28/05/2009

TOLEDO - Espanha






Toledo é uma cidade medieval distante apenas 70Km de Madri e que foi Capital do Império Visigodo (povo germânico originário do leste europeu que após a queda do Império Romano reinou na Península Ibérica) até a Invasão e domínio mouro ( povo muçulmano originários do norte da África), e depois do reinado cristão de Castela. Hoje é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e o centro histórico fica no alto de uma colina.

 


A cidade possui importantes edifícios religiosos como sinagogas e mesquita, pela presença de uma grande comunidade de judeus e muçulmanos, até que eles foram expulsos da Espanha em 1942. A Basílica tem o altar mais fantástico que eu já conheci, entalhado em madeira e revestido com ouro, além do teto da sacristia pintado por El Greco , um pintor grego que após estudar na Escola de Arte de Veneza, veio para Toledo onde se consagrou como artista. Sua principal obra fica na Igreja de San Tomé : “ O enterro do Conde de Orgaz”.


Muitas lojas na cidade vendem objetos com a Arte de Damasquinado, uma artesania da região de Damasco, trazida para a Espanha pelos mouros e também conhecida como Ouro de Toledo. Existem várias categorias de trabalhos com diferentes preços e qualidade, mas em geral são peças douradas em ouro ou imitação, fundo preto com incrustação de fios de ouro e prata compondo desenhos.





A cidade também é famosa pela produção de objetos em aço, principalmente facas, e muitas lojas vendem armaduras, espadas , adagas e todo tipo de artefato de metal. E para os amantes da gastronomia local, o doce típico e encontrado em todas as docerias é o mazapán ,uma massa tipo marzipán mole.




Algumas agências de turismo fazem passeios para Toledo saindo de Madri, podendo ser de manhã, à tarde ou o dia inteiro. O melhor horário é o período da manhã porque na siesta da Espanha tudo fecha no período da tarde. A empresa Trapsatur ( http://www.trapsatur.com/) faz o passeio em ônibus saindo da agência que fica numa travessa da Gran Via, na Calle de San Bernardo ,5 - próxima a Plaza Callao , dura cinco horas para meio período e oito horas o dia inteiro, com saídas às 9h00 da manhã ou 15h00 da tarde. Custa em média de 40 euros para manhã ou tarde e 55 para o dia inteiro. Se preferir pode ir de trem saindo da Estação de Atocha.





2 comentários:

  1. gostaria de receber fotos de pulseiras de ouro de toledo

    ResponderExcluir
  2. Geni. Nós não vendemos objetos neste blog. Recomendo uma procura no google para encontrar opções.

    ResponderExcluir