05/01/2010

CAMERINO,UMA CIDADE MEDIEVAL - Itália

A cidade de Camerino é um museu aberto pela urbanização  e as portas medievais Caterina Cibo e  Boncompagni ainda preservadas. A construção de muralhas em torno de cidades , conhecidas como urbanização fortificada, foram criadas a partir do século V . A maioria da população européia vivia dentro de muralhas até o século XV. Muitas cidades na Europa ainda preservam parte destas muralhas e portas de acesso à cidade.

Mapa de Camerino

A Igreja Católica Romana também teve grande influência neste tipo de urbanização , e a Igreja em estilo gótico é o ponto maior e mais alto da cidade, geralmente posicionada no centro da cidade com a Praça principal. No seu entorno ficam as principais edificações do Senhor ou Bispo que governava a cidade , e as casas da elite. Em Camerino o Palácio Ducal, construído por Giulio Cesar da Varano e o Duomo ( a Catedral), ficam na Piazza Cavour . No centro da Praça está a estátua do cidadão de Camerino e protetor da cidade: o Papa Sisto V. No entorno da Praça , fica o Palácio renascentista Arcivescoville , que abriga o Museu Diocesano.


Piazza Cavour e o Palácio Arcivescoville

Duomo e a estátua do Papa Sisto V


Outra característica das cidades medievais é que as construções eram de pedra e as ruas estreitas. Foi apenas depois do automóvel que as cidades foram remodeladas com o alargamento de ruas, criação de boulevards e grandes avenidas. Mas na maioria das cidades, o centro histórico ou parte dele ainda é preservado.






Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:

7 comentários:

  1. Stela4/11/11

    Ah! como gostaria de conhecer Camerino! Pois meus antepassados vem dela.

    ResponderExcluir
  2. Stella, conheça Camerino porque é uma cidade incrível, linda e animada.

    ResponderExcluir
  3. Eliane25/2/12

    Olá, seu blog está sendo muito importante para mim. Irei a Camerino dia 04.03 e ficarei até o dia 16.03. Você pode me dizer como é o clima nesta época?

    ResponderExcluir
  4. Eliane, também já estive em março em Camerino e ainda é um pouco frio. Cheguei a pegar neve e um grau abaixo de zero. Mas também peguei dias bonitos com sol mas vento frio.Veja os posts de Camerino e como se vestir no inverno que tem algumas dicas. Me conte quando voltar.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12/6/12

    Sou italiano. Porque minha mae itapemerim e pai baiano, quero conhecer assim que explorar lagoa dos gatos e pernambuco

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12/6/12

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11/2/13

    Nossa! Ansiosa para a viagem! :)

    ResponderExcluir