06/01/2010

A FESTA DO TORRONE E DIA DA EPIFÂNIA - Itália


Dia 6 de janeiro , é comemorado na Itália o Dia da Epifânia ou Dia de Reis, com festas em todas as cidades. A palavra Epifânia significa Manifestação de Deus , também conhecida como Festa da Luz, um convite para todos se sentirem como Reis Magos e homenagearem o menino jesus com atos de paz e amor.


Na cidade de Camerino ,é realizada neste dia a Festa do Torrone , que é preparado e estendido pelas ruas do centro histórico da cidade. Entrou para o livro dos recordes “ Guinness World Records “, na edição de 2009, como o maior do mundo com 408.61 metros.



Preciso confessar que não gostava de torrones até ficar encantada com estes de Camerino, feitos pelo Pasticcere Paolo Attilli , dos torrones Francucci. No último dia da minha estada em Camerino , resolvi comprar alguns para dar de presente para a família e não experimentei nenhum durante a viagem. Mas quando cheguei e provei.........hummmmmmmm , o arrependimento veio e eu teria deixado todo o conteúdo da minha mala por lá para encher de torrones.

É simplesmente nada comparado aos torrones que temos por aqui,  é feito de claras, amêndoas torradas e mel  . Para aumentar o meu arrependimento eu trouxe nas versões com laranja e chocolate. Dá para imaginar? E isto porque não sou muito apaixonada por doces e chocolates. Já fiz tanta propaganda deles que uma amiga me trouxe um torrone caseiro de San Gimiliano, na Itália , e outra amiga me trouxe uma versão espanhola.


Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:

14 comentários:

  1. Anônimo8/1/11

    Pode deixar N. Borelli.
    Eu voltarei a Camerino em maio e quando regressar vou trazer alguns torrones para o Brasil. Por conta das dicas com as quais você nos brinda, vou mandar uns torrones para você.
    E. Dall´Oca
    Brasília

    ResponderExcluir
  2. E.Dall´Oca. Obrigada pelo comentário e mantenha contato quando for a Camerino. Em maio acontece a festa medieval e se quiser poderá enviar fotos para publicarmos aqui.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estarei em camerino durante o mês de maio fazendo um curso de italiano na escola Dante Aliguieri, além de conhecer a festa medieval não vou deixar de provar o torrone. Se quiser lhe enviarei algumas fotos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Roselene. Pode enviar as fotos que publicamos com seus créditos.Você encontra os torrones na loja de doces na rua que sai de frente à Praça Garibaldi e onde fica a escola, mas não sei se em maio ainda tem porque é um processo artesanal e somem rápido.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/4/13

    ola Nídia..gostaria de saber sobre a segurança em Camerino e na Escola???

    ResponderExcluir
  7. Camerino é uma cidade pequena com poucos habitantes e muitos estudantes. É muito tranquilo tanto na Escola quanto na cidade.Mas como em todo lugar é sempre bom não dar bobeira.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21/4/13

    Obrigada...preocupaçao de mãe!

    ResponderExcluir
  9. Poderia me informar a quem devemos recorrer na escola no caso de alguma emergência? Alguém do Brasil...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber a quem recorrer na escola em caso de emergência...brasileiros que morem ou trabalhem lá.
    Obrigada e abraço

    ResponderExcluir
  11. Gislene,a Julia Orlandi é uma brasileira que estuda na Universidade de Camerino e trabalha na Escola. Pode entrar em contato com ela que é um amor de pessoa e ajuda todos os estudantes. O e-mail é este da escola: centroalighieri@scuoladantealighieri.org e pode chamar no Skype : centroalighieri
    A Diretora Ana e a secretária Luciana entendem português e podem ajudar em qualquer emergência. Leia os outros posts da cidade e qualquer dúvida pode me escrever.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/2/14

    Ola,
    Quem deseja ir a Camerino neste ano de 2014, em outubro?
    angelammado@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  13. Anônimo14/3/14

    gostaria de saber como chegar a Camerino, partindo de Roma
    Vou fazer um curso em julho no Dante Aleghieri
    Patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, veja estes post nos links abaixo que explicam direitinho as opções para chegar a Camerino. Se chegar no aeroporto Fiumicino no domingo anterior ao curso a primeira opção é o transfer da escola que te pega no aeroporto. A segunda opção é trem partindo do próprio aeroporto no Terminal 3 até a Estação termini e de lá até a Estação de Castelraimondo onde o pessoal da escola pode te pegar apenas no domingo anterior ao curso e combinando com eles. A outra opção seria ônibus mas não opera aos domingos. Leias os posts e qualquer dúvida pode me escrever novamente.

      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2011/06/chegando-em-roma-aeroporto-fiumicino.html

      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/2011/06/chegando-em-camerino-italia.html

      http://passioneperviaggio.blogspot.com.br/search/label/It%C3%A1lia%20-%20Castelraimondo

      Excluir