29/10/2009

NORDPARK CABLE RAILWAY INNSBRUCK - Aústria


Estava saíndo da cidade de Innsbruck , na Aústria, bem próximo o centro histórico quando passei por uma forma inusitada de estação e não sosseguei enquanto não achei na Internet quem era o arquiteto responsável por aquele projeto. Não podia deixar de ser mais um projeto da arquiteta Zaha Hadid, a Nordpark Cable Railway: A ferrovia que transporta passageiros do centro da cidade até às montanhas em vinte minutos ,inaugurada em 2007.




No total são quatro estações com uma impressionante vista da cidade , desde o centro histórico, perto do “Telhado de Ouro” , com a Estação Congresso, a que eu avistei e me impressionei, até 2256 metros acima do nível do mar, no alto das montanhas que circundam a cidade de Insbruck. O projeto também possui uma ponte sobre o rio Inn com cabos de aço.


A arquitetura orgânica é diferente em cada estação e respeita a topografia do local para se enquadrar na natureza. O material utilizado é o vidro de dupla curvatura sobre bases de concreto.
                                                            http://www.nordpark.com/

6 comentários:

  1. Sou estudante de arquitetura aqui de Belém do Pará e estou fazendo um trabalho sobre a Zaha... sobre blog foi fundamental pra eu entender melhor esse projeto, pq a gente vê milhares de fotos, mas sem explicação alguma e além disso, a maioria dos escritos que encontro sobre ela não são em português, então, muuuito obrigada meeesmo, seu blog está na minha bibliografia! XD

    ResponderExcluir
  2. Olá Salma, também amei este projeto da Zaha e no link do post tem mais fotos das pontes que ela usou e as outras estações.O mais interessante é que a estação da cidade fica próximo à arquiteturas barrocas e rococós como poderá ver em outros posts sobre Insbruck aqui no blog. Ela também conseguiu uma forma inusitada mas que se enquadrou perfeitamente com as ondas das montanhas de gelo que circundam Insbruck. Obrigada pelo carinho e seja bemvinda. Aliás, tenho duas obras em Belém e preciso escrever sobre sua cidade que já conheço e tem coisas lindissimas.

    ResponderExcluir
  3. Tens duas obras aqui em Belém?! =O
    Nossa, que legal... onde são?!
    Obrigada por elogiar a cidade,as pessoas costumam falar mal daqui, pq não conhecem né... aí já rola um preconceito pq somos do Norte e tal... =/
    Não consegui entrar no link pra ver mais fotos, dá um erro, foto não é tão difícil de achar (mas as do teu blog foram as melhores que encontrei...), entender a obra inteira interna e externamente só olhando as fotos que é complicado, então tua explicação foi fundamental! XD
    Era um trabalho de Estética onde tínhamos que relacionar arquitetura e escultura e foi ótimo, falamos de arquitetos que usam a obra em si, como escultura em relação ao entorno, falamos de Gaudí, Zaha, Calatrava, Koolhaas, Frank Gehry, Libeskind... foi muito legal fazer o trabalho e apresentar, toda a turma gostou!
    Obrigada por seguir meu blog, cinema é minha paixão e meu vício!

    Bjão, prazer te "conhecer"! =)

    ResponderExcluir
  4. Interessante seu trabalho e em Belém participei do projeto do terminal de cargas do Grupo Verdi e mais duas lojas. Me lembro que em um dia de muito frio em Sampa precisei ir do escritório direto para o aeroporto e cheguei em Belém com casaco de couro, calça de veludo e blusa de lã.Imagina meu mico?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo23/9/11

    thks was of great help..
    zbw

    ResponderExcluir
  6. zbw
    Great. Thanks for your visit.
    Nidia

    ResponderExcluir