25/05/2009

MADRI-PASEO DEL PRADO

Interior Estação Atocha Estação de Atocha

Museu Reina Sofia

Adoro conhecer as cidades caminhando por horas ou até mesmo o dia inteiro, e o entorno do Paseo del Prado é um destes lugares. O ideal é começar pela Plaza de Cibelles com a Fonte da Deusa Greco-Romana da fertilidade , entre o Paseo del Prado e a Calle de Alcalá com a Porta de mesmo nome . Era o local da Porta Medieval dos muros da cidade em direção à cidade de Alcalá de Henares, onde nasceu o escritor de Don Quichote: Miguel de Cervantes.

Na Praça da Porta de Alcalá fica a principal entrada do Parque do Retiro , um museu ao ar livre com esculturas, fontes, um Palácio de Cristal e muito verde. Hoje é um local de encontros, comemorações e muito utilizado para o lazer, mas nem sempre foi assim. O rei D.Carlos III, foi o primeiro monarca a permitir o acesso aos cidadãos, desde que estivessem “ bem vestidos e lavados”. Já imaginou se a moda pega?




No Paseo del Prado fica a Plaza Canovas e Castilho com a fonte Netuno e os Museus Thyssen Bornemisza, o Museu do Prado , o mais importante da Espanha e o Museu Reina Sofia, com arte moderna e a obra “Gernica” de Pablo Picasso , além de obras de Miró, Salvador Dalí, etc.

Recentemente o Museo Reina Sofia foi ampliado com um Projeto do arquiteto Jean Nouveau. Esta ampliação fica na Calle Atocha, onde fica a Estação de Atocha, uma estação ferroviária em ferro e vidro que foi projetada com a ajuda de Gustave Eiffel, o mesmo que projetou a torre de Paris. Dentro da estação tem um enorme jardim com palmeiras e pássaros, projeto de Rafael Moneo.

A diversidade e quantidade de cultura , arte e arquitetura fazem desta parte da cidade, um lugar muito agradável para se perder por horas ou dias.

O Arquiteto Alvaro Siza ganhou o concurso de requalificação urbana , em 2002 , para o projeto Recoletos Paseo del Prado, que gerou muita polêmica e manifestações da sociedade ,resultando em uma nova proposta que começou a avançar em 2008. Isto é um grande exemplo de mobilização da sociedade pela qualidade do seu espaço. O Projeto completo pode ser visualizado no link abaixo:

http://www.munimadrid.es/UnidadWeb/Contenidos/EspecialInformativo/TemaUrbanismo/RecoletosPrado/ReformaEje/DOSSIER.pdf

Nos sites abaixo tem toda a programação e informações dos principais museus desta área:

www.museothyssen.org
www.museodelprado.es
www.museoreinasofia.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário