09/10/2009

BUENOS AIRES - Argentina


Estação Retiro e Torre Monumental
Porto Madero

Porto Madero e Ponte de La Mujer do Arquiteto espanhol Calatrava
Circulo Naval com Porta em Bronze

Praça e Palácio San Martin

Circulo Militar

Caminito

O Tango no Bairro Boca

Uma cidade que lembra um pouco da Europa e principalmente com Madri , não apenas pela arquitetura mas pela maneira de viver. É uma cidade para passear à pé e parar em um café , entre os inúmeros espalhados pela cidade. O mais famoso é o Café Tortoni , pura elegância e lugar freqüentado por homens da literatura e da política.


O calçadão da Rua Florida , é repleto de lojas com produtos típicos como o couro, cashmere e o Café Havana , com os tradicionais Alfajores e outros doces . Também local da Galeria Pacífico, um shopping com lojas , Praça de Alimentação e uma área de Exposições. Na esquina da Rua Florida com a Rua Cordoba, fica o Centro Naval com uma porta de bronze trabalhada e bela arquitetura. No final da rua chegamos a Praça e Palácio San Martin,o Circulo Militar com arquitetura inspirada no Louvre , o edifício neogótico da Administração dos Parques Nacionais, a estátua do General San Martin , Monumento às Malvinas, Estação Retiro e a Torre Monumental que mudou para este nome depois da Guerra das Malvinas, antes era chamada de Torre dos Ingleses.

A urbanização da cidade seguiu o modelo retilíneo dos espanhóis e os primeiros bairros foram o Boca, San Telmo e Monserrat. Novos bairros foram surgindo para o Norte da cidade , após a febre amarela de 1870, como o Recoleta, Palermo e Belgrano. Mas foi durante o século XIX e XX que a cidade evoluiu com predominância do estilo europeu de mansões e edifícios públicos, alamedas arborizadas e largas avenidas como a Nove de Julho, a maior da América Latina e ponto do Obelisco, Um importante marco turístico ao lado do Teatro Colon.





A Boca é o bairro dos amantes do futebol e reduto dos imigrantes italianos, com uma rua de 100 metros de extensão e sem portas, apenas janelas e paredes coloridas porque era uma antiga passagem de trilhos de trem ,que deixou de funcionar na década de 20. O Caminito atrai muitos turistas que se espalham nos restaurantes com mesas pelas ruas próximas e shows de tango. Mas cuidado ao sentar-se em uma mesa na calçada porque é cobrado couvert artístico e pode sair bem caro tomar apenas um refrigerante. Prefira os shows de tango à noite em casas especializadas como a Esquina Carlos Gardel, Senhor Tango, etc. Eu conheci a Esquina Carlos Gardel, que inclusive fica na Praça de mesmo nome e ao lado do Shopping Abasto, um antigo mercado da cidade que foi remodelado. O show é mais tradicional com serviço de jantar , enquanto o Senhor Tango é um show com efeitos contando a história da Argentina .
A noite não faltam opções para se divertir com o Porto Madero e os inúmeros restaurantes que funcionam , inclusive durante o dia, o Casino aberto 24 horas e Danceterias como Opera Bay com arquitetura inspirada no Opera Hall de Sidney, Asia de Cuba, etc. O restaurante Cabanas Las Lilas , do mesmo dono do Rubayat no Brasil, é considerado o melhor e mais caro,mas vale a pena. Outro restaurante é o Porto Cristal com vista para o Porto Madero e a Ponte de La Mujer do arquiteto Calatrava. Para os arquitetos a visita do Hotel Faena , em Porto Madero tem um motivo especial, foi concebido por Philip Stark.

3 comentários:

  1. Argentina is also well known for its special foods that they serve to people that you couldn't find it in any other places, here's a place where you could stay when you visit Argentina.


    Hostels in Mendoza

    ResponderExcluir
  2. James, Argentina´s food is very special and the " chouriço " is a meet soft, hight and very tasty.I like "porto cristal " restaurant in Porto Madero, Buenos Aires. See the link : www. puerto-crista.com.ar and enjoy the photos.

    ResponderExcluir
  3. sorry: www.puerto-cristal.com.ar

    ResponderExcluir