia que poderei assistir minhas aulas lá online, para só assim poder agendar o Curso.
      Se tiver alguma informação a mais, por favor, me de um toque por aqui, mas mesmo assim farei os contatos que você me sugeriu, mais uma vez, muito obrigada

      Excluir
    2. Olá Nidia
      Ainda não recebi resposta do email que enviei lá para a escola, em nome da JUlia. Preferi colocar aqui, assim se for a duvida de mais alguém, já fica registrado no blog.
      Vc conseguiu contato com a Julia?
      Te agradeço desde já qualquer informação que vc possa conseguir. Obrigada!

      Excluir
    3. Update; Os apartamentos já tem internet com custo adicional e a Julia já retornou ao Brasil

      Excluir
  23. Anônimo13/8/12

    Olá Nídia, parabéns pelo seu blog, estou acompanhando pois vou fazer um curso em setembro em Camerino mas acontece que o meu vôo chega muito cedo e o transfer é mais tarde.
    Gostaria de saber como posso ir de ônibus. Pego um taxi até a estação ?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA acesse o site da SCUOLA DANTE que vc encontrará todas as indicações de onibus, trem, etc.

      Excluir
  24. Olá Nída
    Já recebi a resposta da Julia!
    A partir de novembro haverá internet nos apartamentos. Mas eles tem pendrives da Tim para alugar para gente por 3 meses.
    Agora correr atrás de organizar tudo para estar lá.
    Muito obrigada Nidia, pelo toque e a Julia te mandou um enorme beijo.

    ResponderExcluir
  25. Veja o Post " Chegando em Camerino" no marcador ao lado " Camerino" e veja também " Chegando em Roma" no marcador Roma.Taxi não é uma boa opção porque com ônibus ou trem sai muito mais barato. Na minha opinião o ônibus é melhor porque você desce em Camerino. Com trem a parada é Castelraimondo que fica aproximadamente 20 Km e a escola pega você se chegar no domingo antes do inicio do curso.Qualquer dúvida pode escrever no meu e-mail.

    ResponderExcluir
  26. Eliane, aproveite e mil beijos para a Julia e todo o pessoal da Escola.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo17/8/12

    Olá Nidia, sou a anonima do dia 13 de agosto. Obrigada por responder. Acho que deve ser melhor esperar pelo `transfer´ da scuola, mas estou preocupada pois vou viajar sòzinha e não encontrei salas de espera no aeroporto.
    Irei fazer o corso em setembro.
    Um abraço,
    Sandra.

    ResponderExcluir
  28. Sandra, O aeroporto Fiumicino de Roma, onde chegam os voos internacionais tem várias lojas e restaurantes. Logo no desembarque tem um café e subindo o elevador tem um piso com lojas, livraria e mais restaurantes.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo9/9/12

    Olá Nídia. Eu estou indo para o curso do Dante em novembro e ficarei num mini apartamento individual. Vc.saberia me dizer como são os apartamentos e o que têm( tv, internet cozinha) Obrigada. Abraços. Dayze

    ResponderExcluir
  30. Dayze, os apartamentos que conheci em Camerino geralente tem uma cozinha com fogão, geladeira e armários. Quartos com duas camas e banheiros. Quando eu fui não havia internet nos apartamentos mas veja o comentário acima da Eliane sobre isto. Não sei se os apartamentos individuais tem cozinha, mas envie um e-mail para a escola e eles informam. Pode escrever em português para a Julia . uma brasileira que estuda na Universidade e ajuda o pessoal da escola Dante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Update: A Julia não mora mais em Camerino.

      Excluir
  31. Anônimo11/9/12

    Boa tarde, Nídia. Obrigada por suas informações, eu estou sempre acessando o seu blog porque eu gosto muito de viajar. Eu me comunico om a escola em português e a Luciana sempre me responde em português também, então não há dificuldades para pessoas brasileiras entrar em contato com a escola. Suas informações sobre as suas viagens são muito boas e eu gosto muito.Eu enviarei um e-mail para lá, assim como eu já informei sobre meu dia de chegada para o transfer e a Luciana já me respondeu. Abraços. Dayze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayze, depois conte sua experiência em Camerino por aqui.

      Excluir
  32. Oi, Nívia!
    Adorei esse blog! Ele virou um ponto de encontro para as pessoas que estão indo pra Camerino se comunicarem e trocarem informações, além de dar muitas informações importantes! Estou planejando ir pra lá em janeiro e estou aproveitando muito o seu blog. Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Marina, esta foi a intenção porque da primeira vez que fui a Camerino também não encontrava quase nada e tinha muitas dúvidas. Espero ajudar as outras pessoas porque eu adorei a experiência em Camerino.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo15/9/12

    Olá Nídia!
    Sou Maria Teresa, fiz um curso de italiano em Firenze em abril deste ano. Adoro a Itália,já estive lá duas vezes, uma com meu marido e amigos, e esta ultima sozinha. Foi uma experiencia maravilhosa. Estudo italiano aqui em São Paulo, e minha professora falou-me do curso em Camerino, estou planejando ir em 2013, qual a melhor época? não gosto do verão, maio e setembro creio seja a época mais agradavel. não? Já tenho 60 anos, aposentei-me da medicina, como serei recebida, tem pessoas mais velhas estudando lá? Já estou encantada com a cidade...

    ResponderExcluir
  35. Maria Teresa, maio é muito bom porque terá oportunidade de conhecer a participar da Festa Medieval.O clima é bom neste período porque ainda não está muito quente e já passou o frio do inverno. A escola separa as pessoas nos apartamentos por idade portanto não se preocupe porque tem alunos de todas as faixas etárias . Nos meses que não são de ferias escolares a probabilidade de ter pessoas mais velhas é maior.Pode procurar a Luciana ou Julia na escola que dará todas as informações que precisa.A Julia é brasileira e estuda na Universidade e trabalha na escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Update: A Julia retornou ao Brasil após concluir seu curso.

      Excluir
  36. Anônimo26/9/12

    Nidia, eu vou ficar mais 4 dias na italia, após o curso que termina no dia 23/11/2012, então eu não se eu fico em milão, que é de onde parte o meu aereo ou fico em veneza, verona ou ou padua. Voce saberia me dar dicas dos melhores locais? Obrigada. Dayze

    ResponderExcluir
  37. Na minha opinião eu iria para Verona por um dia porque é uma cidade agradável de andar com praças e um bom comércio. Passaria mais um dia em Veneza e terminaria os últimos dois em Milão. Pádua é uma cidade bonita mas ñão tem muito o que fazer.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo3/10/12

    Nídia, obrigada por sua resposta.
    Ainda não decidi ao certo o mês, talvez maio viage com meu marido para Espanha e Portugal, aí irei em setembro para Itália. Creio que este mês também seja bom.
    Acho que ainda vou te pedir outras dicas.
    Grazie mille.
    Maria Teresa

    ResponderExcluir
  39. Nídia,
    Adorei as informações do seu blog.
    Pretendo fazer um curso de Língua Italiana em Camerino, na Scuola Danto Alighieri em Novembro de 2013. Já fiz um curso da língua da mesma época em Firenze, no ano de 2011, e lembro que chovia muito naquela região. Em Camerino também é assim? Chove muito em Novembro?
    A cidade tem um bom centro de compras, além dos pontos turísticos?
    Grazie mille.
    Fernanda Costa

    ResponderExcluir
  40. Fernanda,também estudei em Firenze mas não foi língua italiana e sim uma especialização em Light Design. Não me lembro de chover em Firenze em novembro, mas o tempo também está meio maluco.Camerino é uma cidade mais alta e portanto mais fria e também não peguei chuva, apenas neve.O centro de Camerino tem restaurantes, algumas lojas que não valem a pena compras porque são mais caras do que Roma ou Civitanova que é mais perto e tem um mercado de rua aos sábados ótimo para compras, mas terá tudo o que necessita para sua estadia como mercadinhos, lojinhas de doces, cafeterias, loja de massas, banco, livraria,farmácia, etc. Veja os outros posts sobre a Camerino.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo17/1/13

    Olá Nidia,

    Entrei aqui apenas para saber um pouco sobre uma linda cidade que conheci apenas por foto e fiquei ainda mais encantada por suas informações. E acho que me convenci de que posso também fazer um curso do idioma que tanto admiro nessa cidade tão encantadora. Vou procurar todas as fontes que foram recomendadas aqui, mas gostaria de saber se o curso oferecido lá exige algum conhecimento prévio da língua.
    Também gostaria de dizer que o que me chamou atenção DE CARA em seu blog foi a foto postada acima da viagem em família cuja placa mostra se não me falha a minha visão o nome Vitória da Conquista na Bahia que é justamente a cidade onde moro atualmente... rs Será que é isso mesmo? O nome está bem apagado.
    De qualquer forma foi um prazer enorme poder compartilhar dessas informações e saber que há tanta há tantos barsileiros já foiam ou desejam ir a Camerino.
    Agradeço suas informações e dos demais seguidores !
    Um grande abraço a todos !
    SANDRA CARVALHO

    ResponderExcluir
  42. Sandra, obrigada pela visita e sinta-se em casa para fazer parte do blog. A foto de criança com o pé na estrada é em Vitória da Conquista e me lembro bem desta viagem em estrada ainda de terra. A cada carro que passava era aquela nuvem de fumaça. rsrsrrs.
    A EScola Dante Alighieri de Camerino não exige um conhecimento prévio de italiano e se você não sabe nada da língua provavelmente ficará em uma classe básica com pessoas na mesma condição.Na primeira vez que fui uma das meninas do meu apartamento só falava inglês , não sabia nada de italiano e ficou nesta classe. Após um mês ela já falava e o pessoal também ajuda bastante. O importante é viver a experiência e seu sonho.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo17/1/13

    Bom Dia Nadia,
    Agradeço a sua acolhida e gostaria de dizer que não consegui dormir sem antes dar uma boa lida em tudo a respeito de Camerino e da Escola. Acredito estar diante da possibilidade de realizar três desejos: Fazer um curso fora do Brasil, conhecer um pouquinho da Italia e fazer uma viagem sozinha. E agora vejo que posso juntar tudo numa "empreitada" só. É o meu sonho saindo da imaginação e indo pro papel (já é um passo adiante !).Tenho um grande desafio pela frente porque sou mãe de uma criança especial, somos nós duas, moramos aqui há pouco tempo vindas de SP e precisarei ter um plano de ação. Mas ao passar o "susto" da família após comunicar minha decisão acho que irão cooperar...rs Porque acredito que não cheguei nesse blog por acaso. Era o "clik" que eu precisava pra acreditar que É POSSÍVEL. Faço um curso para iniciantes on line mas não consigo manter uma rotina porque acabo dando prioridade às necessidades da Juju, mas sei que com um pouco de disciplina e planejamento do tempo posso melhorar meu empenho. Pense numa pessoa animada ! Pois estou mais animada ainda . . . rs. Vou te incomodar algumas vezes porque tudo que sei no momento é que devo começar pelo orçamento e pelo calendário ... rs
    Obrigada e até breve !
    Bjs

    SANDRA CARVALHO

    ResponderExcluir
  44. Sandra,eu sugiro maio para participar da festa medieval...tem post aqui no blog de quando participamos. Meu marido gostou tanto que quer retornar assim que possível. Foram dias divertidos em Camerino entre amigos e a cidade parece que volta no tempo.Leia também as dicas de viagens que podem ajudar na sua programação e me escreva sempre. adorei te conhecer mesmo virtualmente.

    ResponderExcluir
  45. Anônimo21/1/13

    Ôi Nadia !
    Vc tem algum e-mail da Julia que eu possa utilizar ? Tenho dúvidas sobre dias de chegada, traslado e acomodações na cidade.

    Tenha uma ótima noite !
    Bjs
    SANDRA CARVALHO

    ResponderExcluir
  46. Sandra, pode escrever direto para a escola aos cuidados da Julia, mas ela estará apenas em fevereiro em Camerino porque está em férias no Brasil.No site tem os dias de inicio dos cursos na primeira segunda-feira de cada mês. Você chega um dia antes e pode contratar o traslado da escola que te pega no Aeroporto de Fiumicino em Roma ou chegar de trem e ônbus que você pode ler nos posts de Camerino. A Luciana ou Anna na escola também podem te ajudar. Se precisar pode me escrever também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo13/2/13

      Muito obrigada Nadia !

      Estive fora uns dias por isso não te agradeci há mais tempo.
      Farei como sugeriu.

      Até qualquer hora ! Bj grande!
      SANDRA CARVALHO

      Excluir
    2. Update: A Julia retornou ao Brasil após concluir seu curso

      Excluir
  47. Olá Nádia! Fiquei muitíssimo feliz por encontrar seu blog. Eu quero me planejar para estudar no mês de julho/13 na Scuola Dante Alighieri. Comecei a pesquisar as agências de intercâmbio daqui de Fortaleza, mas infelizmente nenhuma delas tem parceria com a escola.Eu gostaria de continuar com a idéia de estudar em Camerino. Então meu receio é: será que é tranquilo fazer esse intercâmbio sem ser por uma agência? Eu nunca viajei pra fora do Brasil, então não sei como me organizar com relação aos seguros viagem e saúde sem ser por uma agência.
    Desde já agradeço a atenção.
    Um abraço
    Karine Pitts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11/2/13

      Oi, Karine. Sou de Fortaleza. Vou fazer o intercâmbio em maio , dá para comprar as passagens, o seguro e a carteirinha em lugares diferentes. Recomendo comprar logo as passagens. A Alitalia tem preço bons e os voos são diretos. Pesquise casas de câmbio.
      Márcia Rodrigues >> marciarmr@yahoo.com.br

      Excluir
  48. Karine, é muito tranquilo fazer este curso sem uma agência. Pode escrever direto para a escola para a diretora Anna ou a secretária Luciana e elas ajudarão em todas as informações.Para a passagem, seguro, etc você pode entrar em contato com uma agência para te ajudar. Se precisar pode me escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada Nádia! Você poderia me enviar o email delas? Ou pode ser aquele que está no site?

      Um grande abraço.

      Excluir
    2. Prezada Nádia, tenho mais um dúvida. Nos quartos eles colocam mulheres separadas dos homens? É porque vou sozinha, e caso seja junto com os homens eu prefiro ficar em um apartamento só.

      Muitíssimo obrigada.
      Um grande abraço.

      Excluir
  49. Karine, pode usar o e-mail do site. A seleção para os apartamentos e quartos é unir pessoas da mesma idade, mas não misturam no mesmo quarto homens e mulheres. Existe a opção de ficar só em um apartamento mas é mais caro. No meu apartamento fiquei com uma brasileira da mesma idade, no outro quarto duas argentinas ( mãe e filha ) e no outro duas meninas também da mesma idade.

    ResponderExcluir
  50. Anônimo11/2/13

    OI, Nídia! Parabéns pelo blog! Estava procurando informações sobre Camerino e encontrei seu blog. Sabe, queria saber mais sobre as lojinhas, as docerias, farmácias, cafeterias e restaurantes. Os lugares turísticos são pagos ou gratuitos? Grazie. Baci!

    Márcia Rodrigues

    ResponderExcluir
  51. Camerino não é o paraíso das compras,mas tem cafeterias como a Centrale na Piazza Cavour,farmácia, loja de doces perto da Roca, lojinhas, mercadinhos e bons restaurantes.E o mais gostoso que você pode conhecer tudo andando pela cidade porque tudo é muito perto.Os lugares turísticos são gratuitos, você pode entrar na Universidade e ficar no balcão observando a paisagem, na biblioteca, nas igrejas, museus, roca,teatro, etc.

    ResponderExcluir
  52. Anônimo25/2/13

    Muito obrigada, Nídia! Suas dicas são muito úteis! :)
    Márcia Rodrigues

    ResponderExcluir
  53. OLÁ!!!!
    Estou interessado em fazer curso de italiano, porém, sou um literal analfabeto idiomático e desejo ir só. Tenho um pouco mais de 50 anos e desejo aproveitar minhas férias de julho/2013.
    Tomei conhecimento do presente blog e estou achando muitooooo interssante e estimulante.
    Alguém poderia ajudar-me com informações e detalhamento pertinentes.
    Desde já agradeço, solicitando contato via e-mail: dr.beltramini.adv@gmail.com
    Atenciosamente,
    Luiz Henrique.

    ResponderExcluir
  54. Luiz, não precisa saber italiano para fazer o curso porque conheci pessoas que chegaram lá sem falar nada.Estou à disposição para auxiliar e também pode escrever para a escola e falar diretamente com a Julia Orlandi, uma brasileira que mora em Camerino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Update: A Julia retornou ao Brasil após concluir seu curso. Podem falar com a Luciana, secretária na Escola

      Excluir
  55. Muito bom o seu blog. Amei!
    Irei à Camerino no final deste mês para cursar italiano. Farei dois meses de curso e ficarei na Itália por um bom período. Você mora na Itália ou no Brasil?
    Obrigada pela atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  56. Muito bom o seu blog. Amei!
    Eu irei à Camerino no final deste mês cursar italiano. Após o curso, permanecerei um bom período na Itália.
    Você mora na Itália ou Brasil?
    Obrigada pela atenção.
    Abraços

    ResponderExcluir
  57. Bianca, depois nos conte sua experiência em Camerino. Já morei na Itália enquanto estudava e tenho família na toscana, mas atualmente estou morando no Brasil.Boa viagem.

    ResponderExcluir
  58. Daniele14/5/13

    Ola! Que bom encontrar seu blog para obter mais informaçoes sobre Camerino, estou adorando ler as dicas.

    Voce sabe dizer se ´e facil encontrar caixas eletronicos para sacar dinheiro de cartoes de debito? Sera que a propria escola pode ser paga assim? Quero evitar a tributacao superior do cartao de credito.

    E facil alugar carro la? Pensei em sair de la apos o final do curso para curtir um pouco mais a regiao, pois pelo site da trenitalia vejo que os trajetos sao longos, pois exigem muitas conexoes e esperas, dependendo do destino.

    Outro ponto - irei em julho. Imagino que eles parem para a siesta. O que fazer (al´em de dormir kkk) nesse horario? E˜ possivel fazer caminhadas ou esportes nesse horario ou esta˜ tudo fechado ou e˜ muito calor?

    ResponderExcluir
  59. Daniele, saquei dinheiro no caixa eletrônico do Banco em Camerino sem problemas nenhum.A Escola paguei em dinheiro que saquei no banco. Neste link comentei sobre isto com foto do banco que usei: http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2010/12/visa-travel-money.html

    Em Camerino o comércio realmente para para a siesta mas tem muita coisa para fazer como conversa jogada fora com os amigos na praça lagarteando no sol,biblioteca, museus,etc.Devido ao fuso horário este era o horário que aproveitava para falar com a família no Brasil pela internet. Em julho é muito quente mas é delicioso fazer caminhadas pelos arredores, principalmente para o lado do Convento Franciscano, a paisagem é linda por lá e você avista Camerino de longe entre as folhagens.

    Não sei dizer sobre carro alugado partindo de Camerino, mas o pessoal da Escola pode te ajudar com esta informação.Usei apenas trem e ônibus para sair e chegar da cidade.

    ResponderExcluir
  60. Anônimo4/6/13

    Oi, já estive aqui buscando informações de Camerino e voltei para compartilhar minhas impressões. Acabei de voltar do curso de maio e simplesmente ADOREI! Estava frio demais para maio, até para quem mora lá. Mas isso não tirou a beleza de Camerino. A cidade é muito pequena com 7 mil habitantes, tem uma parte dentro dos muros e outra fora. Tudo muito perto e a vista é linda. Eu morava no Buongiovanni com mais três maninas que se tornaram minha família. É uma convivência muito intensa até com as pessoas da escola. Os passeios foram muito bonitos, são lugares incríveis. A Itália em si é apaixonante.Recomendo andar de trem e ônibus. A comida nem se fala. Em Camerino comi muito bem. A festa da Corsa alla spada e palio foi especial, algo único. A cidade se enfeita com bandeiras, e cada região tem sua squadra. Esse ano os Di Mezzo ganharam e aconteceu uma grande festa. A noite de Camerino não é muito agitada, mas sempre tem um bar para ir depois do jantar. Um pouco do que vivi... Espero que vocês possam viver coisas maravilhosas. Bj :)
    Márcia Rodrigues

    ResponderExcluir
  61. Márcia, Obrigada por compartilhar sua experiência em Camerino. É sempre bom ouvir de outra pessoa porque eu também simplesmente me apaixonei pela cidade. Incentivo as pessoas a viver por um mês algo que será marcante em toda a sua vida.Participei da Festa Medieval pelos Mezzo na segunda vez que estive em Camerino e fiquei muito feliz da vitória deles este ano. Sinta-se à vontade para escrever e nos contar mais porque este blog é visitado por muitos futuros alunos cheios de dúvidas sobre a viagem, o curso e o lugar.

    ResponderExcluir
  62. Vou fazer o curso na Scuola Dante Alighieri em outubro, estou bastante segura pelos comentários que li, e tenho certeza que vai ser uma experiência incrível. Queria algumas dicas de que tipo de roupa levar (outubro é outono lá), quanto devo gastar nesses dias do curso, vi sua dica de 50 euros por dia, mas queria ser mais precisa em questão dos passeios e da alimentação. Outra dúvida é: nos quartos duplos, tem cofres?
    E parabéns pelo blog, muito útil!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  63. Vou fazer o curso na Scuola Danti Alighieri em outubro, pelo que li aqui estou segura e tenho certeza que será uma experiência incrível. Apesar das ótimas dicas, ainda preciso de mais algumas...rs Em outubro será outono, que tipo de roupa devo levar? Quanto gasto por dia com alimentação e aos finais de semana com os passeios? Vi a dica de 50 euros por dia, mas queria alguma coisa mais precisa (se possível). Os quartos duplos, tem alguma espécie de cofre?
    Quero principalmente parabenizá-la pelo blog e agradecer pelas dicas!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  64. Márcia, em outubro não está muito frio mas já começa a esfriar, portanto poderá levar ou comprar um casaco por lá.Não precisará de roupas muito quentes e pesadas, mas também não é alto verão. São apenas suposições porque o tempo está cada vez mais louco.Veja algum site sobre o tempo alguns dias antes da viagem e terá uma noção melhor.exemplo este : http://br.weather.com
    No apartamento que fiquei não havia cofre, mas chaves em cada porta do armário e também chaves da porta do quarto que dividia com outra estudante.Cada uma tinha a sua chave.
    A alimentação é bem tranquilo e em todo lugar poderá comer em restaurante ou lanches pelo caminho . Também é um costume que verá com frequência não apenas com os alunos da escola, mas na Itália em geral, os alunos levam seus próprios lanches feitos em casa para comer durante o passeio.Espero ter ajudado e nos conte depois porque podem ajudar outras pessoas. Boa viagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, muito obrigada pelas dicas. Pode ter certeza que vou contar tudo como foi lá na Scuola, estou contando os dias pra essa viagem! Obrigada!

      Excluir
  65. Boa noite, Nilda Borelli?

    Estou maravilhada com o seu blog, pois é muito esclarecedor. É que no próximo dia 24 de julho/2013 estarei viajando para a Itália e no dia 29 começo um curso de italiano na Escola Dante Alighieri de Camerino que irá terminar em 09 de agosto. Serão apenas duas semanas de aula e estou animada e confiante. Gostaria de saber se durante este período haverá algum brasileiro ou brasileira por lá fazendo o curso e se positivo gostaria que entrassem em contato comigo por meio daqui.

    Nilda, eu tenho uma pergunta, você sabe me dizer se é fácil encontrar alimentos sem lactose e sem glúten em Camerino é que tenho algumas restrições alimentares.

    Muito obrigada e um abraço.

    ResponderExcluir
  66. Boa noite, Nilda Borelli?

    Estou maravilhada com o seu blog, pois é muito esclarecedor. É que no próximo dia 24 de julho/2013 estarei viajando para a Itália e no dia 29 começo um curso de italiano na Escola Dante Alighieri de Camerino que irá terminar em 09 de agosto. Serão apenas duas semanas de aula e estou animada e confiante. Gostaria de saber se durante este período haverá algum brasileiro ou brasileira por lá fazendo o curso e se positivo gostaria que entrassem em contato comigo por meio daqui.

    Nilda, eu tenho uma pergunta, você sabe me dizer se é fácil encontrar alimentos sem lactose e sem glúten em Camerino é que tenho algumas restrições alimentares.

    Muito obrigada e um abraço.

    ResponderExcluir
  67. Azenath,não saberia precisar se tem turma de brasileiros mas neste período deve ter porque são férias por aqui. De qualquer maneira procure a Julia Orlandi que é uma brasileira que mora em Camerino e ajuda o pessoal da escola também. Mas não se preocupe porque o pessoal da Escola, a Anna, Luciana, Andrea, Carlos e os professores fazem tudo para você aproveitar o tempo na cidade. Enviarei um e-mail para eles te ajudarem na questão da alimentação mas não faltam opções de mercadinhos e até um supermercado grande que já escrevi em outro post. O Euro Spin, e lá deverá encontrar mais opções de alimentos que precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Updaste: A Julia não mora mais em Camerino e já retornou ao Brasil após concluir a Universidade.

      Excluir
  68. Anônimo23/9/13

    Olá, Nídia, boa noite!
    Hoje vi um cartaz sobra um curso de introdução ao direito italiano + curso intensivo de italiano em uma parceria da Universidade de Camerino com o Curso Dante Alighieri.
    Há muito não tenho contato com a língua italiana, e mesmo assim só sabia o básico.
    Sei que soa repetitivo (li todos os comentários,rs), mas gostaria de saber como são as questões burocráticas, o que você precisou para ir, quais foram as intercorrências, se é costumeiro ter algum brasileiro para nos socorrer , enfim, preciso me sentir segura para poder realizar este sonho.
    Desde já obrigada, e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  69. Para fazer o curso de italiano não precisei de nada burocrático, apenas o preenchimento da Ficha de Inscrição e o pagamento do sinal que fiz através do meu banco.Conversei com a Diretora via Skype porque não encontrava nenhuma informação adicional na internet ( motivo de escrever muito sobre a escola neste blog porque é normal ter muitas dúvidas antes de embarcar). O pessoal da Escola ajudará em tudo o que precisar e tem brasileiros por perto. A Escola Dante é parceira da Universidade e usam parte de sua estrutura como a biblioteca e internet.
    Quando fiz um curso de Light Design em Firenze não precisei cumprir burocracia com papéis , mas no Mestrado em Roma precisei fazer tradução juramentada de todos os meus diplomas e Validar no Consulado Italiano,além de cumprir outros requisitos burocráticos. Portanto acredito que apenas para um curso de introdução ao Direito não é preciso muita coisa além da Inscrição.

    ResponderExcluir
  70. Anônimo25/9/13

    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  71. Maria Teresa4/10/13

    Olá Nídia! Faz algum tempo escrevi um email perguntando sobre o curso de italiano em Camerino...pois é , estou indo pra lá em Maio/2014.
    Farei o curso de 4 semanas. Gostaria de umas dicas de como posso aproveitar meus fins de semana, quando o passeio da escola for para algum lugar que já conheço. Adoro conhecer Mercados, feiras..você pode me dar umas dicas? Seu Blog é muito bom, estou sempre dando uma olhada. Estou como sempre anciosa, cada ida pra Italia é uma grande surpresa. Sou uma brasileira com alma italiana, amo a Italia.
    Aguardo suas dicas. Grata.

    ResponderExcluir
  72. Maria Teresa. Em maio tem a Festa Medieval e vários eventos durante todo o mês em Camerino.Quando a Escola for para algum lugar que conheça, pode programar ir para outro local. O trem ou ônibus são fáceis para programar qualquer passeio. Recomendo : San Marino, Bolognha, Gubbio, Macerata, Fabriano. Por exemplo, se a Escola for para Firenze no sábado e você já conhecer, poderá ir com eles para aproveitar o translado, programar ficar mais um dia ficando em algum hotel na cidade e visitar Siena e San Gimiliano, um passeio de um dia que sai do terminal de ônibus ao lado da Estação Santa Maria Novella. Ou pegar o trem e ir até Pisa. Se a Escola for no domingo você poderá ir antes e retornar com eles. Veja o site www. trenitalia.it para ver as opções e se tiver dúvida posso ajudar a encontrar uma boa opção para você. Todas as cidades italianas tem feiras: Firenze na Piazza Santo Espirtio atravessando a Ponte Vechio e à direita depois do Palazzo Pity. CivitaVecchia aos sábados. Alias, a maioria funciona aos sábados e tem de tudo...roupa, comida, artesanato, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo17/1/14

      Nídia, feliz 2014! Escrevi um email faz alguns dias, creio que você não recebeu. preciso de uma informação sobre onibus para Ancona. No final do curso irei de trem para Veneza, e pretendo ir de Ancona. Ficarei 3 dias en Veneza, para assitir umas operas no Teatro La Fenice. Acredito que a distancia de Camerino para Ancona seja curta, e se faz em pouco tempo, possibilitando embarcar na mesma manhã. Estou certa? Em que época de maio é festa Medievale? Uma amiga vai encontrar-me em Camerino e gostaria de vêr a festa.
      Grata por suas dicas. Maria Teresa

      Excluir
    2. MariaTeresa, não recebi seu e-mail, Confirme no passioneperviaggio@gmail.com . O ônibus que sai de Camerino a Ancona é administrado pela empresa Contram ( http://www.contram.it) com média de 3 horas de duração
      As melhores opções são:
      Opção 1: Duração 2h55 - Saída de Camerino às 6h25 e Chegada em Ancona às 9h20

      Opção 2: Duração 2h50 - Saída de Camerino às 8h00 e chegada em Ancona 10h50


      A festa medieval acontece com vários eventos durante todo o mês, mas a melhor data é o último final de semana onde acontece a Corrida pela Espada no domingo.

      Excluir
  73. Anônimo26/12/13

    Oi Nidia!
    Amei seu blog! Eu e uma amiga estamos indo para Camerino em Abril e tiramos muitas das nossas duvidas por aqui, além de descobrir mais sobre os encantos da cidade e da escola.
    A viagem de Camerino para Roma aos sábados é tranquila? Estamos planejando conhecer alguns outros lugares após o curso e o voo que encontramos parte ao meio dia do aeroporto de Roma, no sabado que termina o curso. Saindo logo cedo de Camerino é possivel chegar em Roma a tempo?
    Obrigada por todas as dicas!
    Grata,
    Ana.

    ResponderExcluir
  74. Ana, O ônibus que faz Camerino- Roma sai todos os dias às 6h20 e chega em Roma às 10h20 na Estação Tiburtina ou próximo da Termini. Não aconselho sair de Camerino com trem porque sempre tem conexão em alguma estação menor que não tem elevador entre os binários e você terá que carregar malas escadas acima e abaixo. Se fizer trajeto para algum local de trem saindo de Roma, programe um tempo para chegar na estação, achar seu binário de embarque, etc. Acredito que 12h00 é um bom horário para programar a saída. Se fizer com aéreo precisará pegar um trem que conecta a Estação Termini ou Tiburtina até o Aeroporto Fiumicino. No site www.trenitalia.it tem todos os horários. Se fizer com aéreo programe a partir das 13h00 para dar tempo de fazer este trajeto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Update: o ônibus Camerino-Roma-Camerino não opera aos domingos.

      Excluir
  75. Irei a Camerino em maio e também pesquisei bastante para sair de Roma em seguida. Chegarei na Tiburtina às 10h20 e pegarei o trem até o Aeroporto Fiumicino às 11h00 ou 11h30. No meu caso deixarei as malas no Guarda volumes do aeroporto que fica no desembarque do Terminal 3 e custa 6 euros por mala a cada 24 horas e é mais barato do que o guarda-volumes da Estação Termini. Isto porque farei Suiça e Sul da França em seguida e pegarei um voo de volta a Roma , mas os vos internos permitem apenas entre 20 e 23 Kgs.

    ResponderExcluir
  76. Ana, veja o passeio de trem que sai de Domodossola até a cidade de Stressa no Lago Maggiore e depois você pega um barco que percorre por 3 horas todo o lago até a cidade suiça de Locarno. De lá você pode ir até Como e Lugano. http://www.lagomaggioreexpress.com/.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo3/1/14

    Nidia!
    Muitissimo obrigada por todas as informações e por toda a atenção!!!
    Vamos conseguir organizar melhor agora nosso itinerário. O onibus é realmente a melhor para nós. Estamos vendo passagens aereas de multiplos trechos para não ter problema com o peso da bagagem.
    Estou muito contente e animada com a viagem.
    Adorei a dica do passeio, quero inseri-lo na minha programação.
    Obrigada!
    Um feliz 2014!
    Grata,
    Ana

    ResponderExcluir
  78. Anônimo15/2/14

    Olá me chamo Cristina e estou estudando a possibilidade de passar 2 meses em Camerino estudando italiano. Adorei o blog! Preciso de informações sobre como chegar. O voo melhor é para Roma? Chegando lá tem translado da Scuola para Camerino ou vamos para outra cidade e aí sim temos translado para Camerino? Outra pergunta é se no fim das contas com os passeios, alimentação e pequenas compras posso fazer a conta de uns 1500 à 1800 euros por mês? É pouco? obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, o melhor voo é para Roma e a escola disponibiliza um transfer do aeroporto ou estação de trem Termini no domingo anterior ao início do curso, mediante uma pequena taxa ( no site da escola tem o valor atualizado) e combinando com eles com antecedência. Também existe a possibilidade de você chegar de trem em Castelraimondo e a escola também tem transfer gratuito apenas no domingo anterior ao dia do inicio do curso. Veja estes posts que explica sobre como chegar e sair de Camerino:
      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2014/02/castelraimondo-com-estacao-de-trem-mais.html

      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2011/06/chegando-em-camerino-italia.html

      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2011/06/chegando-em-roma-aeroporto-fiumicino.html

      Os passeios inclusos no valor do curso você não precisará pagar, exceto se tiver alguma entrada de castelo ou museu que queira visitar por sua conta no lugar do passeio. Para saber o valor do bilhete entre no site do museu que queira visitar, por exemplo o Museu Vaticano custa 16 euros.

      Os passeios extras estão comentados neste post: http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2014/02/estudar-italiano-em-camerino-italia.html

      Para alimentação eles recomendam um gasto de 80 euros por semana. Veja este post que comento sobre alimentação:
      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2010/05/alimentacao-em-camerino-continuacao.html

      Quando fui levei uma parte em dinheiro, cartão de crédito e um cartão de débito do banco rendimento que comento no post abaixo. Deixei autorizado para meu marido recarregar no Brasil e quando precisei no final da viagem ele carregou e eu saquei em Camerino.

      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2010/12/visa-travel-money.html

      Excluir
  79. Olá Nidia, estou encantada com seu blog. Parabéns!
    Estou fazendo um curso de italiano e surgiu a possibilidade de irmos para Camerino fazer o curso de 4 semanas e comecei a pesquisar e achei seu blog que me ajudou muito.
    A viagem para o curso está previsto para 03/11 a 28/11, gostaria de saber é muito frio? Gostaria de ir para Civitanova e Perugia, consigo ir num final de semana?
    Depois de ler seu blog fiquei muito animada com a viagem.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Me chamo Cristina.

      Excluir
    2. Cristina, novembro já está com vento mais frio, mas ainda não é o alto inverno. Civitanova e Perugia são cidades bem próximas e é possível fazer de Camerino e voltar no mesmo dia. Em maio estarei em Camerino e fique de olho por aqui que comentarei os passeios e tudo mais sobre a escola. Já programei um sábado para ir até Civitanova , Porto Recanati e Loreto que são próximas e colocarei as dicas no blog.

      Excluir
    3. Anônimo16/4/14

      Oi Nídia ! É a Maria Teresa, tudo bem? Acabei de ver sua mensagem para a Cristina, achei interessante esta visita à Civitanova, Porto Recanati e Loreto.
      Nos veremos em breve, até Camerino!

      Excluir
    4. Olá Maria Teresa, vamos nos encontrar em breve e você será a primeira seguidora do blog que conhecerei pessoalmente.
      Civitanova tem uma feira de tudo com roupas e artigos de couro bem em conta, Porto Recanati é um balneário e Loreto tem uma igreja linda.Acredito que dará tempo em algum final de semana de fazer este passeio e será bem-vinda conosco, estarei com minha sobrinha e uma amiga.
      Aproveitando, recebi seu e-mail e responderei por aqui também porque pode servir para outras pessoas. Já fui a Camerino em maio e fez sol com aquele ventinho gelado principalmente pela manhã e à noite.. Camerino fica bem alto e portanto é sempre mais frio do que outras cidades.Não precisei de casacos mais grossos mas levei um casaco e malhas leves e foi suficiente, mas como o tempo está maluco nunca se sabe o que vamos encontrar. Levarei um casaco leve 7/8 e um curto tipo jaqueta, malhas de linha leve e cachecol de tecido mais leve também.Acredito que nos passeios em outras cidades não pegaremos muito frio.

      Excluir
    5. Anônimo27/4/14

      Olá Nídia, fico contente em te conhecer, acho que vamos nos dar muito bem. Mais uma vez obrigada pelas dicas. Cada vez que consulto o serviço de metereologia de Camerino, faço mudanças em minha mala. Fiquei com trauma de mala grande e pesada, por isso estou levando uma média. Em abril de 2012 tive que comprar casaco e roupas de frio em Firenze, o tempo estava horrivel. Espero ter sorte desta vez. Até muito breve.

      Excluir
    6. Maria teresa, já arrumei minha mala também e espero não pegar muito frio. Pegarei o transfer no aeroporto às 16h00 e até Camerino. Boa Viagem.

      Excluir
  80. Marya16/4/14

    Buona notte! Em 2012 fiz o curso em Cagliari na Sardenha de Língua Italiana Cozinha sarda ...estou pretendendo ir em setembro fazer o curso em Camerino. Gostaria de me comunicar com pessoas q pretendem ir em setembro. .tenho Watssap (85) 9719 2281 e gostaria tb do contato da Julia! Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marya, deve ter sido muito interessante o curso que fez. EStarei com a Julia em maio em Camerino, mas pode procurá-la no meu facebook. nidia borelli

      Excluir
    2. Marya17/4/14

      Foi uma viagem inesquecível e um aprendizado muito maior do q eu esperava. ..conhecemos muito da cultura italiana e sarda. ..os professores foram maravilhosos! Vou te adicionar tb, Posso? Beijos! !

      Excluir
    3. Marya, já adicionado. A Julia não trabalha mais na escola, mas ainda mora em Camerino e pode te ajudar pela agência de turismo que está trabalhando no momento.

      Excluir
    4. Update: A Julia retornou ao Brasil e não mora mais em Camerino.

      Excluir
  81. Anônimo26/8/14

    Nídia, postei há pouco, mas acho que não deu certo...Desculpe se estiver repetido. Estou pensando em ir pra Camerino em Março. Vc acha que ainda vai estar muito frio? Sabe se chove muito nesse período? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira vez que estive em Camerino foi no mês de marco e estava muito frio. Cheguei a pegar dois dias com neve e outros com sol, mas não dava para sair sem casaco. Este ano estive em maio e nas primeiras semanas ainda estava frio.

      Excluir
  82. Anônimo1/9/14

    Nossa! Vou tentar adiar para abril, então. Só posso ir em março ou abril, Obrigada pela resposta, seu blog é maravilhoso, vai me ajudar muito. Abraços, Maristela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maristela, o ano que fui fez um frio anormal ,mas em abril estará menos frio do que março. Leia os outros posts sobre Camerino e cidades próximas. Boa viagem.

      Excluir
  83. Nidia,
    Vou para Camerino em agosto ou julho de 2015.
    Minha principal questão: vou com esposa e filho, que terá 1,5 ano. Eu e minha esposa gostaríamos de fazer o curso, porém pelo menos um de nós precisa ficar com meu filho, durante as aulas...pensei se existiriam as seguintes opções, e gostaria de sua opinião:
    1 - se as aulas forem em horários diferentes (manhã e tarde), tudo certo!
    2 - se 1 não for possível, há alguma escolinha infantil (asilo nido) em Camerino?
    3 - ou, por fim, faríamos, cada um, curso de 2 semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, julho e agosto são meses de férias na Europa e alto verão. Acredito que não encontrará escolinha infantil porque na Itália até algumas indústrias fazem recesso, mas conversarei com a diretora da escola para ver se ela indica alguma solução porque também tem um filho pequeno. Dezembro a escola está fechada e entrarei em contato com eles em janeiro.
      As aulas são pela manhã e algumas de cultura italiana à tarde.

      Excluir
    2. Daniel, poderis me enviar seu e-mail para que eu respondesse melhor à você? Já conversei com a escola para te ajudar.

      Excluir
  84. Nidia, boa tarde!
    Parabéns pelo blog, adorei!
    Estou planejando em fazer o curso em Camerino em outubro de 2015 e irei acompanhar seu blog para pegar mais informações.
    Ele já foi útil, pois não sabia que podia me comunicar com a escola por e-mail em português.
    Obrigada.
    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, obrigada pela visita. A Júlia que é brasileira ainda mora em Camerino mas agora trabalha em uma agência de turismo da cidade e não mais na escola. Você pode falar com a Luciana, secretária e responsável pelas matrículas e ela também fala inglês e espanhol.

      Excluir
    2. Já estou me comunicando com a Luciana,
      Eu havia enviado um e-mail em italiano, porém ainda tenho muita dificuldade para escrever, mas a Luciana me disse que posso escrever em português. Assim fica bem mais fácil.
      Vou continuar acompanhando seu blog.
      Muito Obrigada!

      Excluir
    3. UPdate: A Julia não mora mais em Camerino e retornou ao Brasil após concluir seu curso na Universidade.

      Excluir
  85. Nidia, estou me programando para ir nas minhas ferias para fazer esse curso em camerino. mas nao sei se vou conseguir ir agora em julho. entao pensei em deixar para ir em dezembro e janeiro... e queria saber se nessa epoca faz muito frio ou é um frio suportavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna. em dezembro é o único mês do ano que a escola fecha para férias deles. Janeiro é alto inverno com neve e faz frio, mas é diferente do nosso frio úmido. Se desejar uma amiga está neste mês de janeiro em Camerino e pode te falar melhor . Entre em contato pelo e-mail ou no meu facebook (nidia borelli) e passo o contato dela inbox.

      Excluir
    2. Bruna, conversei com o pessoal que está em Camerino neste mês de janeiro e tenho acompanhado as fotos deles. O frio não está atrapalhando nada dos passeios e do curso. Se desejar me add no facebook e veja as fotos de Nina.

      Excluir
  86. Anônimo18/2/15

    Parabéns pelo blog....amei...Estarei indo em julho para o curso em 4 semanas. Já te convidei no face. Nidia...gostaria de ficar na Italia por alguns meses, vocÊ saberia indicar um lugar baratíssimo ? Meu pai nasceu em gioia tauro, gostaria de conhecer esse lugar. Alguma sugestão ? Obrigada pela ajuda...cheila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheila, já te adicionei no face. Para ficar mais tempo na Itália sugiro conversar com o pessoal da Escola Dante porque você pode usar como base a cidade e sair viajando para onde quiser. Também sugiro conhecer a região da Puglia ao Sul e as cidades alpinas perto da Suíça e França ( veja aqui no blog os marcadores ao lado a vigem que fiz para o Lago Maggiore ). A cidade de Gioia é bem longe de Camerino e acredito que é melhor fazer em duas etapas parando em Napóles ou Capri ( eu ficaria em Capri). Para ter uma ideia de Roma a Gioa são 8 horas de trem em média ( não aconselho a viagem â noite sozinha nesta região) Qualquer dúvida entre em contato.

      Excluir
  87. Anônimo14/3/15

    obrigada querida...foi de grande valia tua sugestão.....bjs
    cheila

    ResponderExcluir
  88. Elias5/5/15

    Vou estudar no período de 28/09 a 23/10/2015, por um bom e mal motivo, férias prêmio e divórcio. Conclui italiano no Centro de Línguas, mas não tenho preocupações quanto classificação no nivelamento, pois tenho dificuldades imensas para falar e escrever. Ficarei 15 dias antes e 30 dias após o curso "muchilando" pela Europa, que amo (possivelmente parte do leste que ainda não conheço. Amo as pequenas cidades e na Itália são especiais. Gostaria de contato com pessoas que estudarão no mesmo período, visando facilitar excursões e estudos. Parabéns pelo Blog, Nídia. Sempre me apoio no relevante valor social do serviço que nos prestam as pessoas que nos antecedem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elias

      Toda mudança é acompanhada de novas oportunidades na vida. Espero que você aproveite sua viagem.
      Em Camerino será fácil conhecer pessoas de vários lugares e recomendo ver os outros posts da cidade e outras próximas como San Marino, Rimini, Porto Recanati, etc.
      O blog está à sua disposição se quiser nos contar sobre seu roteiro ou dicas dos lugares que passar.


      Em Outubro acontece este evento perto de Camerino e o Verdicchio é o vinho típico da região.

      Sagra Dell´uva em Cupramontana - 50 Km de Camerino
      primeiro domingo de outubro
      apresentação grupo folclorico com dança " saltarello"
      Il Palio del vercdicchio no sábado à tarde
      desfile carro alegórico
      barracas de vinho e comidas
      www.sagradelluva.com

      Um abraço, Nidia

      Excluir
  89. Anônimo18/6/15

    Olá Nidia! Sou brasileira e moro em São Paulo. Já estudo a lingua italiana a 3 semestre e programo fazer conversação na Italia, planejo ficar uns dois meses. Estive lendo seu blog e me interessei bastante por Camerino. Meu planejamento não é ficar numa cidade não turistica, pois já conheço as cidades turisticas da Italia. Vc acha que esta seria meu ideal?
    Abraços
    Ida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ida, obrigada pela visita. Seu planejamento é ficar ou não em uma cidade turística? Camerino é uma cidade medieval universitária e próxima de outras cidades como Perugia, Assis, Ancona, Bolonha, Fireze e Roma por exemplo. A cidade é pequena mas com muito agradável e você tem tempo para tudo, estudar, passear, visitar os amigos, caminhar, jantar em restaurantes, etc. Tudo com muita tranquilidade e a pé. Acho que irá gostar bastante porque não conheço nenhuma pessoa que não tenha gostado.

      Excluir
  90. Olá, Alguém que irá para Camerino em fevereiro de 2016?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora na resposta, mas estava usando o provedor Google Chrome e não estavam aparecendo os comentários. Mudei agora de provedor e dei conta de tantos comentários que recebi e não respondi. Não deixe de ir ao Carnaval de Veneza, já fiz post aqui e é surreal.

      Excluir
  91. Olá...Devo ir para Camerino em julho de 2016.Alguém irá nessa data? Farei o curso de 4 semanas e não sei nada de italiano. Tenho 66 anos e gostaria também de ter contato com pessoas que falem inglês.Abraços.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora na resposta, mas estava usando o provedor Google Chrome e não estavam aparecendo os comentários. Mudei agora de provedor e dei conta de tantos comentários que recebi e não respondi.Minha sobrinha e uma amiga foram comigo ano passado e não falavam nada de italiano também. Não se preocupe porque pegará uma classe do nível básico.A escola recebe pessoas de vários lugares e não será difícil encontrar alguém que fale inglês.Boa Viagem.

      Excluir
  92. Oi, Nidia.Estou amando seu blog e espero ter muitas dicas.Como é Camerino em julho? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julho é um mês quente na Europa e boa para conhecer às praias próximas. A escola programa passeios como por exemplo: Porto Recanati que já escrevi aqui (veja nos marcadores ao lado. Se conseguir faça uma viagem de final de semana ou depois das aulas para a região da Puglia que é linda no verão. Não deixe de ir também à Capri (no marcador ao lado Vídeos, tem um sobre Capri)

      Excluir
  93. Eu e uma amiga iremos em maio 2016 para o curso de 04 semanas e ficaremos em quarto duplo, são confortáveis? quais as cidades inclusas no programa do curso? os passeios são só nos finais de semana? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, maio é o meu mês preferido para Camerino porque acontece a Festa Medieval. Os quartos que sempre fiquei são confortáveis e espaçosos.
      Os passeios acontecem também durante a semana e o roteiro é confirmado no primeiro dia quando você recebe toda a programação de atividades, mas geralmente inclui passeios a Caldarola, Gubbio, Assis, Firenze, Roma, etc. Os passeios extras valem a pena porque não são caros e você viaja com toda a estrutura da escola. Veja os outros posts de Camerino e o vídeo nos marcadores ao lado. Boa Viagem.

      Excluir
  94. Ola. Adorei seu blog. Sobre a escola Dante. Tenho algumas dúvidas, poderia me ajudar? Agora(Março) é muito tarde para se inscrever para Junho? E temos que enviar o deposito junto com a inscriçao mesmo sem saber se há lugar ou não? Sei que é um pouco em cima da hora, mas só agora apareceu a oportunidade e é um sonho antigo.Obrigada pelas informações.
    Cristina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, o depósito é efetivado após a confirmação da inscrição, mas se preferir pode enviar um e-mail para a escola e falar com Luciana : centroalighieri@scuoladantealighieri.org
      Acredito que ainda dá tempo sim.

      Excluir
  95. olá, adorei o blog.
    muito bom que as pessoas compartilhem livremente as experiências que têm. Sempre ajudam muito.
    Aproveitando a deixa, gostaria de fazer uma pergunta.
    Estou para fazer um intercâmbio pela UFJF e devo ficar 6 meses em camerino (2017).
    Vou sozinho e não conheço nada e nem ninguém por lá.
    Sabe me dizer se o povo de lá é bem receptivo?
    Fácil de fazer amizades?
    Há sempre a lenda do povo europeu ser muito frio.
    agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor,Camerino é uma cidade é universitária com muitos jovens e garanto que fará amizades. O Europeu é reservado por educação e o italiano as vezes parece mal humorada, mas são costumes deles que depois vc se acostuma. Em Camerino tem o Giordano, dono do Bar Centrale na Piazza Cavour que está sempre presente com os alunos. O Noé no seu restaurante que procura fazer tudo para agradar os alunos também. São apenas exemplos para ir sem receio. Em 2017 também estarei lá mais 3 meses e se preferir mais informação me envie um e-mail.

      Excluir
  96. Olá Nídia!
    Estou com meu curso programado na Dante Alighieri para setembro/2016 e já li tudo o que escreveu a respeito. Aliás, soube do curso pelo seu blog e os seus relatos me encheram de expectativas e vontade de realizar essa viagem. Gostaria de agradecer imensamente a sua gentileza em responder, às vezes inúmeras vezes a mesma pergunta rsrs. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimara, obrigada pela visita e apareça sempre.Talvez minha irmã faça o curso em Camerino em setembro e como estou estudando em Roma darei uma passada por lá. Será um prazer te conhecer.

      Excluir
    2. Olha que excelente notícia! Será um prazer conhecer pessoalmente a pessoa que me inspirou a fazer essa viagem :) Ci vediamo!

      Excluir
  97. Olá, Nidia!
    Parabéns pelo blog. Repleto de informações.
    Perseguindo um sonho antigo, desde que eu era pequeno, resolvi me inscrever pro curso de italiano. Efetuei o pagamento hoje e irei em novembro deste ano.

    Estou muito empolgado e os seus posts, cheios de informações e ilustrações, estão sendo uma delícia para mim!

    Aguarde que voltarei no final de semana, com mais tempo, e muitos comentários!
    Um abraço!
    --
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Viagem Carlos e apareça sempre por aqui.Você vai amar Camerino e depois nos conte.

      Excluir
  98. Olá, Nidia! Tudo bem? A minha úvida é a evolução na língua italiana. Vou agora em maio, porém ficarei em Recanati e não em Camerino e gostaria de saber sua opinião se é possível evoluir bem no italiano nesse 1 mês de curso. Tenho esse receio, porém só disponho desse tempo. Estou terminando o A2 aqui no Brasil. Obrigado e parabéns pelo excelente blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael, você irá adorar porque usará o italiano todos os dias e o tempo todo na escola, na cidade e nos passeios. Esta imersão de um mês ajuda muito, mas procure falar apenas italiano mesmo com brasileiros que estiverem fazendo o curso para aproveitar ainda mais. Da primeira vez que fui eu nunca tinha estudado italiano e já senti a diferença.

      Excluir