01/05/2009

ART NOUVEAU - PARIS


Saindo da Torre Eiffel e atravessando o Campo de Marte em direção à Escola Militar, pode-se caminhar até Des Invalides pela Avenue de La Motte Picquet e depois à direita na Avenue de Tourville. Se preferir pode pegar o metro e descer na estação Invalides.

Construído para abrigar os inválidos do exercito de Luis XIV , hoje um edifício com funções militares que abriga museus como o da artilharia e o túmulo de Napoleão Bonaparte. O complexo da edificação chama a atenção pela beleza e os dourados na cúpula, principalmente atravessando a Ponte Alexandre III, com iluminação Art Nouveau, a mais bonita de todas as pontes que atravessam o Rio Sena e que fica no prolongamento de Des Invalides. Do outro lado o Grand e Petit Palais ,também em estilo arquitetônico Art-Nouveau ,fazem desta parte um dos cenários mais bonitos de Paris. O Grand Palais tem o maior telhado de vidro da Europa e no Petit Palais fica o Museu de Belas Artes .

O Museu Dorsay é outra edificação em estilo Art Nouveau que fica perto da Ponte Alexandre III ,no local onde era originalmente a estação ferroviária Gare de Orsay e depois Palácio Administrativo da cidade, o Palais D´Orsay. Hoje abriga as coleções mais importantes da arte impressionista, pinturas e esculturas do período entre 1848 e 1914 com obras de Renoir, Monet, Manet, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário