15/12/2009

ESTUDAR EM CAMERINO - Itália

Com os terremotos ocorridos em 2016 na Itália, a cidade de Camerino ficou bastante danificada e está em trabalhos de recuperação. A Escola Dante Alighieri está com a mesma estrutura e carinho de sempre na cidade de Recanati, muito parecida com Camerico e seu borgo medieval, apenas 10 km das praias de Porto Recanati no Mar Adriático.
Veja mais informações neste post:





Praça Garibaldi onde fica a Escola Dante Alighieri

Aula na Universidade de Camerino - Palácio Ducal

A Universidade de Camerino é uma das mais antigas da Itália e com cursos de Arquitetura, Direito, etc. A Escola Dante Alighieri de Língua e Cultura , é patrocinada pela Universidade e uma boa opção para um estudo intensivo. Por ser uma cidade universitária não faltam opções de lazer como cinema em italiano e sem legendas para treinar a língua, serata universitária em todos os bares um Bar da cidade , onde uma vez por semana o preço de qualquer drink é tabelado com preço único e promocional para estudantes. Restaurantes, Pizzarias, Cafeterias, Museus, Teatro, Lojas,Mercados, etc. Mas o curso é rigoroso e durante o dia a cidade fica vazia porque os estudantes estão na biblioteca , nos cursos ou em suas casas estudando. O comércio fecha das 13h00 até às 17h00, mas depois deste horário a cidade volta a ficar movimentada com as lojas abertas e a circulação de moradores e estudantes. Como o uso de carros é restrito em poucas ruas, tudo se faz caminhando , e é bem interessante desfrutar de uma cidade desta maneira.

Bar Centrale na Piazza Cavour

Pizzaria Roca Borgia

Noite de Cinema com muitooooooooooo frioooo

Restaurante com amigos

Noite de Teatro em Camerino

A Universidade e a Escola Dante Alighieri também promovem atividades entre os estudantes como jantares, noite musical, festas e passeios . Camerino está na região de Marche, um ponto central da Itália , e com fácil acesso para conhecer cidades próximas nos finais de semana. A Escola também oferece hospedagem em apartamentos compartilhados por estudantes e equipado com cozinha , onde sempre acontecem jantares divertidos. Também pode-se fazer a refeição no restaurante universitário com preços para estudantes e boas opções de alimentação ( pasta, carne, saladas, sobremesas, etc). Na cidade também tem boas opções de mercado com produtos típicos da região, como o salame de Fabriano, a mussarela que é branquinha e macia, tipo derretendo na boca, biscoitos e chocolates com âvelã, o torrone que é completamente diferente de tudo o que você já comeu, farinha de castanha para fazer torta, molho ao pesto de Gênova, etc.



Meu pai me ensinou a apreciar um bom vinho , portanto experimentei muitos durante a aula do Prof. Angelo com ajuda de Andrea ( na Itália este nome é masculino) , sobre a Região de Marche que tem excelentes produtos típicos  e nos inúmeros jantares que participei com amigos. O melhor deles é o Vernaccia di Serrapetrona......pura perdição, depois o Verdicchio dei Castelli di Jesi, entre outros. Também aprendi a fazer o doce típico italiano, o Tiramissú .Mas o melhor foi morar dentro dos muros de uma cidade medieval, vivenciar a cultura local e fazer muitos amigos, além de trazer na bagagem um Diploma do Curso.



Aula Cultura Italiana com prova de produtos típicos

Alegria pura depois da aula

Aula de Cultura Italiana.......com a mão na massa

Formatura

28 comentários:

  1. Anônimo13/3/10

    Olá, adorei o seu blog, principalmente por que estou pensando em estudar por um mes em Camerino. Pelo que vi vc acha que vale a pena, né? Tem pessoas de todas as idades ???Valeu!
    Abraços, Silvana

    ResponderExcluir
  2. Silvana, Adorei mesmo a experiência e recomendo. Nos meses de férias janeiro, julho e agosto tem muita gente e mais jovens.Eu fui em março e encontrei jovens e pessoas de mais idade.

    ResponderExcluir
  3. Daise Albuquerque11/10/10

    Nidia adorei seu blog!!!
    Tudo muito bem feito, textos as fotografias...muita informação parabéns pela qualidade...
    O ano que vem pretendo ir estudar na Carmerino, pelo visto sua experiência foi maravilhosa...estou tentando entrar em contato mais o e-mail que tem no site da carmerino não está dando muito certo...se vc tiver um e-mail em que possa entrar em contato, agradeço desde de já a informação...bjs e bom feriado

    ResponderExcluir
  4. Daise. Adorei mesmo Camerino e recomendo porque o pessoal da escola é ótimo e faz tudo para tornar a sua estadia a melhor possível. O e-mail da diretora Ana é : direzione@scuoladantealighieri.org
    No orkut tem uma comunidade : Scuola Dante Alighieri e procure o perfil de Andrea Scuola Dante Alighieri que é o marido da Ana e faz contato com todos os alunos. Se não conseguir me escreva e te ajudo. Bjs e depois que for está convidada a escrever um post neste blog com suas impressões e fotos.

    ResponderExcluir
  5. Daise Albuquerque12/10/10

    Nidia gostaria muito que vc detalhasse mais todo o processo de matricula, as passagens aereas vc comprou como estudante, faço aulas particulares de italiano,meu professor é itaiano de Bari, vou com uma amiga que o filho dela é jogador de futebol em Cagliari, estamos a um ano programando essa viagem, meu e-mail é daisedam@ig.com.br ou daisedam@hotmail, entre em contato pra podermos esclarecer melhor algumas duvidas, foi um prazer entrar em contato com vc, pois é mto atenciosa um abraço

    ResponderExcluir
  6. Enviei para seu e-mail mas detalhes do processo de matrícula e se não receber me avise. Mas em geral é muito fácil : preencher a ficha de inscrição pelo site e fazer a transferência do valor da reserva em qualquer banco que cobra uma pequena taxa. Leve a Ficha de Inscrição impressa ao banco para comprovar a transferência.A EScola manterá contato via e-mail depois da inscrição mas pode fazer contato com a Ana, a diretora no e-mail acima.

    ResponderExcluir
  7. Olá, muito bom seu blog tem muita informação importante.
    Estou estudando lugares para visitar e aprender novas culturas, já vi que isso é bom de mais em Camerino.
    Mas e as festas da pra aproveitar????rsrs
    muito obrigado,
    parabéns mais uma vez

    ResponderExcluir
  8. Paulo, viajando sempre conhecemos novas maneiras de viver e isto enriquece muito a nossa visão. Depois me conte por onde andou. Camerino é uma cidade universitária e não faltam festas, encontros nos Bares e nos apartamentos dos estudantes.

    ResponderExcluir
  9. Oi Adroei as informações, Vc falou que foi em março e gostaria de saber a temperatura nesse periodo. ong e parabens pela viagem.

    ResponderExcluir
  10. Também estive em Camerino, em Julho deste ano...é mesmo uma experiência inesquecível.
    Ah, e o restaurante universitário não aceita mais estudantes da Scuola! Então só resta os jantares divertidos nos apartamentos!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo25/2/11

    Estudei em Camerino em Setembro 2010. Adorei! Os alunos em sua maioria eram acima de 50 anos, ou seja, para aposentados que querem aproveitar o tempo. A escola é muito organizada, sempre tem um professor por perto para dar apoio. Os passeios foram maravilhosos. Tem muita coisa para visitar na cidade e arredores, um mês é pouco tempo para visitar tudo o que a escola propõe ( ainda estudar, né?)

    ResponderExcluir
  12. N.Borelli28/2/11

    Realmente tem muita coisa para fazer, sempre digo que Camerino è piccola ma con molto da fare. Mas aprendi durante o curso e levei para a minha vida depois que sempre dá tempo de fazermos tudo o que gostamos. Muita gente que me conhece já perguntou se eu durmo porque tenho tempo de fazer mil coisas e sempre respondo que dá tempo quando nos organizamos e sentimos prazer em viver cada segundo.

    ResponderExcluir
  13. Nidia. Adorei seu blog e sua viagem. Nessito entrar em contato com a Faculdade de Farmacia de Camerino,voce poderia me dar alguma dica ?
    Meu e-mail: pcvillalva@gmail.com

    Grato

    Paulo

    ResponderExcluir
  14. Olá Paulo, obrigada pela visita e enviei os links da faculdade e informações no seu email. Qualquer dúvida me escreva. Nidia

    ResponderExcluir
  15. Anônimo27/3/11

    OI....FIQUEI ENCANTADA COM TUDO QUE LI DE CAMERINO. NÃO FALO ITALIANO E GOSTARIA DE APRENDER, SERÁ QUE UM MES DE AULA EM CAMERITO ME SAIRIA BEM? NÃO CONHECO NINGUEM QUE TENHA FEITO ESTE CURSO, POR ISTO ESTOU INSEGURA, PODERIA ME DAR UM LUZ? OBRIGADA

    ResponderExcluir
  16. O curso de italiano em Camerino tem 3 nivéis:Básico, Intermediário e Avançado. No primeiro dia você faz uma prova escrita para saber o seu nível e conheci pessoas que não falavam nada , estudaram no Básico e depois de um mês já estavam falando alguma coisa.Apesar de ser um mês você respira italiano o tempo todo . Pode ir tranquila porque você vai adorar e se divertir com a experiência.

    ResponderExcluir
  17. Oi Nidia! Adorei seu blog e apesar das postagens serem antigas resolvi arriscar e escrever. Vou o para Camerino em outubro e estou muito preocupada! :( Como faço para chegar la? Você pode me ajudar? Vou de avião (TAM) desembarco em Milão bjs Gisele

    ResponderExcluir
  18. Gisele
    Imagino a sua preocupação porque estava na mesma situação antes de ir para Camerino e resolvi escrever muita informação sobre a cidade para ajudar os estudantes. É muito simples chegar em Camerino vindo de milão e com várias alternativas.

    Opção Trem : Pegar o trem de Milão para Camerino: Via Ancona é mais barato e demora em média 7 horas ou Via Bologna com a Eurostar mais caro e em média de 5 horas.Veja no site www.trenitalia.it

    Opção Via Roma: Chegar em Roma via aéreo e pegar o ônibus. Veja um Post que fiz sobre como chegar em Camerino desta maneira.

    Se preferir me envie um e-mail e conversamos mais detalhadamente. Ajudo com o maior prazer.
    Nidia

    ResponderExcluir
  19. Oi Nidia... Vou te enviar um e-mail! Obrigada por responder minha msg! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gisele!
      Como foi sua viagem?
      Estou planejando ir pra Camerino em Janeiro do ano que vem e estava pensando quanto vou precisar levar de dinheiro pra gastar com alimentação por dia. Você tem uma idéia? Quanto custava a refeição no restaurante da universidade quando você foi?
      Obrigada!

      Excluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Oi, N. BOrelli, tenho muita vontade de fazer o curso de linguas em Camerino, a programação é super interessante. Porem, fiquei preocupada, pois apesar de o site ser em português, eles não parecem ter representantes no Brasil. Fica dificil saber como as coisas funcionam. Como foi o processo para chegar até lá? Grata!

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu também tive todos estes receios antes de embarcar mas ficou surpresa com o que encontrei. Eles são ótimos e fazem de tudo para sua estadia ser a melhor possível. Leia todos os posts sobre Camerino e muitas das suas dúvidas serão respondidas. Se quiser pode me escrever no e-mail e responderei com o maior prazer. Em janeiro é muito frio por lá e neve, mas não deixa de ser lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, que bom! Lerei sim e qualquer dúvida entro em contato! Grata!

      Excluir
  23. Paula16/9/12

    Ola Nidia, adorei o post!
    Eu estou bastante interessada no curso em Camerino e te enviei um e-mail com algumas dúvidas! Espero que possa responder!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Paula, respondi seu e-mail e se tiver mais dúvidas entre em contato.

    ResponderExcluir
  25. ola nidia, boa noite, irei a camerino para o curso na scuola dante alighieri em setembro de 2013, estou inseguro porque estar 1 mes longe de seu país e sem falar o idioma pode ser preocupante, mas quero conhecer a itália e aprender pelo menos o básico do italiano. Perguntas: você acha que consigo sair com noções básicas do idioma, ou seja, dá pra me virar depois?
    Quanto aos passeios inclusos ou não, são bacanas? valem a pena?
    Quanto você acha que vale se levar de dinheiro excedente?
    Penso em levar um cartão travel money, garantia de gastar sem sustos com cartão de crédito quando voltar para casa.
    As acomodações dos alunos são boas, confortáveis, tranquilas?
    Tenho 29 anos, acredita que terão pessoas com idades próximas?
    Quanto a convivencia, você acredita que a escola faz o possível para interações?
    meu email é enricobriguglio@gmail.com
    Obrigado,
    Enrico

    ResponderExcluir
  26. Enrico,No primeiro dia de aula tem um teste e a escola colocará você junto com pessoas do seu nível, acredito ser o básico já que fala pouco de italiano.Conheci pessoas que chegaram sem falar nada de italiano e o desenvolvimento vai muito do esforço de cada um em aprender. Na primeira vez que fui peguei a sala Intermediário Avançado porque sempre ouvi e falava um pouco em casa com a família mas nunca havia estudado italiano em uma escola. Nas duas primeiras semanas me esforcei estudando para acompanhar e depois que peguei mais confiança foi fácil. Não se preocupe porque um mês de curso na Itália é mais intensivo do que um ano estudando no Brasil. Quando retornei ao Brasil entrei em um curso já em classe avançada e tinha alunos com 4 a 5 anos de estudo que falavam pior do que eu com um mês de aula apenas.
    Todos os passeios com a Escola sejam inclusos ou extras valem muito a pena e sempre um professor acompanha. É uma aula ao vivo pela Itália e uma oportunidade de praticar sem estar em sala de aula.
    Também levei o Travel Money e fazia saques no Banco ao lado da Universidade.
    As acomodações são boas e os alunos são separados por idade, mas se não gostar converse com o pessoal da Escola que farão tudo para que você se sinta bem. A Luciana da secretaria é ótima e a Julia que também ajuda na EScola é uma brasileira que mora em Camerino, portanto qualquer problema pode procurar por elas. A Diretora Anna é muito prestativa em ajudar os alunos.E a figura do Carlo que é muito divertido.
    Qualquer dúvida pode me procurar.No meu facebook tem um link para o grupo Dante.Pode procurar nidia borelli

    ResponderExcluir