19/10/2009

ZURICH - Bairro de Oerlikon e a nova urbanização





O bairro de Oerlikon, em Zurickh na Suiça, é conhecido pela nova urbanização de uso misto entre 28% de residências, 32% de pequenas indústrias, 35% de serviços e 5% de serviços publicos, além de parques, escolas e a infra-estrutura de transportes. 


Estação de Trem de Oerlikon

A Estação de trem Oerlikon, liga o bairro ao centro de Zurich , mas são muitas as opções de comércio, shopping, hotéis, supermercados, restaurantes e lazer, inclusive com praças, parques e quadras ao ar livre, pistas de corrida, mesas de jogos, estacionamentos subterrâneos, etc.  Durante um período de dez anos , os proprietários (ABB, Oerlikon Bührle, SSB Swiss State Railways) trabalharam em conjunto com o município de Zurique para desenvolver ideias para um novo centro de habitação e de serviços em uma área que era industrial. O concurso realizado em 1992 para o plano diretor foi ganho pela equipe muito jovem de design : Silva Ruoss, Siress Cary Schrader e Karen.

Em 1998 , foi validado o regulamento para as novas construções, chamado de “Desenvolvimento do Conceito Zurich Norte”, com todas as especificações de usos e formas de construções, aplicações e regulamentos garantindo a qualidade do projeto, onde os proprietários concordaram em repassar 5% de suas propriedades para espaços públicos.


O hotel que eu estava ficava no mesmo bloco de construção de uma residência, com entradas separadas e detalhes de arquitetura diferentes, mas tudo em perfeita harmonia e compartilhando o mesmo pátio interno público. Esta foi a grande diferença que observei, porque na Europa é comum as construções geralmente serem voltadas para um pátio interno de uso apenas dos moradores da edificação, mas nesta urbanização a maioria dos pátios internos são públicos com lojas, restaurantes ou simplesmente jardim.

Pista de corrida e mesas de jogos ao ar livre




Painéis solares no forro e painéis em vidro colorido nas fachadas das residências voltadas para o parque Oerlikon
Apartamentos residenciais e Hóteis sobre lojas e restaurantes voltados para a Praça Max-Bill - o centro comercial de Oerlikon






Nenhum comentário:

Postar um comentário