26/05/2009

MADRI - CAIXA FÓRUM


O Paseo del Prado já é considerado o Triângulo da Arte pela localização dos museus do Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemiza, e desde 2008 conta com mais um espaço público: o Centro Cultural Caixa Fórum , desenhado pelos arquitetos suíços Herzog & de Meuron, vencedores em 2001 do Prêmio Pritzker Architecture , os mesmos que projetaram o “Ninho de pássaro em Pequim” e o projeto de um Teatro de Dança e Ópera em São Paulo, no bairro da Luz que deve ser concluído em 2010.

O Caixa Fórum é um exemplo de restauração de um espaço industrial desativado no centro de Madri, a antiga Central Elétrica del Mediodía , que forneceu energia e iluminação para a cidade durante boa parte do século XX. Hoje o espaço produz uma energia diferente que reúne a sociedade através da arte e da cultura com um espaço cultural de 10.000m2 . Uma praça pública se abre para o Paseo del Prado com um enorme jardim vertical composto por 15000 plantas de 250 espécies, espaços para exposições de arte, cinema, concertos ,conferências, além de uma livraria e uma cafeteria Restaurante.

Considerado um edifício escultura , ainda conserva parte da fachada original com uma cobertura de ferro perfurado que parece uma renda ,garantindo a iluminação natural para o interior . É um importante ponto da cidade a ser visitado, pelo menos para quem aprecia arte e arquitetura.
http://obrasocial.lacaixa.es/centros/caixaforummadridedificio_es.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário